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Questões de Concurso – Aprova Concursos
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O servo pertence à terra e rende frutos ao dono da

terra. O operário urbano livre, ao contrário, vende–se

a si mesmo e, além disso, por partes. Vende em leilão

8,10,12,15 horas da sua vida, dia após dia, a quem

melhor pagar, ao proprietário das matérias–primas, dos

instrumentos de trabalho e dos meios de subsistência,

isto é, ao capitalista.

MARX, K. Trabalho assalariado e capital & salário, preço e lucro.

São Paulo: Expressão Popular, 2010.

O texto indica que houve uma transformação dos espaços

urbanos e rurais com a implementação do sistema capitalista,

devido às mudanças tecnossociais ligadas ao


A posição ocupada pela vaca, na interação apresentada na tirinha, a caracteriza como

O filme Hijras – The Third Gender tem como objetivo chamar atenção para a situação vivida por um segmento da

sociedade indiana, os hijras. De acordo com o que se captura dessas vozes no filme e do que se lê no texto, esse

segmento reivindica

Aptidão física é a capacidade de realizar as tarefas do

dia a dia com o mínimo de fadiga e desconforto. E isso é

obtido a partir da constituição física, incluída aí a herança

genética. Ter aptidão física é estar com coração, pulmões,

vasos sanguíneos e músculos prontos para suportar, sem

problemas, as atividades que o corpo realiza. Trata–se de

uma condição relativa e mutável, que pode ser melhorada

e ampliada conforme o interesse de cada um. Um artista

de circo precisa de aptidão para pedalar com o monociclo

na corda bamba sem cair; alguém na plateia pode querer

apenas acompanhar sua turma em um passeio de

bicicleta até uma cachoeira. Ou seja, é você quem decide

quão apto quer estar para suas atividades.

SABA, F. Mexa–se: atividade física, saúde e bem–estar. São Paulo: Phorte, 2008.

A busca por uma melhoria da qualidade de vida exige

que as pessoas procurem por um aprimoramento da sua

aptidão física, e para isso é necessário que

Mar português

Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena

Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas nele é que espelhou o céu.

PESSOA, F. Mensagens. São Paulo: Difel, 1986.

Nos versos 1 e 2, a hipérbole e a metonímia foram

utilizadas para subverter a realidade. Qual o objetivo

dessa subversão para a constituição temática do poema?


TEXTO II

Partindo do chão coletivo da comunidade rural ou

das cidades, à medida que se impregna de um ethos

urbano — seja por migração, seja pela difusão de novos

conteúdos midiáticos —, irão surgindo indivíduos que, na

área da visualidade, gerarão uma obra de feição original,

autoral, única. O indivíduo–sujeito recorre à memória para

a construção de uma biografia, a fim de criar seu projeto

artístico, a sua identidade social.

FROTA, L. C. Pequeno dicionário da arte do povo brasileiro (século XX).

Rio de Janeiro: Aeroplano, 2005.

A partir dos textos apresentados, os trabalhos que são

pertinentes à criação popular caracterizam–se por

O Grandescompras é um site de compras coletivas do Brasil e surgiu devido a esta nova modalidade de comércio

eletrônico que vem crescendo a cada dia no mundo, e também aqui no Brasil. As compras coletivas são a moda da

vez, e para quem ainda não conhece esse sistema, ele já é bem popular nos Estados Unidos há muito tempo, vindo

a se destacar aqui no Brasil após o início de 2010. O Grandescompras possui ofertas especiais que podem variar de

50% a 90%, de acordo com a quantidade de pessoas interessadas em adquirir o produto/serviço. Para se ter uma

ideia, existem descontos em bares, restaurantes, salões de beleza e muitos outros lugares.

Disponível em: www.noticiaki.com. Acesso em: 12 jan. 2012 (adaptado).

O advento da internet produziu mudanças no comportamento dos consumidores e nas relações de compra e venda.

Segundo o texto, a adesão dos consumidores ao site de compras coletivas pela internet está relacionada ao fato de que

Como ganhar qualquer discussão

A verdade nem sempre depende de fatos — nos

jornais, no Congresso ou no boteco, ela é frequentemente

empacotada com táticas perversas e milenares. Conhecer

essas técnicas é um bom jeito de se defender contra elas

(e fazer a sua opinião prevalecer).

1- Capte a benevolência — Siga a dica da retórica

romana (captatio benevolentiae) e adule o interlocutor.

2- Exagere o argumento do adversário — É a

“técnica do espantalho", também chamada de ampliação

indevida pelo filósofo Arthur Schopenhauer.

3- Entre na onda — Concorde com parte dos

argumentos do outro para, a partir daí, traçar a própria

conclusão.

Outras dicas do mal:

• Mantenha a calma (o tom de fala vale mais que bons

argumentos).

• Invalide as opiniões do adversário, desqualificando–o

sem questioná–lo.

• Repita o argumento do outro, mas agora a seu favor.

• Revele que está usando uma tática para ganhar a

discussão (aproveite para fingir que você venceu).

