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As marcas linguísticas presentes na fala da personagem da charge, associadas à composição física dela, evidenciam um tipo de linguagem predominantemente

Leia o texto para responder à questão.

Cientista português cria sistema para facilitar a comunicação de pessoas com deficiência motora.
Gilberto Costa

   Lisboa – Um recurso tecnológico desenvolvido pelo engenheiro eletrônico do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra (UC), Gabriel Pires, permite que pessoas com deficiência, que perderam a mobilidade nos braços e nas pernas, resgatem a possibilidade de se comunicar usando apenas o movimento das pálpebras.
   A interface é formada por um computador portátil ligado a eletrodos que captam as ondas cerebrais acionadas com o piscar dos olhos. Os sinais são amplificados e reconhecidos por um software especial. A tecnologia permite ao usuário formar palavras e frases usando um sistema que mostra as letras de forma aleatória, escolhidas com o movimento das pálpebras.

   “É como se fosse uma antiga máquina de escrever”, esclarece Gabriel Pires. Segundo ele, o dispositivo ainda permite ao usuário ligar a televisão e as luzes, acionar alarmes via telefone, conduzir uma cadeira de rodas e realizar outras tarefas cotidianas, como conversar pelo computador ou enviar um e-mail. “É um novo canal de comunicação que se abre para pessoas sem mobilidade e que, apesar da deficiência, estão com a capacidade cognitiva intacta.”
   A interface já está sendo produzida por uma empresa austríaca e o ISR trabalha agora no aperfeiçoamento da tecnologia para “diminuir o tempo de comunicação e aumentar a usabilidade”. A pesquisa aproxima Portugal de centros de excelência para pesquisa neurocientífica, como os que existem na
Alemanha e nos Estados Unidos.
   No Brasil, segundo dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 2% da população é formada por pessoas com deficiência motora severa, como tetraplégicos, com paralisia cerebral ou esclerose lateral amiotrófica. Essas pessoas têm direito a linhas de financiamento para aquisição de produtos e serviços de acessibilidade, conforme o “Programa Viver sem Limite”.

Disponível em: http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/2012-11-03/cientista-portugues-cria-sistema-para-facilitar-comunicacao-de-pessoas-com-deficienciamotora. Acesso em: 17 de nov. de 2019.

Em: “A tecnologia permite ao usuário formar palavras e frases usando um sistema que mostra as letras de forma aleatória...” o pronome destacado refere-se ao termo

Observe a sequência de figuras:

Que expressão nos dá a quantidade de bolinhas de uma figura em uma posição qualquer n?

Um aluno, ao medir a espessura de um livro de Matemática, encontrou 2,75cm. Esse número, escrito na forma de fração, é

Paulo tem várias bolinhas de gude. Separou-as em treze caixas, ficando cada uma delas com 37 bolinhas. Sabendo-se que sobrou o maior número possível que não pode mais ser dividido, quantas bolinhas de gude Paulo tem então?

A figura a seguir representa a planta baixa do quarto de Pedro. O quarto tem forma retangular comum, com guarda roupa embutido, também retangular.

Pedro resolveu comprar carpete para todo o piso do quarto. Na hora de comprar, precisou descontar a área do guarda roupa. Quantos metros quadrados de carpete Pedro, então, deve ter comprado para acarpetar o quarto?

A Constituição Federal estabelece que a educação é direito de
todos e dever do Estado e da família. A sociedade, por sua
vez, tem importante papel no incentivo e na promoção da
educação, a qual deve visar ao pleno desenvolvimento da
pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua
qualificação para o trabalho. Com o objetivo de atingir o
mencionado dever, a Carta Magna elenca diversos princípios
a serem observados. Assinale a alternativa que não reflete um
princípio do ensino.

As políticas de desenvolvimento de pessoal possuem como
finalidade a melhoria da eficiência, eficácia e qualidade na
prestação dos serviços, a adequação das competências
exigidas dos servidores, dentre outras previstas na legislação.
Sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal,
assinale a alternativa correta.

Considere as proposições a seguir verdadeiras:
I. Gabriel é estudante.
II. Bianca não é criança.
Com base nas informações anteriores, é possível afirmar com
certeza que

A Ata é um documento de valor jurídico, que consiste em registro narrativo fidedigno de decisões tratadas em uma assembleia, sessão ou reunião. Pode ser lavrada em livro próprio, autenticado, com páginas numeradas e rubricadas pela autoridade que redigiu os termos de abertura e encerramento. Pode ser também elaborada em folhas soltas, digitadas, com páginas numeradas, rubricadas e deve, ainda, ser assinada pelo relator. Não pode ter modificações posteriores à sua aprovação. Deve conter a assinatura de todos os participantes do encontro. Sobre as formas e a
estrutura da Ata, analise os itens a seguir:

I. Timbre da Instituição.

II. Título: número de ordem da reunião, nome do órgão/setor, data, local, nome dos participantes e pauta dos assuntos a serem discutidos.

III. Texto: constante em único parágrafo, indicando a quem se refere – destinatário - e o assunto.

IV. Texto: deve ser escrito seguidamente, sem parágrafos, alíneas, rasuras ou emendas. As abreviaturas e siglas devem ser evitadas e os números devem ser escritos por extenso. Quando lavrada em livro, qualquer erro na redação deverá ser retificado empregando-se a expressão “digo”
(entre vírgulas).

V. Fecho: fórmula de cortesia – “Respeitosamente” ou “Atenciosamente”, de acordo com as diferenças hierárquicas entre os presentes do encontro.

Assinale

Toda empresa é uma organização, porém nem toda organização é uma empresa. São características de uma organização:

Sobre os princípios da Organização dos Arquivos, associe corretamente as colunas a seguir:

Princípios
1 Proveniência
2 Organicidade
3 Unicidade
4 Integridade ou Indivisibilidade
5 Cumulatividade

Descrição
( ) Reflete os grupos, funções e atividades documentais.
( ) Um fundo ou grupo documental deve ser resguardado sem misturar com outros fundos. Fora de seu contexto, o documento perde seu significado.
( ) Corresponde à identidade do documento.
( ) O Arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
( ) O documento é único, independentemente da forma, gênero, espécie, tipo ou suporte.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é:

Leia o texto abaixo para responder à questão

Na alteração da estruturação sintática de “autor defunto” (linha 3) para “defunto autor” (linha 3), o narrador de Memórias Póstumas utilizou-se de um recurso linguístico de natureza 

Os produtos LibreOffice e Microsoft Office representam alguns dos mais importantes pacotes de aplicativos de escritório presentes no mercado. Analise as afirmativas abaixo, que realizam comparações entres os aplicativos presentes nesses dois pacotes.

  1. O Microsoft Excel tem equivalente no LibreOffice o aplicativo Calc.
  2. O aplicativo Base do LibreOffice equivale ao Access do Microsoft Office.
  3. O Draw é o aplicativo do LibreOffice equivalente ao Microsoft Powerpoint.

Assinale

Texto para a questão

Dentre as alternativas a seguir, uma não apresenta um vocábulo composto. Assinale-a.

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