Os humanos convivem com polímeros desde sempre,
pois as proteínas, o DNA e os polissacarídeos que existem em
nosso organismo são polímeros naturais. Foi no século XX que
um químico formulou a hipótese macromolecular, afirmando
que existem moléculas muito grandes, as macromoléculas. A
importância dos materiais poliméricos pode ser observada
olhando ao nosso redor e vendo a quantidade de objetos
feitos de plástico que nós utilizamos, sustentando uma
intensa atividade industrial e muitos empregos.
E. Wan, E. Galembeck e F. Galembeck. Polímeros sintéticos.
Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola.
Edição especial, maio/2001 (com adaptações).
Considerando o texto, a química e sua importância social,
julgue os itens subsequentes.
Polímeros são macromoléculas caracterizadas por tamanho, estrutura química e interações intramoleculares e intermoleculares. Possuem unidades químicas ligadas por covalências, repetidas regularmente ao longo da cadeia, denominadas monômeros.
Julgue os itens seguintes a respeito das funções orgânicas
mais comuns e suas propriedades químicas mais importantes.
Cetona é um composto orgânico que contém um grupo carboxila entre dois átomos de carbono e tem a forma R - COO - R’.
Com relação à classificação periódica e às propriedades
químicas mais importantes dos elementos, julgue os itens
que se seguem.
O raio atômico, o raio iônico, a energia de ionização e a afinidade eletrônica são algumas das propriedades periódicas dos elementos.
Em relação às propriedades gerais dos sólidos no estudo de
soluções, julgue os itens subsequentes.
Titulação é a análise da composição por meio da medida da massa de um reagente necessária para reagir completamente com uma dada amostra desconhecida em solução.
Com base nos conceitos de equilíbrio químico, julgue os itens
subsequentes.
Pelo princípio de Le Chatelier, quando uma força é aplicada a um sistema em equilíbrio dinâmico, o equilíbrio tende a se ajustar para minimizar o efeito da força. Um exemplo disso seria o fato de que uma reação no equilíbrio tende a seguir em uma reação endotérmica quando se aumenta a temperatura.
com referência às estruturas e principais propriedades das
biomoléculas, julgue os itens que se seguem.
Aminoácido é um ácido carboxílico que também contém um grupo amina. Os aminoácidos essenciais devem ser ingeridos como parte de uma dieta porque não são sintetizados pelo corpo.
No geral, a desigualdade social ocorre, nos países
chamados subdesenvolvidos ou não desenvolvidos, mediante
falta de uma educação de qualidade, de melhores
oportunidades no mercado de trabalho e também da
dificuldade de acesso aos bens culturais, históricos, pela
maior parte da população. Em outras palavras, a maioria fica
à mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera
as desigualdades.
Internet:
Tendo o texto como motivação inicial, julgue os itens
subsequentes.
As desigualdades sociais são um dos principais problemas que exigem políticas públicas em nossa atualidade.
A expressão “divisão social do trabalho" tem sido usada no sentido cunhado por Karl Marx e também referendada por
autores como Braverman e Marglin para designar a especialização das atividades presentes em todas as sociedades complexas,
independentemente de os produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não. Designa a divisão do trabalho social em
atividades produtivas, isto é, ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. Marx, em O Capital, afirma que a divisão
social do trabalho diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. Um animal faz coisas de acordo com o padrão e a
necessidade da espécie a que pertence. Enquanto a aranha é capaz de tecer e o urso de pescar, um indivíduo da espécie humana
pode ser, simultaneamente, tecelão, pescador, construtor e mil outras coisas combinadas. Essa capacidade de produzir diferentes
coisas e até de inventar padrões diferentes dos dos animais não pode ser exercida individualmente, mas a espécie como um todo
acha possível fazer isso, em parte pela divisão do trabalho.
Internet:
Com base no texto e nas diferentes dimensões do trabalho, julgue os itens a seguir.
