De acordo com o Decreto 4.391/2002, na elaboração do Programa de Arrendamento, a autoridade portuária observará a seguinte diretriz:
Answer questions 11, 12 and 13 based on the
newspaper article below.
Lessons in using the internet safely are set to
become a compulsory part of the curriculum for
primary school children in England from 2011.
The lessons are one element of a new government
strategy being unveiled called "Click Clever, Click Safe".
Children will also be encouraged to follow an online
"Green Cross Code" and block and report inappropriate
content.
"We must ensure that this virtual world is safe for our
children just as we try to ensure that the real world is,"
said Prime Minister Gordon Brown at the launch of the
campaign.
"The internet is a wonderful and powerful tool that is
changing the way we learn and the way we stay in touch,"
he added, "but unfortunately there are risks from those
intent on exploiting its benefits."
Fonte: http://news.bbc.co.uk/ December, 2009.
The Direct Speech sentence said by Prime Minister Gordon Brown "The internet is a wonderful and powerful tool that is changing the way we learn and the way we stay in touch," is equivalent to which sentence in Indirect Speech? Choose from the options below.
O mundo corporativo está cada vez mais competitivo e agressivo, o que preocupa e ao mesmo tempo provoca uma discussão sobre as formas de condução dos negócios e sobre os objetivos a serem alcançados. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
As organizações sem liderança seriam um amontoado de equipamentos e pessoas sem objetivos, do mesmo modo que uma orquestra seria um amontoado de talentos e instrumentos sem regência.
Marque a alternativa CORRETA sobre o tema liderança:
A andragogia define que a educação de adultos deve ser diferenciada da educação das crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento das técnicas vivenciais de dinâmica de grupo. Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação ao tema:
Ainda sobre o tema cultura organizacional, marque abaixo a alternativa CORRETA:
Atualmente a dinâmica de grupo também tem sido utilizada como uma técnica para seleção de pessoas. Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação ao tema:
A avaliação 360 graus tem características bem definidas que a diferenciam de outros métodos de avaliação de desempenho. Assinale abaixo a alternativa CORRETA que corresponde a esse método:
A comunicação nas organizações é um ponto muito sensível e que pode gerar grandes problemas quando ela não é adequada. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I. O processo de comunicação é muito complexo, pois envolve não somente a utilização de símbolos verbais mas também os movimentos corporais, a entonação ou ênfase que damos às palavras, aos gestos, às expressões faciais etc.
II. A comunicação é o processo de transmissão de uma informação de pessoa para outra, sendo então compartilhada por ambas. Todas as formas de transmissão de informações fazem parte do processo de comunicação.
III. A comunicação é um processo de única via, em que o receptor deve estar atento ao que o emissor está emitindo procurando reduzir as interferências.
IV. O canal é o espaço situado entre o emissor e o receptor. Pode estar sujeito a interferências que comprometem a boa comunicação.
Ainda a respeito do tema sobre empregados portadores de necessidades especiais, a integração desses indivíduos à organização deve atender a alguns cuidados.
Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação a esse tema:
Leia as afirmações a seguir:
I. Diante do atual cenário da sociedade da informação, o pedagogo deve atuar como "agente de transformação" através da educação continuada dentro das organizações.
II. Na empresa, um dos desempenhos do pedagogo é o de mediador entre a gama de informações originadas pelos avanços tecnológicos e a procura de melhores resultados por meio de desenvolvimento de competências profissionais.
III. É vital que o pedagogo tenha uma visão estratégica do negócio da empresa para que seu foco esteja em acordo mútuo com as metas de produção.
IV. A responsabilidade do pedagogo na empresa é penosa, pelo encargo educar o trabalhador dentro das perspectivas do mercado atual, ser mediador, tornar mínimos os conflitos, mobilizar o desejo de aprender e desenvolver-se.
Leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas posteriores:
I. O processo de educação dentro das organizações era considerado função do departamento de recursos humanos. À medida que cresce a consciência de que a educação é um processo contínuo e não um evento isolado (treinamento), a educação corporativa ganha força no cotidiano das organizações.
II. O termo "treinamento" ainda é repetidamente empregado como sinônimo de educação corporativa.
III. O treinamento é focalizado e guiado para questões pautadas no desempenho em curto prazo.
IV. A educação corporativa é dirigida à ampliação das habilidades e competências do funcionário, oferecendo-lhe uma visão macro da empresa, com vistas ao aumento do capital intelectual da organização.
Marque um X nos elementos que determinam as necessidades de um treinamento, além das razões próprias da organização. Posteriormente, julgue as alternativas:
I. (__) progresso tecnológico.
II. (__) mercado de trabalho.
III. (__) desenvolvimento econômico.
IV. (__) interesses pessoais.
De acordo com Kirkpatrick, há quatro momentos definidos na avaliação de um treinamento que devem ser observados. Para defini-los, corresponda a 1ª coluna com a 2ª e assinale a alternativa que revela a sequência da sua opção:
A comunicação por meio de um texto disponibilizado em cursos on-line, ou por videoconferência, deve obedecer algumas questões de linguagem e estruturação. Leia as assertivas a seguir e julgue-as, conforme as alternativas:
I. O texto pode ser dividido em capítulos, unidades ou seções.
II. As estratégias de entrada são utilizadas para chamar a atenção sobre o conteúdo abordado, oferecendo um ponto de partida para o diálogo que se começa a construir. Elas demonstram a intenção pedagógica e as possibilidades de interação com o conteúdo.
III. As estratégias de desenvolvimento possibilitam a relação permanente com a realidade dos alunos, garantindo a pertinência, a atualidade e a aplicabilidade dos conteúdos.
IV. As estratégias de encerramento possibilitam avaliar e gerar um resultado classificatório.