A Resolução - RDC n° 15, de 15 de março de 2012, dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde. Para efeito desse regulamento técnico, como se definem produtos para saúde semicríticos?
Segundo a Portaria n° 1.600, de 7 de julho de 2011, os componentes a seguir fazem parte da Rede de Atenção às Urgências, EXCETO
Gestante, 25 anos e com 21 semanas de gestação, recebe orientações durante a consulta de pré-natal sobre a vacina dTpa. Segundo calendário vacinai do ministério da saúde (2018), é correto afirmar que
Gestante, 35 semanas de gestação apresenta clinicamente altura uterina superior àquela esperada para a idade gestacional estimada, associada à diminuição da movimentação fetal e dificuldade de palpar partes fetais e na ausculta. 0(a) enfermeiro(a) suspeita que a gestante está apresentando sinais de alterações do líquido amniótico. Nesse caso, é correto afirmar que tais características se referem
Homem, 38 anos e sexualmente ativo, relata múltiplas parceiras. Apresenta processo infeccioso e inflamatório na mucosa uretral com presença de corrimento mucopurulento e disúria. Diante desse caso, suspeita-se que a causa principal dos sintomas é
Paciente, 37 anos e sexo masculino, apresentou quadro de súbita perda da consciência, acompanhada de contrações musculares involuntárias, cianose, sialorreia, lábios e dentes cerrados, liberação esfincteriana caracterizada por incontinência fecal e urinária. Após o ocorrido, verificou-se sonolência, confusão mental, agitação, flacidez muscular, cefaleia e sinais de liberação esfincteriana. Considerando esse caso, pode-se suspeitar de
Assinale a alternativa correta acerca da evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS).
No que diz respeito à progressão das ideias, afirma-se corretamente:
Nos termos do que estabelece o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), a penalidade disciplinar de suspensão não pode ultrapassar
O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado. Segundo as normas previstas no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90), esse benefício é pago no valor equivalente a
Considere o que se afirma sobre as seguintes ideias presentes no texto:
I. A autora introduz o assunto a partir de uma situação hipotética a fim de ilustrar a capacidade de o plástico conservar-se na natureza – no caso, no mar.
II. A despeito de o plástico ser um produto relativamente recente, seus malefícios ao meio ambiente, sobretudo ao ambiente marinho, já são enormes, principalmente por causa de seu descarte incorreto.
III. Há quem compare os danos causados pelo acúmulo de plástico nos oceanos às consequências resultantes das mudanças climáticas, mas a autora não concorda com isso.
IV. É possível que o próprio homem já esteja ingerindo, sob a forma de alimento, o plástico descartado que virou lixo no mar. Quais encontram respaldo no texto?
Supondo falso o valor-lógico das proposições:
• Antônio trabalha no bairro Floresta.
• Antônio reside no bairro Alegria.
A alternativa que apresenta uma sentença condicional composta verdadeira é:
Nas eleições de outubro próximo, os brasileiros irão às urnas para eleger seus representantes para quais cargos do Poder Executivo?
“____________ é a primeira metrópole brasileira a adotar uma medida prática de combate a um pesadelo ambiental. A Vigilância Sanitária começou nesta quinta-feira (19/7) a verificar quem está seguindo a nova lei que proibiu o uso de canudos plásticos na cidade. A luta contra os canudos plásticos inspirou várias campanhas na internet. "Estima-se que cerca de um bilhão de canudos são descartados todos os dias no mundo", diz Mateus Solano em uma delas. "Quando descartados no meio ambiente levam 450 anos para se decompor", fala Fabiana Karla. "E eles ficam, em média, cinco minutos na nossa boca", completa Nathalia Dill.” (Fonte: www.g1.globo.com – 19/7/18). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto jornalístico acima.