Para elaborar um plano de trabalho visando o fortalecimento da musculatura abdominal, o educador físico deve conhecer os principais músculos que a compõem, que são:
O conhecimento dos músculos é de fundamental importância para o educador físico na elaboração de qualquer programa de ginástica. Qual é o principal músculo da respiração que separa a cavidade torácica da abdominal no corpo humano?
O músculo sartório, também conhecido como “costureiro", é o mais longo músculo do corpo humano e exerce múltiplas funções, tanto na prática esportiva como na vida cotidiana. O funcionamento deste músculo envolve
A ginástica vem sofrendo mudanças significativas nos conteúdos e métodos de ensino ao longo da história mundial. A ginástica calistênica, originária da Suécia, no século XX, tem como características as formas analíticas, a divisão dos exercícios em grupos associados a ritmos musicais, com mãos livres ou com o uso de pequenos aparelhos (Marinho, 1952). Os dois objetivos principais dessa ginástica no Brasil são:
A construção da área de educação física no Brasil foi permeada, nas últimas décadas, por diferentes concepções que podem ser divididas em abordagens críticas e não críticas. No campo do pensamento crítico, os conteúdos de ensino podem ser tratados como
Para Kunz (1994), o esporte não precisa estar voltado apenas para o alto rendimento, mas ter em conta que o sujeito precisa desenvolver determinadas competências que lhe dê formação emancipatória e livre. Na perspectiva do autor, as competências que vão além dos esportes são:
Dentro da PNPS, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) em articulação com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) vem desenvolvendo importante iniciativa de promoção da saúde coletiva, também conhecida como:
Na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, publicada pelo Ministério da Saúde (2017), há indicação para realização de práticas corporais e atividades físicas, uma vez que estas proporcionam mais disposição, bem-estar, autonomia e oportunidade de fazer amizades, bem como diminuem o risco de doenças do coração, osteoporose, diabetes, depressão e certos tipos de câncer. Segundo o documento citado, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece opções para a prática de exercícios regulares
Conforme a Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, compete à direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS):
A Lei nº 7.498/1986, que regulamenta o exercício profissional da enfermagem, estabelece que
O crescimento do número de indústrias no país e as mudanças ocorridas na legislação específica dessa área que, de acordo com o número de trabalhadores das empresas, passou a exigir a presença do enfermeiro do trabalho, levou ao aumento da demanda pela enfermagem em saúde ocupacional. Dentre as atividades deste profissional, destacam-se como atribuições técnicas elaborar um plano de assistência de enfermagem a ser prestada pela equipe de enfermagem do trabalho para a proteção, recuperação, preservação e reabilitação da saúde do trabalhador, bem como
Higiene Ocupacional, também conhecida como Higiene do Trabalho ou Higiene Industrial, é a ciência responsável pelo reconhecimento, avaliação e controle de agentes ambientais que surgem no trabalho e que podem causar prejuízos à saúde dos trabalhadores. Estes agentes são conhecidos como riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes. São exemplos destes riscos, respectivamente:
Segundo a Norma Regulamentadora n° 32/2005 do Ministério do Trabalho, em todo local onde exista a possibilidade de exposição a agentes biológicos deve-se fornecer aos trabalhadores instruções quanto às medidas de prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho. Portanto, nos locais onde se utilizam seringas, agulhas, ampolas, ou qualquer objeto de corte capazes de causar perfurações ou cortes, o enfermeiro do trabalho deve fazer a seguinte orientação:
As habilidades conceituais do administrador são mais necessárias no nível organizacional
No processo de comunicação, a falta de disposição para falar, o excesso de mensagens ou de mensagens complexas demais, a incorreção da linguagem e o uso de codificação incorreta são os principais problemas que comprometem o desempenho