Read the following quote: “I can´t believe the news today”. Now, mark the following statements as either true (T) or false (F) in relation to the underlined term.
( ) Its general meaning can be described as “broadcast information”.
( ) While ‘news’ is a noun, “new” is an adjective.
( ) “news” is the plural of “new”.
( ) “news” has the same meaning as “new”.
( ) “news” could be replaced, without prejudice to meaning, by new.
Mark the alternative with the correct sequence.
In relation to texts 5 and 6, mark the following statements as either true (T) or false (F).
( ) Both texts talk about the same theme.
( ) While text 5 talks about war, text 6 talks specifically about the murder of children.
( ) Both texts talk specifically about the economic consequences caused by the war.
( ) The texts belong to different textual genres.
Mark the alternative with the correct sequence.
In relation to the text, consider the following statements:
I. The text’s purpose is to instruct, guide or explain to the reader an important topic for the community.
II. It is a narrative and informative text, as it reports a fact and conveys information about a certain topic.
III. It is a narrative of the main life facts of a real person, made by another person.
IV. There is both verbal and non-verbal language in the text.
V. The text’s purpose is to promote a product, service, or activity.
The correct statements are found in:
In relation to the underlined letters of the word “happiness”, it is correct to say:
O texto a seguir refere-se às questões de 1 a 11.
A MODA DA HONESTIDADE E MORALIDADE
Isnar Amaral
Cria-se tanta moda neste planeta, umas até bastante estranhas, mas acabam caindo no gosto das pessoas. Ora, segundo definição em estatística, moda é o valor, conjunto de dados ou comportamentos que ocorrem com maior frequência, o que é comum para a maioria.
Então, com base neste conceito, ocorre-me uma inspiração que poderia mudar as atitudes deste país a partir das crianças. Sim, a partir delas já, pois a grande maioria já escolhe as marcas e os modelos do que quer usar ou ganhar, influenciada pela ação profissional dos marqueteiros. As mais diversas mídias criam e mudam conceitos a partir da insistência de divulgação, sendo, ao mesmo tempo, uma ferramenta e uma arma. Em dado período, a música sertaneja era coisa de “grosso”, porém bastou acrescentar a palavra “universitário” para cair no gosto da grande maioria, criando, assim, uma moda.
Por que não criar a moda do honestamente correto, do moralmente correto, do humanamente correto e do saudável? Com certeza, o surgimento de um movimento neste sentido seria de eficácia extraordinária, pois a moda é uma onda que se alastra com velocidade extrema. Se esta iniciativa fosse implantada por meio da educação escolar, talvez provocasse algum efeito daqui a dezenas de anos. Se fosse lançada como moda, no mesmo ano a grande maioria das pessoas entraria em ressonância. Seria a arrancada para a criação de uma sociedade mais correta e justa, pelo simples fato de que todos querem andar na moda.
Os grandes criadores de moda e de comportamentos têm este poder, basta querer e colocar em prática. A questão toda é se isto interessa a alguém e de que modo pode gerar lucros. A “nova moda” agregaria um aliado na nossa atividade profissional – que é criar ambientes propícios para a saúde física, mental e financeira às pessoas e empresas. A nossa atuação tem como mote eliminar nocividades dos ambientes residenciais visando à manutenção da saúde dos ocupantes e realinhar a energia dos ambientes empresariais em prol do pleno desenvolvimento do negócio, sempre considerando a honestidade, a moralidade e o ambientalmente correto. Pessoas saudáveis e empresas de sucesso são os nossos objetivos, a partir dos seus ambientes.
Pode ser um devaneio, mas como tudo o que se cria parte de um sonho, uma ideia ou pensamento, não seria esta a forma mais imediata para mudar o ambiente de um país de espertos em causa própria? [...]
