Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11406 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Uma bateria fornece uma diferença de potencial de 12 V aos terminais de uma combinação em paralelo de resistores de 4 Ω e 6 Ω, conforme mostrado na figura acima. Considerando esse circuito, percorrido por uma corrente elétrica contínua (i), julgue os itens subsequentes.

A corrente elétrica que passa no resistor de 4 Ω é igual a 3 A.

Cada vez mais, as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) fazem parte de nossa vida cotidiana. A ampliação da perspectiva e da esfera de ação são apenas algumas das possibilidades geradas pelo desenvolvimento dessas tecnologias, ainda que essa ampliação esteja restrita a determinados grupos de pessoas. No entanto, é importante perceber que ficará cada vez mais difícil viver em uma sociedade em que as tecnologias de informação e comunicação ocupam um espaço cada vez maior sem uma correspondente e efetiva democratização do acesso e da inclusão digital.

A. A. Martins e N. M. D. Garcia Ensino de Física e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma Análise da Produção Recente. ABRAPEC – VIII, ENPEC, 2011 (com adaptações).

Em relação às novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), julgue os itens que se seguem.

A relação entre ensino e NTIC tem sido investigada a

partir de diferentes perspectivas, por exemplo, com o

uso de softwares de animação e simulação que

possibilitem uma abordagem mais interativa dos

conteúdos de física.

No que se refere aos estudos de viabilidade técnico-financeira, julgue os itens subsecutivos.

A viabilidade técnica de um projeto de engenharia visa constatar a reunião das condições técnicas necessárias para que seja efetivamente implementado. Assim, por exemplo, o estudo da viabilidade técnica de uma edificação avaliará se os executores terão acesso à tecnologia e à mão-de-obra com a qualificação necessária para executar o projeto.

Em relação a noções de análise de risco, julgue os itens a seguir.

No escopo são definidos alguns riscos aos quais estará sujeito o projeto. Nesse sentido, o gerenciamento de risco trata de avaliar e identificar os possíveis fatores que podem causar o atraso de um projeto, sendo importante no processo de execução e encerramento.

Os resistores, mostrados na figura abaixo, formam um circuito elétrico com resistência equivalente de 16 Ω. Com relação a esse circuito, julgue os itens que se seguem.

Sendo a diferença de potencial (U ) igual a 220 V, o valor

da corrente elétrica (i), em ampères, estará situado no

intervalo

14A < i< 15A.

O fenômeno da refração da onda resulta fundamentalmente da mudança na velocidade de propagação de uma onda quando ela passa de um meio para outro. A respeito da refração da luz, julgue os itens subsequentes.

Um bloco de vidro com índice de refração igual a 1,50 é

submerso em água com índice de refração igual

a 4/3. A luz na água incide sobre o vidro. O ângulo (θ2 ) de

refração, se o ângulo de incidência (θ1 ) igual

a 20º, será expresso por

Com relação aos conhecimentos de química inorgânica e suas aplicações, julgue os próximos itens.

Na ligação iônica, íons de diferentes elementos estão unidos em um arranjo rígido, simétrico, resultante da atração entre suas cargas opostas.


Based on the text, judge the following items.

“even if” (line 7) can be replaced by even though without affecting the meaning of the sentence.


Based on the text, judge the following items.

Therefore is a suitable substitute for “So” (line 8).


Based on the text, judge the following items.

The relative pronoun that can be used instead of “who” in “with parents who can check” (lines 8 and 9).

Based on the text, judge the following items.

It is clearly stated in the text that there are now more cats than dogs in British homes.


Based on the text, judge the following items.

In “some pathological eating disorders” (lines 6 and 7), “s.ome” means a few.


Based on the text, judge the following items.

The nutritional content of these fad diets is so complex because they are based on a scientific theory.

No Brasil, o conjunto de dispositivos legais que dispõe sobre

a educação especial e inclusiva passou a contar, em 2015,

com a Lei Brasileira de Inclusão, Lei n.º 13.146/2015, cujo teor

abrange inovações no campo educacional. No que se refere a

esse documento legal, julgue os itens que se seguem.

A educação inclusiva de surdos não está explicitada na lei pelo fato de não se enquadrar como deficiência física ou limitação na mobilidade.

Um aluno da rede pública, matriculado no 5.º ano do

Ensino Fundamental, apresenta surdez profunda bilateral. No

dominio social, o desenvolvimento desse aluno á émuito bom;

ébem-humorado, educado e gosta de estar sempre com os

colegas. No dominio da linguagem e comunicação, ébastante

comunicativo; expressa-se por meio da Libras e possui um

pouco de oralidade. Domina Libras devido ao contato com o

professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

de sua escola, que também oferece curso de Libras para

todos os demais alunos. Ainda apresenta dificuldades na

linguagem escrita e na leitura, por nao compreender bem a

estrutura da lingua portuguesa.

Carla B. Alves e Maria Isabel Araújo. Estudo de caso: atendimento

educacional especializado para aluno com surdez na escola

comum. V Seminário Nacional de Educação Especial;

IV Encontro de Pesquisadores em Educação

Especial e Inclusão Escolar. Universidade

Federal de Uberlândia, s/d(com adaptações).

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens

subsecutivos acerca do AEE para alunos com surdez.

Ao professor do AEE caberá a utilização de estrategias de á dramatizacão, pantomima e outras que contribuam para que o estudante surdo permaneça relaxado e bem-humorado durante o processo de ensino-aprendizagem.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282