A divisão social do trabalho apresenta e já apresentou, ao longo da história, diferentes critérios para a sua realização, entre eles as diferenças sexuais.
Dois mil e quinhentos anos de civilização, a partir do
apogeu grego, trazem em seu bojo todo um legado cultural.
O imaginário humano foi sendo povoado por uma gama
imensa de mitos, cosmogonias, seres folclóricos etc. A
posição e o papel da mulher em meio a este circuito acabam
sendo expressos por meio desses mitos inscritos no
imaginário.
Internet:
Considerando o texto como motivação inicial, julgue os
próximos itens.
A questão dos direitos da mulher está inserida na questão de gênero.
Mais-valia é o termo usado para designar a
disparidade entre o salário pago e o valor do trabalho
produzido. Muitos cientistas e pensadores sociais
desenvolveram diferentes vertentes para conceber uma
explicação para o surgimento e o funcionamento do sistema
capitalista. Para Adam Smith, o valor do trabalho agregado ao
produto é menor que o valor pelo qual a mercadoria poderia
ser vendida. David Ricardo afirmava que a questão salarial
está ligada às necessidades fisiológicas, isso quer dizer que o
valor pago gira em torno das condições mínimas de
sobrevivência, ou seja, o ordenado cobre somente o essencial
(alimentos, roupas).
Internet:
A partir do conceito de mais-valia apresentado no texto e de
conhecimentos correlatos, julgue os itens que se seguem.
O conceito de mais-valia desdobra-se em mais-valia absoluta e mais-valia relativa.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza,
porém, desviamo-nos dele. A cobiça envenenou a alma dos
homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos
feito marchar a passo de ganso para a miséria e os
morticínios. Criamos a época da produção veloz, mas nos
sentimos enclausurados dentro dela.
A máquina, que produz em grande escala, tem
provocado a escassez. Nossos conhecimentos fizeram-nos
céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de
humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de
afeição e doçura!
Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo
estará perdido.
Charles Chaplin. Internet:
Considerando o texto como motivação inicial, julgue os itens
subsequentes.
A propriedade privada é um tema recorrente dentro da análise marxista.
As normas e os valores possuem grandes variações nas
diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,
como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em
exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para
a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar
e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais
importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social
que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande
número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,
no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha
escolar parece ser loucura.
Internet:
Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.
Uma cultura não é estática, ela está em constante mudança. Tais mudanças acompanham as condições históricas, econômicas, sociais e políticas de cada sociedade.
As normas e os valores possuem grandes variações nas
diferentes culturas que observamos. Em algumas culturas,
como no Japão, o valor da educação é tão forte que falhar em
exames escolares é visto como uma vergonha tremenda para
a família do estudante. Existe, então, a norma de que estudar
e ter bom desempenho acadêmico é uma das mais
importantes tarefas de um jovem japonês e a pressão social
que esse valor exerce sobre ele é tão forte que há um grande
número de suicídios relacionados a falhas escolares. Para nós,
no entanto, a ideia do suicídio motivado por uma falha
escolar parece ser loucura.
Internet:
Com base no texto, julgue os itens subsecutivos.
Conceitos como vida e morte possuem conotações similares nas culturais ocidentais e orientais. Como se observa no texto, um exemplo disso pode ser visto no que tange à educação escolar e sua relação direta com o valor dado à vida pelo estudante.
O gráfico acima expressa a posição versustempo referente ao deslocamento de um objeto. Com base nesse gráfico, julgue o próximo item.
A velocidade do automóvel no instante t = 5 s é igual a 5 m/s.
Um guindaste exerce uma força de 30 kN, para cima, sobre
um contêiner de duas toneladas. Essa força é suficiente para
vencer a força gravitacional e levantar o contêiner, que está
inicialmente em repouso. A força atua ao longo de uma
distância de 3 m.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens
subsecutivos, considerando que a aceleração da gravidade (g)
seja igual a 10 m / s² .
O trabalho realizado pelo guindaste é de +900 kJ.