Em contabilidade, o patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações. Os bens são os elementos que
podem ser avaliados monetariamente e podem ser destinados para uso, troca ou venda. Pode ser
classificado como bens na contabilidade os bens permanentes, os bens móveis e os bens corpóreos
(tangíveis). Não podem ser classificados como bens na contabilidade os bens de consumo e os incorpóreos
(intangíveis).
Um funcionário de uma repartição pública que gosta de geometria desenhou com uma régua um losango cujas
diagonais estão entre si como 2/7. Sabendo que a soma das diagonais é igual ao perímetro de um quadrado de 324 cm² de área, então, a área desse losango tem valor superior a 500 cm².
O balanço patrimonial é uma demonstração estática, sintética e ordenada do patrimônio da empresa, refletindo
a posição financeira da empresa de forma quantitativa e qualitativa em determinado momento.
Conforme a CF/88, é vedado aos Entes Federativos estabelecer cultos religiosos ou igrejas.
A rotatividade de professores não interfere no desenvolvimento do aluno na sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado, afinal eles não têm padrão fixo na escola, mudando a cada ano. Esse fato, entretanto, não prejudica a continuidade do trabalho e, em alguns casos, não há que se falar em dificuldade de adaptação do educando.
A questão principal do planejamento é expressar a capacidade de se transferir o que foi planejado para a
ação, exatamente como foi planejado, sem possibilidade de reorganizar, pois o planejamento já está posto.
Para o cumprimento dos objetivos educacionais, é necessário, apenas, que os educadores se dediquem aos
aspectos internos da escola e do ensino, pois é na sala de aula que esses aspectos se concretizam.
Segundo Perrenoud, nossas práticas de avaliação são atravessadas por duas lógicas excludentes: a formativa e a somativa.
É de fundamental importância construir relações interpessoais harmoniosas dentro do ambiente de trabalho, na instituição de ensino, visando ao bem-estar de todos, o sucesso profissional e o bom andamento do trabalho.
O plano de ensino deve apresentar uma sequência coerente e compreender os elementos necessários para o processo de ensino e de aprendizagem. Ele sempre deve seguir um modelo fixo.
Uma organização do ensino interdisciplinar é igual a uma organização multidisciplinar ou transdisciplinar como
também se iguala à organização de ensino disciplinar.
A educação libertadora questiona concretamente a realidade das relações do indivíduo com a natureza e com as outras pessoas, visando a uma transformação - daí ser uma educação crítica.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a avaliação possibilita conhecer o quanto o aluno se aproxima ou não
da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica realizada.
O papel do professor é provocar desequilíbrios – no sentido piagetiano, mediar de forma crítica a relação dos
estudantes com o conhecimento e desencadear reflexões, a fim de possibilitar-lhes a construção do saber, a capacidade de aprender a aprender e o desenvolvimento ético, político, pessoal, profissional e da cidadania.
A meta 5 do Plano Nacional de Educação é a mais urgente, pois enfatiza que é necessário alfabetizar todas
as crianças, no máximo, até o final do 2º (segundo) ano do Ensino Fundamental.