Adaptado de: https://www.portaldenoticias.com.br/noticia/4761/opiniao-a-moda-da-honestidade-e-moralidade.html. Acesso em: 24 fev. 2022
O texto pertence ao gênero textual “artigo de opinião”. Assinale a alternativa que apresenta um aspecto que NÃO caracteriza esse gênero.
O texto a seguir refere-se às questões de 18 a 20.
COORDENADAS
Paula Pimenta
Naquela noite você me disse do anacronismo
[que também sentia,
Do conformismo que eu não queria,
Do seu ceticismo e da melancolia,
De todos os “ismos” de que tinha mania.
Só esqueceu de me avisar o que eu podia.
O que eu não devia.
E aonde ia...
Fonte: PIMENTA, Paula. Confissão. Belo Horizonte: Editora Canônica, 2001.
A partir da leitura do texto, assinale a alternativa INCORRETA.
As interpretações mais comuns sobre Resolução de Problemas são:
1) como uma meta;
2) como um processo;
3) como uma habilidade básica;
4) como metodologia para o ensino de matemática.
Diante do exposto, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Como meta, a Resolução de Problemas visa apresentar aos alunos problemas diversificados, que exijam raciocínio e não conhecimentos matemáticos elencados nos currículos escolares, pois o importante é a elaboração de pensamentos e não a utilização de conceitos previamente ensinados.
II. Como processo, são valorizados os métodos, os procedimentos e as estratégias que os alunos usam na resolução das situações propostas e, assim, surgem os tipos de problemas, os tipos de estratégias de resolução e os esquemas de passos a serem seguidos para melhor resolver problemas.
III. Como habilidade, a Resolução de Problemas deve ser entendida como uma competência mínima para que o indivíduo possa inserir-se no mundo do conhecimento e do trabalho e deve levar em consideração o conteúdo específico, os diversos tipos de problemas e os métodos de resolução de problemas para que se alcance a aprendizagem matemática.
Em um esquema de vacinação, observou-se que todos os professores de uma escola foram vacinados contra três tipos de doença: A, B e C. Sabe-se que nenhum professor foi vacinado contra as três doenças, 10 foram vacinados contra as doenças A e B, 10 foram vacinados contra as doenças B e C e nenhum foi vacinado contra as doenças A e C. Sabe-se, ainda, que: a quantidade de professores que foram vacinados contra a doença B é o dobro da quantidade de professores que foram vacinados contra a doença A; a quantidade de professores que foram vacinados contra a doença C é o triplo da quantidade de professores que foram vacinados contra a doença A; a diferença entre a quantidade de professores que foram vacinados contra a doença C e a quantidade de professores que foram vacinados contra a doença B é 20. Nessas condições, assinale a alternativa correta.
O quadro a seguir apresenta o percentual de votos que os candidatos A, B e C obtiveram na eleição para diretor de uma escola.

Nessas condições, o número de votos nulos ou em branco foi de
eja
. Sabendo que
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, referente à organização curricular, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com a Lei n° 13.415/2017, a Base Nacional Comum Curricular referente ao Ensino Médio incluirá, obrigatoriamente,
Duas molas ideais idênticas, cada qual com uma constante elástica k, estão penduradas em série, como demonstra a seguinte figura. Quando o bloco de massa m está ligada ao sistema de duas molas, o bloco move-se a uma distância x da posição de equilíbrio, como ilustrado. Qual das seguintes alternativas corresponde à frequência angular do bloco quando ele oscila verticalmente?
Considere o gráfico velocidade (v) x tempo (t) de uma bola em movimento sobre planos descentes, ascendentes ou sem inclinação. Qual das seguintes alternativas melhor expressa o movimento da bola de acordo com o gráfico?
Duas cargas pontuais carregadas positivamente de 15.10-10C e 13.10-10C são colocadas distantes 12 cm uma da outra. Qual é o trabalho realizado para trazer as duas cargas para uma distância de 4 cm, deixando-as, então, distantes 8cm uma da outra?
(K = 9.109 Nm2/C2)