“Com as plataformas digitais, (...) desenharam-se novas maneiras de produzir, difundir e receber informações de caráter jornalístico. Potencializadas pela multimidialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, instantaneidade, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014), que alteraram a própria natureza do conteúdo produzido para ser consumido em diferentes plataformas. O design integrado a esse contexto incorporou demandas como a arquitetura da informação, o design de interfaces e de interação” (GRUSZYNSKI et al, 2016).
incorporação ainda mais enraizada do design na prática jornalística, não mais restringindo-se a uma mentalidade gráfica, mas sim multimodal de construção das notícias.
( ) No escopo do texto, o design não abarca uma práxis de mediação que envolve formas de interação social e cultural, mas se restringe à configuração técnica de informações.
( ) No ciberespaço é preciso que considere-se configurações muitas vezes “invisíveis” na formatação das notícias, mas que permitem que estas sejam localizadas e interpretadas pelas diferentes plataformas tecnológicas que propiciam as interações.
( ) Jornalismo, publicidade e administração podem trabalhar juntos na exploração e compreensão de conjuntos de informações as mais diversas, gerando gráficos, mapas, diagramas e ilustrações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre as características do jornalismo baseado na internet, assinale a alternativa correta.
Acerca das principais características do jornalismo digital, julgue o item a seguir.
A hipertextualidade possibilita uma nova estrutura de textos na web, a partir da interconexão de novos textos, por meio de hiperligações (links).
É correto afirmar que as primeiras versões dos jornais online eram marcadas por um leiaute
Acerca das principais características do jornalismo digital, julgue o item a seguir.
A atualização contínua é a característica do jornalismo digital responsável pelo acúmulo de informações técnica e economicamente mais viáveis.
O Twitter permite informar o público de uma instituição com grande rapidez. As postagens, normalmente são sucintas e, de acordo com o Manual de Orientação para Atuação em Redes Sociais da Secretaria de Comunica- ção Social do Palácio do Planalto, se redigidas com apenas 110 caracteres, em vez de usar o limite de 140, permitem que os seguidores façam “retwitts" sem complicações. Além destas técnicas, também é útil para aprimorar o uso institucional desta rede
Pollyana Ferrari em sua obra Jornalismo digital (São Paulo: Contexto) salienta que “a prioridade do repórter é capturar boas imagens do fato, para que o internauta tenha uma melhor visualização da notícia. A notícia é digitada, na maioria das vezes, no táxi durante o caminho de volta para a redação, ou atualizada do local por telefone para um jornalista que está na redação do G1, dependendo do que o tráfego de cliques demonstrar. Isso mesmo, o jornalista acompanha a audiência da sua matéria em tempo real e dependendo do interesse do leitor, muda a chamada ou destaque". Diante desse quadro, pressupõe-se que, no jornalismo multimídia,