Uma pesquisa de mercado foi realizada entre os
consumidores das classes sociais A, B, C e D que
costumam participar de promoções tipo sorteio ou
concurso. Os dados comparativos, expressos no
gráfico, revelam a participação desses consumidores
em cinco categorias: via Correios (juntando
embalagens ou recortando códigos de barra), via
internet (cadastrando-se no site da empresa/marca
promotora), via mídias sociais (redes sociais), via SMS
(mensagem por celular) ou via rádio/TV
Uma empresa vai lançar uma promoção utilizando
apenas uma categoria nas classes A e B (A/B) e uma
categoria nas classes C e D (C/D)
De acordo com o resultado da pesquisa, para atingir o
maior número de consumidores das classes A/B e C/D, a
empresa deve realizar a promoção, respectivamente, via
Em relação aos serviços postais e telegráficos, julgue os itens seguintes. Nesse sentido, considere que a sigla ECT refere-se à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
É vedado à ECT firmar parcerias comerciais que interfiram em sua rede de atendimento, sendo permitidas somente parcerias que agreguem valor à sua marca, obedecida a regulamentação do Ministério das Comunicações.
Elencamos abaixo custos de produção e despesas de
uma determinada Indústria.
Custos de Produção
Matéria – Prima consumida
Depreciação na Indústria
Seguros da Indústria
Manutenção da Indústria
Despesas Administrativas
Salários da Administração
Honorários da Diretoria
Correios, telefone e telex
Indique qual seria o custo direto elencado acima?
As informações podem ser comprometidas devido à falta de conscientização, de políticas ou de procedimentos no uso de recursos de troca de informações, podendo gerar implicações nos negócios, nos aspectos legais e na segurança. A troca de informações pode ocorrer por meio do uso de diversos recursos de comunicação, incluindo correios eletrônicos, voz, fax, vídeo e mídias. Neste contexto, NÃO se caracteriza como diretriz para implementação de segurança na troca informações:
Acerca das disposições constitucionais relativas à segurança pública, julgue os itens a seguir.
Na hipótese da ocorrência de crime contra o patrimônio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, compete à Polícia Federal apurar a infração penal.
Em relação aos serviços postais e telegráficos, julgue os itens seguintes. Nesse sentido, considere que a sigla ECT refere-se à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
A ECT tem exclusividade na exploração dos serviços de fabricação e emissão de selos, bem como outras formas de franqueamento postal.
Foram propostas algumas ações em face da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), pleiteando ressarcimento de danos oriundos do extravio de grande quantidade de cartas e postagens, efetivamente ocorrida em certa comunidade carente. Uma dessas ações é de natureza coletiva. Assinale a opção correta:
Promover uma gestão baseada em resultados
mensuráveis exige o envolvimento de todos
com a estratégia organizacional. A seguir são
apresentadas algumas das principais ações
para a implementação do modelo de Gestão por
Resultados, numeradas de 1 a 6. Na segunda
coluna são descritos os objetivos e possíveis
resultados de cada ação, tendo em vista a melhoria
dos processos de trabalho. Relacione as colunas
e assinale a alternativa com a sequência correta.
1- Levantamento de expectativas dos
servidores.
2- Otimização da central de atendimento de
pessoal.
3- Padronização dos processos de trabalho.
4.- Atualização de rotinas do cadastro.
5- Atualização do cadastro dos servidores
ativos.
6- Mapeamento dos processos de trabalho.
( ) Disseminar o conhecimento referente
aos processos de trabalho visando a
capacitação para exercer as rotinas do
cadastro a toda a equipe.
( ) Possibilitar a realização de mudanças,
a desburocratização dos processos e a
implantação de novos procedimentos,
novas rotinas e utilização de tecnologias
atualizadas para proporcionar agilização
dos processos de trabalho, transparência
de resultados e otimização e melhor
qualificação dos recursos envolvidos.