NARLOCH, L. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 27 out. 2011 (fragmento).

O fragmento, retirado de uma revista de divulgação

científica, constrói–se em tom de humor, a partir de

uma linguagem lúdica e despojada. O apelo a esse

recurso expressivo é adequado para essa situação

comunicativa, porque

Para as pessoas que estudam a inserção das

tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na

sociedade, não é suficiente dar acesso ao hardware (com

softwares instalados). Deve–se, também, disponibilizar

recursos físicos, digitais, humanos e sociais. Além disso,

deve–se considerar conteúdo, linguagem, alfabetização e

educação, comunidade e estrutura institucional, para se

permitir o acesso significativo às tecnologias digitais.

Por acesso significativo, entende–se não só a possibilidade

de manejo do computador, de suas ferramentas e do

acesso à internet, mas, sobretudo, a capacidade de

utilizar esses conhecimentos para o acesso a conteúdos

que tenham influência direta para a melhoria da qualidade

de vida da pessoa, de seu grupo e de sua comunidade.

WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate.

São Paulo: Senac, 2006.

O uso significativo dos recursos ligados às tecnologias

da informação e da comunicação faz–se presente na

hipótese de

O partido político a que Paulino é filiado requereu o registro de sua candidatura para o cargo de Vereador. Houve impugnação e, afinal, o registro foi indeferido pelo Juiz Eleitoral, por falta do requisito referente à idade mínima constitucionalmente exigida. Paulino recorreu para o Tribunal Regional Eleitoral, que confirmou a decisão recorrida, divergindo da interpretação dada ao texto constitucional por outro Tribunal Regional Eleitoral. Nesse caso, caberá recurso

No texto “Instruções sociais de processos, sentenças e decisões”, Fávero (2009) faz menção a instrumentos técnicooperativos utilizados pelo assistente social na realização do estudo e/ou perícia social, bem como a aspectos éticopolíticos de seu manuseio. No que se refere ao domínio técnico–operativo profissional, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) É prerrogativa do assistente social definir os meios necessários para alcançar a finalidade de sua ação, se necessita realizar entrevistas, se deve fazer visitas domiciliares, se precisa estabelecer contatos com a rede familiar e social, se deve consultar documentos etc.
( ) Ao realizar uma entrevista, o assistente social, independentemente de sua postura e de seu desejo, está numa posição de poder perante o sujeito, representando a instituição que tomará uma decisão a respeito de sua vida.
( ) A visita domiciliar se constitui num procedimento para a complementação do estudo social e para fiscalizar a vida cotidiana dos sujeitos envolvidos na ação processual.
( ) Mesmo que solicitado para uma perícia, o assistente social pode e deve ir além da descrição e interpretação da situação, inclusive fazendo encaminhamentos e articulação com a rede familiar e social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Considere as seguintes afirmativas a propósito das relações sujeito/predicado no segundo parágrafo do

texto.

1– "É irrelevante" (linha 10) tem como sujeito "que entrem na faculdade, que ganhem muito ou pouco dinheiro,

que,sejam bem–sucedidos na profissão" (linhas 10–11).

2– "E esperar..." (linha 11) tem como sujeito elíptico "felicidade" (linha 11).

3– O sujeito elíptico de "não for suficiente" (linha 12) corresponde a "que consiga cumprir todos os desejos e

ambições" (linhas 12).

4– O sujeito elíptico de "for pouco" (linha 13) corresponde a "que o filho sinta prazer nas pequenas coisas da

vida" (linha 12).

Assinale a alternativa correta.

No final do século XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla popularidade entre os foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação à comemoração carnavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e outras práticas difundidas entre a população desde os tempos coloniais, substituindo-os por formas de diversão que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderia coexistir perfeitamente com os desfiles.
PEREIRA, C.) S. Os senhores da alegria; a presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do século XIX, In: CUNHA, M. (C. P, Carnavais e outras frestas: ensaios de história social da cultura. Campinas: Unicamp; Cecult, 2002 (adaptado)



Manifestações culturais como o carnaval também têm sua própria história, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descrita no texto, mostra que o carnaval representava um momento em que as

Embora haja dados comuns que dão unidade ao fenômeno da urbanização na África, na Ásia e na América Latina, os impactos são distintos em cada continente e mesmo dentro de cada país, ainda que as modernizações de dêem com o mesmo conjunto de inovações.
ELIAS, D. Fim do século e urbanização no Brasil Revista Ciência Geográfica, ano IV, n. 11, set./dez. 1988.



O texto aponta para a complexidade da urbanização nos diferentes contextos socioespaciais. Comparando a organização socioeconômica das regiões citadas, a unidade desse fenômeno é perceptível no aspecto.

Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam posições de poder, mas a tendência era eles tornassem as coisas ainda piores para seus semelhantes.
ROSS, A. Na máquina do tempo. Época, Ed. 756, 28 jan. 2013.



A dimensão política da transformação sugerida no texto teve como condição necessária a:

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