Acerca do direito das obrigações, de contratos e de responsabilidade civil, julgue o item a seguir.
A responsabilidade civil do causador de dano ambiental é objetiva, sendo o Ministério Público legitimado para o ajuizamento da respectiva ação indenizatória.
No que se refere às normas processuais fundamentais no Código de Processo Civil, julgue o item subsequente.
O princípio da eficiência submete o órgão jurisdicional ao menos a dois prismas: a administração judiciária, de caráter executivo; e a gestão dos processos individualmente considerados, de caráter jurisdicional.
Com base nas disposições gerais aplicáveis aos recursos e na jurisprudência dos tribunais superiores, julgue o item que se segue.
A desistência de recurso é ato unilateral que independe da anuência da parte contrária, inclusive quando essa houver interposto recurso adesivo, que ficará prejudicado em razão da desistência do recurso principal.
A respeito da comunicação enquanto campo e processo, julgue o item a seguir.
A utilização da palavra “massa” para designar um público ou uma audiência carrega a presunção de algo amorfo, sem rosto e sem identidade.
Acerca de ética na comunicação e de responsabilidade social da mídia, julgue o item a seguir.
Quando estendida aos meios de comunicação, a noção de accountability corresponde a formas de se buscar a responsabilização objetiva e subjetiva de profissionais e veículos, por meio da participação coletiva.
A notícia, enquanto gênero informativo, tem o papel de informar com objetividade. A esse respeito, julgue o item a seguir.
A objetividade jornalística pode ser traduzida pelo compromisso de sempre ouvir os diferentes lados envolvidos em um fato, antes de sua divulgação.
O produto jornalístico é resultado não somente do trabalho de jornalistas, mas também das relações que se estabelecem com fontes e com o público. Considere o item a seguir.
O modelo da comunicação de massa, difundido pela Internet, marca uma relação de transmissão entre emissor e receptor, cabendo ao público o papel de observador passivo da informação.
A respeito da rotina de produção e das técnicas de produção de texto no jornalismo, julgue o item a seguir.
A resenha é um gênero textual em que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo‐o e enumerando aspectos considerados como relevantes sobre ele, sem emitir opinião.
Acerca das principais características do jornalismo digital, julgue o item a seguir.
A atualização contínua é a característica do jornalismo digital responsável pelo acúmulo de informações técnica e economicamente mais viáveis.
Acerca das principais características do jornalismo digital, julgue o item a seguir.
A multimidialidade é a capacidade trazida pela Internet de o leitor se sentir mais diretamente como parte do processo jornalístico.
Quanto à imagem na sociedade e à fotografia, julgue o item a seguir.
A função representativa da imagem, de tornar presente o ausente, como uma prática mágica, é amplamente exercida pelo cinema, pela televisão, pela propaganda, pela moda e pela Internet, entre outros.
Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item a seguir.
O processo de arquitetura da informação implica em organizar, navegar, marcar e buscar mecanismos, nos sistemas de informação, com vistas à usabilidade e à facilitação do conhecimento.
Considerando a produção multimídia e as possibilidades trazidas pelos meios digitais, julgue o item a seguir.
Aplicativos autóctones oferecem suportes digitalizados para a produção e a distribuição de conteúdo de acordo com demandas específicas das mídias móveis.
Acerca da natureza jurídica e das prerrogativas dos Conselhos de Fiscalização Profissional, julgue o item a seguir.
A despeito de ostentarem natureza jurídica de autarquia, os Conselhos de Fiscalização Profissional não estão isentos do recolhimento de custas processuais.
Com base na lei e na jurisprudência, julgue o item a seguir a respeito dos Conselhos de Fiscalização Profissional e da execução fiscal.
O limite mínimo de quatro vezes o valor da anuidade cobrada pelo Conselho Profissional como condição para aviamento de execução fiscal alcança as execuções anteriores à Lei n.º 12.514/2011, ensejando perda superveniente do interesse de agir.