O nome 5S vem de cinco palavras japonesas que começam com S: seiri, seiton, seiso, seiketso e shitsuke.
O Seiton foi traduzido como senso de limpeza. Não se trata apenas de limpar, mas sim de manter um ambiente
sempre limpo.
Carlos foi a uma lanchonete comprar um suco de laranja, ele notou que o suco é vendido em dois tipos de latas cilíndricas: uma de raio r cheia até a altura h e a outra de raio r/2 e cheia até a altura 2h. A primeira lata é vendida por R$ 9,00, e a segunda por R$ 4,60. Carlos, então, percebeu que a embalagem mais vantajosa para o comprador foi a primeira embalagem.
Um dos objetivos fundamentais da cidade de Triunfo, segundo sua Lei Orgânica, é a ampliação da oferta de
alimentos básicos, segundo a Lei Orgânica do Município de Triunfo.
Uma das tarefas mais desafiadoras de quem vai tomar uma decisão é a análise das alternativas, que pode ser
realizada segundo um dentre três conjuntos de condições. O primeiro a certeza, o segundo o risco e o terceiro a incerteza. Na certeza, o tomador de decisão conhece de antemão o resultado da decisão. No risco, há uma condição na qual o tomador de decisão pode calcular a probabilidade de alternativas ou resultados. Na incerteza, os tomadores de decisões não dispõem de informações suficientes para ter clareza sobre as alternativas ou calcular o seu risco.
Em uma entidade pública, o gerenciamento de projetos pode ser utilizado para conduzir ações e iniciativas que
tenham importância estratégica. Assim, um profissional que trabalha em um projeto recorrentemente utilizará
ferramentas como cronogramas, matrizes de responsabilidades e documentos de requisitos, cujas informações são sigilosas e vedadas à população.
Quantidades iguais da pasta base e da pasta catalisadora de cimento de hidróxido de cálcio devem ser dispensadas sobre uma placa de vidro ou bloco para espatulação. Com o auxílio de uma espátula reta nº 36, devem-se misturar as duas pastas até que uma cor uniforme seja alcançada. A espatulação deve ser realizada durante 10 segundos.
Para aprender, isto é, organizar, estruturar, explicar e sistematizar o conhecimento, o sujeito relaciona os conhecimentos novos com os prévios, com a realidade e a cultura de forma crítica e reflexiva, é o que defende a prática educativa emergente.
A avaliação escolar é um meio e não um fim em si mesma; está delimitada por uma determinada teoria e
por uma determinada prática pedagógica. Ela não ocorre num vazio conceitual, mas está dimensionada por um
modelo teórico de sociedade, de homem, de educação e, consequentemente, de ensino e de aprendizagem,
expresso na teoria e na prática pedagógica.
O conhecimento deve ser o referente teórico que dá sentido global ao processo de realizar uma avaliação,
podendo diferir segundo a percepção teórica que guia a avaliação. Aqui está o sentido e o significado da avaliação e, como substrato, o da educação.
O planejamento participativo é o processo de organização do trabalho coletivo da unidade escolar, ou seja, todos participam e opinam, sem que haja necessariamente nenhum tipo de processo de replanejamento constante, pois as intercorrências que acontecem na escola não podem ser previstas.
A prática educativa é voltada para o ato educativo, ou seja, é uma ação que não exige planejamento, apenas um momento de avaliação das ações que acontecem no microssistema da sala de aula.
O Pedagogo é um profissional que está apto apenas para atuar como Educador Infantil e/ou como Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Paulo Freire defendia que ler é procurar buscar, criar a compreensão do lido; daí, entre outros pontos fundamentais, a importância do ensino correto da leiturae da escrita. É que ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa em torno da compreensão do mundo.
O bom acolhimento modifica a concepção de um atendimento técnico e mecânico para a de um que garanta maior proximidade do cidadão e abertura de um serviço mais humano em que haja preocupação com seu bem-estar.
A avaliação qualitativa pretende ultrapassar a avaliação quantitativa, sem dispensar esta. Entende que no espaço educativo os processos são mais relevantes que os produtos, não fazendo jus à realidade, se reduzida apenas às manifestações empiricamente mensuráveis.