( ) Dar uniformidade aos processos
de trabalho e definir indicadores de
desempenho das equipes a fim de conceder
agilização dos processos e requerimentos
e o estabelecimento de indicadores de
desempenho das equipes.
( ) Atualizar dados, fazer levantamento de
possíveis concessões de licença prêmio,
abonos de permanência, tempo de
serviço insalubre, anuênios, garantindo
a atualização de 100% do cadastro, para
viabilizar a concessão de licença prêmio de
ofício.
( ) Realizar todos os procedimentos relativos
ao atendimento ao público para agilizar o
envio de contra-cheques de aposentados e
pensionistas pelos correios e redução da
circulação de pessoas nos setores.
( ) Possibilitar uma gestão participativa, com a
identificação das dificuldades enfrentadas
diariamente, no exercício do trabalho,
objetivando o comprometimento dos
servidores na execução das tarefas e a
melhoria nas relações interpessoais entre
equipes.
Os serviços postais são fundamentais para o
desenvolvimento econômico e social do País. Entretanto,
nem todos os objetos são aceitos pelos Correios. Analise os
itens a seguir e marque C (CERTO) ou E (ERRADO) para o(s)
que, como regra geral, poderia(m) ser transportado(s) por
esse serviço.
( ) Moeda de valor corrente.
( ) Cigarros e produtos similares.
( ) Objeto com dizeres ou desenhos ofensivos à moral.
( ) Planta viva.
Pode-se afirmar que:
A maioria das instituições públicas e privadas utiliza o correio eletrônico para a comunicação interna e externa, evitando trâmites burocráticos e ampliando a velocidade de transmissão. O grande volume de mensagens trocadas, no entanto, ocasiona o esgotamento do espaço das caixas postais de correios eletrônicos. Assim, constantemente, as mensagens mais antigas são apagadas, ignorando-se que muitas mensagens se constituem em documentos arquivísticos que devem ser submetidos a uma política de gestão arquivística de documentos da Instituição. Por esse motivo, o CONARQ, por meio da Resolução nº 36/2012, dá diretrizes para a gestão arquivística de correio eletrônico corporativo de órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). Dentre os aspectos tratados, destaca-se o que diz respeito ao(s) seguinte(s) item(ns):
Buscando a padronização dos endereços, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos estabeleceu a sequência correta que deve ser observada no preenchimento dos dados relativos ao destinatário emuma correspondência.
1. Nome da rua / número / complemento
2. Forma de tratamento
3. Bairro
4. CEP/ cidade /UF
5. Nome do destinatário
Asequência correta é:
O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região dispõe de um sistema de protocolo integrado (PROINT), que permite ao advogado, seja nas unidades da capital, seja em qualquer Vara do Trabalho do interior ou em agência credenciada dos Correios,
O Banco do Brasil S/A e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos são órgãos da administração indireta. Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às entidades públicas acima referidas.
Deseja-se postar cartas não comerciais, sendo duas de 100 g, três de 200 g e uma de 350 g. O gráfico mostra o custo para enviar uma carta não comercial pelos Correios:
O valor total gasto, em reais, para postar essas cartas é de:
O serviço postal e o serviço de telegrama são explorados pela União, por meio de empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações. A empresa criada especificamente para atender a esses serviços é a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT). O telegrama é
uma mensagem transmitida por sinalização elétrica ou radioelétrica, ou qualquer outra forma equivalente, a ser convertida em comunicação escrita, para entrega ao destinatário. Considere as características a seguir.
I. A assinatura pode ser omitida com permissão regulamentar.
II. Dizeres injuriosos, ameaçadores, ofensivos à moral, ou ainda contrários à ordem pública e aos interesses do País são de responsabilidade do emitente. III. Perpetração de crime ou contravenção ou impedimento de ação da justiça ou da administração.
IV. Notícia alarmante, mas verdadeira.
V. Desacordo com disposições legais ou convenções e acordos internacionais ratificados ou aprovados pelo Brasil.
Das características enumeradas, quais impedem que a EBCT aceite e entregue um telegrama?