Constituem parâmetros da Libras a configuração de mãos, o ponto de articulação e o movimento.
A respeito da metodologia de ensino da Libras, julgue os itens
subsequentes.
Um dos principais impactos causados pelo bimodalismo foi o surgimento do português sinalizado.
Considerando a modalidade visoespacial da Libras e suas
características linguísticas, julgue os seguintes itens.
De forma análoga às línguas orais, a Libras pode sofrer alterações em seu léxico, decorrentes da dinâmica social e das necessidades comunicativas da geracão que o utiliza.
Considerando a modalidade visoespacial da Libras e suas
características linguísticas, julgue os seguintes itens.
As expresso~es faciais, na Libras, cumprem a mesma funcão que a entonacão da voz na língua portuguesa.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
Por sua característica dialógica e por seu conteúdo, o excerto de texto poderia compor uma carta pessoal.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
O trecho “E a dor, silêncio” (linha 8) é uma frase composta pela coordenação de dois substantivos.
No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do
texto acima, assim como às funções da linguagem e à
tipologia textual, julgue os itens subsequentes.
No texto, o sentido da palavra “todo” em “todo membro da espécie humana” (linha 20) equivale a cada.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à
literatura brasileira, julgue os itens a seguir.
Nas formas verbais “abençoou” (linha 9) e “desabotoou” (linha 25), observa-se um hiato, de modo que cada uma das letras ‘o’ dessas palavras pertence a uma sílaba distinta dessas palavras.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à
literatura brasileira, julgue os itens a seguir.
A substituição de “dele” (linha 2) por sua prejudicaria a coesão do texto, por resultar em ambiguidade no que concerne ao referente do pronome.
Acerca do poema acima e de seus aspectos linguísticos, julgue os itens que se seguem.
Na quarta estrofe, a letra ‘s’ em “mas” representa, dada a sua posição silábica nessa palavra, o fonema /s/. Entretanto, no contexto em que ocorre no terceiro verso da quarta estrofe, essa letra é pronunciada como /z/.
Com base nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, no Currículo em Movimento da Educação Básica: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nas Diretrizes Pedagógicas para Organização Escolar do 2.º e 3.º ciclos para as aprendizagens, julgue os itens que se seguem.
Os alunos com altas habilidades ou superdotação terão suas atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas conveniadas, públicas ou privadas, de ensino regular.
O professor de educação física deve ter quase os
mesmos conhecimentos que o higienista, não bastando ser
um pedagogo, mas sendo mister que seja um médico, não
bastando que a sua competência se estenda aos mais sólidos
conhecimentos didáticos, mas importando vitalmente que a
sua propedêutica abranja noções seguras de higiene e
anatomofisiologia porque na sua fórmula precisa a educação
física é higiene e higiene é medicina.
C. L. Soares. Raízes europeias e Brasil.
Campinas: Autores Associados, 1998.
Acerca da compreensão do pensamento médico-higienista no
início do século XX, da formação do professor de educação
física e da entrada da educação física na escola brasileira,
julgue os itens a seguir.
O pensamento médico-higienista, a partir de sua compreensão eugênica, perpassa o pensamento pedagógico e influencia fortemente a nascente estruturação da educação física escolar no Brasil.
Inusitado diálogo...
— Os jogos escolares servem
para a fraternidade! Para a
socialização dos participantes!
Para a prática salutar das
atividades gimnodesportivas!
Para a Educação, enfim...
— Seu Diretor, a sua escola
participa dos Jogos Escolares?
— Claro! Somos uma instituição
educacional.
— E quais foram os resultados
educacionais da participação do
seu colégio?
— Duas medalhas de ouro, cinco
de prata, três terceiros lugares, e
o nosso time de basquete tava
massacrando o inimigo quando
foi desclassificado por um juiz
ladrão.
— Ah!!!
V. Bracht. Esporte na escola e esporte de rendimento. In.
Movimento. Porto Alegre/RS, v. 6, n.º 12, 2000, p. 14-24.
Considerando o diálogo, as tensões entre esporte de
rendimento e esporte escolar e o papel do professor de
educação física na escola, julgue os itens que se seguem.
O diálogo mostra a preocupação e o compromisso do diretor com a educação global dos alunos, uma vez que a sua escola apoia maciçamente o esporte.
Inusitado diálogo...
— Os jogos escolares servem
para a fraternidade! Para a
socialização dos participantes!
Para a prática salutar das
atividades gimnodesportivas!
Para a Educação, enfim...
— Seu Diretor, a sua escola
participa dos Jogos Escolares?
— Claro! Somos uma instituição
educacional.
— E quais foram os resultados
educacionais da participação do
seu colégio?
— Duas medalhas de ouro, cinco
de prata, três terceiros lugares, e
o nosso time de basquete tava
massacrando o inimigo quando
foi desclassificado por um juiz
ladrão.
— Ah!!!
V. Bracht. Esporte na escola e esporte de rendimento. In.
Movimento. Porto Alegre/RS, v. 6, n.º 12, 2000, p. 14-24.
Considerando o diálogo, as tensões entre esporte de
rendimento e esporte escolar e o papel do professor de
educação física na escola, julgue os itens que se seguem.
O esporte de rendimento, a partir de uma perspectiva crítica, deve ser objeto de estudo das aulas de educação física escolar, procurando compreender suas contradições internas, desde aquelas que envolvem a inclusão de alunos nas aulas até a propalada ideia de que “esporte é saúde”.
Observa-se que a oferta do conteúdo de mídia interfere na cultura motora infantil e projeta significados na formação das crianças, por isso passa a ser importante para a educação física propor ações que promovam um pensamento crítico com relação à forma de se consumir as mídias no que tange à interface entre elas e as práticas corporais.