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Sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias, é INCORRETO afirmar que:

As condições ambientais em que um ramo de negócio opera são fatores de influência na determinação das regras competitivas às quais as empresas daquele setor estão submetidas. Porter (2004) afirma que o grau de concorrência em um setor depende de cinco forças competitivas básicas. Sobre essas forças, é INCORRETO afirmar:

Considerando as assertivas abaixo, sobre o texto de Manuel Bandeira, assinale a opção CORRETA.

I - Há no texto expressão de forte indignação frente à condição sub-humana de vida de uma pessoa que se alimentava de restos retirados do lixo.

II - A revolta sobre como os bichos são tratados na cidade é tema deste texto.

III - O texto fala da surpresa a respeito do comportamento mal-educado de um homem que comia como um animal.

Masutti e Santos (2008) abordam um breve histórico do campo da Interpretação em Língua de Sinais, no Brasil. Tendo como base a referência citada, assinale as afirmativas VERDADEIRAS com ( V ) e as FALSAS com ( F ), relativa à história do Intérprete da Língua de Sinais.

( ) O contato entre as Testemunhas de Jeová com a comunidade surda contribui para a formação de intérpretes de Língua de Sinais.

( ) As primeiras interpretações em Língua de Sinais tiveram início possivelmente nos Estados Unidos.

( ) A forma mais utilizada para interpretação dos primeiros profissionais intérpretes era a interpretação simultânea.

( ) O I Encontro Nacional de Intérpretes foi organizado pela FENEIS, no Rio de Janeiro, no ano de 1988.

Assinale a alternativa que correspondente CORRETAMENTE à sequência de associação feita de cima para baixo:

A história da educação de surdos, desde sua origem até a atualidade, foi fundamentada em modelos que procuravam, e ainda procuram, alcançar os melhores resultados no processo de ensino aprendizagem do sujeito surdo. Sobre estes modelos, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

Albres (2015) considera que a interpretação no espaço educacional demanda uma atuação que antecede o momento da tradução e interpretação em sala de aula. Em relação a esta atuação, marque ( V ) para as afirmativas VERDADEIRAS e ( F ), para as FALSAS.

( ) O intérprete precisa ser acolhido como membro da equipe pedagógica, tendo acesso ao programa curricular da classe em que interpreta.

( ) Como não é o professor do aluno, o intérprete educacional não se torna o membro da equipe pedagógica.

( ) O professor precisa compartilhar com o intérprete educacional as estratégias pedagógicas que adotará em suas aulas para acesso prévio ao conteúdo da aula.

( ) Na relação com o professor, o intérprete também desenvolve um papel de esclarecedor da sua atuação, ao mesmo tempo em que recebe orientação pedagógica, revelando que na relação professor e intérprete é necessário um trabalho de colaboração.

( ) Toda a interação entre intérprete, professor e alunos surdos vai além da passagem de uma língua para outra de forma mecânica.

Assinale a alternativa que correspondente CORRETAMENTE à sequência de associação feita de cima para baixo:

Sobre o trabalho em equipe na Interpretação da Língua de Sinais para a Língua oral, leia as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.

Na língua brasileira de sinais, segundo Pimenta e Quadros (2010), os números cardinais, ordinais, de quantidade e de valores são sinalizados com configurações de mão, orientação da palma e movimentos diferentes. Com relação à estrutura e aspectos morfológicos, marque ( V ) para as afirmativas VERDADEIRAS e ( F ), para as FALSAS.

( ) Ao sinalizar os números cardinais 1 a 4 a palma da mão não fica virada para o corpo.

( ) Ao sinalizar utilizando um ou mais zeros à esquerda do número, rotacionar o pulso.

( ) Ao sinalizar as dezenas (11, 22, 33, 44 e 77) a palma da mão deve ficar virada para o lado e fazer o movimento breve e curto para a direita e a esquerda.

( ) Os números para quantidade são utilizados em Libras como sufixos, quando se sinaliza duração de horas, semanas, dias, meses, anos, períodos.

( ) Ao sinalizar números ordinais, utiliza-se as mesmas configurações dos números de quantidade, do 1 ao 4, mas com a mão tremendo, pois respeita-se a variação linguística.

( ) Ao sinalizar valores de R$ 1,00 a R$ 10,00 fazer com a mão rotacionando e, a partir de R$ 11,00 sinalizar como os números cardinais seguido da configuração da letra R balançando levemente.

Assinale a alternativa que correspondente CORRETAMENTE à sequência de associação feita de cima para baixo:

Segundo Albres (2015), o intérprete educacional, historicamente, vem se configurando como um serviço da educação especial. Esse novo profissional e o aluno surdo surgem na escola pela perspectiva da inclusão e desestabilizam o habitus já formado no espaço escolar. Ações são redefinidas dentro da escola em função da posição ocupada pelo intérprete educacional como mediador e copartícipe do processo de ensino-aprendizagem. Quais funções o intérprete educacional assumiria diante do contexto de sala de aula em que o aluno surdo elege o intérprete como referência do seu processo de ensino-aprendizagem? Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE a essa pergunta.

Segundo Aubert (1994) a fidelidade na tradução e interpretação não se define somente entre o texto original e o tradutor e intérprete. Este, como instrumento humano no ato tradutório, tem um compromisso de fidelidade mais amplo. Considerando a obra desse autor, assinale a alternativa CORRETA.

Leia a tirinha abaixo e marque V para VERDADEIRO e F para FALSO nas assertivas a seguir. Depois, assinale a alternativa cuja sequência esteja de acordo com sua classificação.

( ) O personagem Chico Bento (à direita nos quadrinhos) compreendeu adequadamente o que foi informado pelo personagem da esquerda.

( ) “Cabeça de gado" se refere ao animal inteiro por meio da produção de sentido que toma a parte pelo todo.

( ) O equívoco de Chico Bento parte do momento em que não compreendeu que o outro personagem se referia aos animais inteiros, não apenas às cabeças.

( ) “Cabeça de gado" apresenta um problema de redundância, assim como “surpresa inesperada"

( ) Há ironia na expressão “cabeça de gado", assim como em “cabeça de vento".

Provas: IF-ES - 2017 - IF-ES - Administrador
Disciplina:

Informática

- Assuntos: Calc

Uma planilha eletrônica criada no LibreOffice Calc foi preenchida no intervalo de células A1 até B5 com valores numéricos inteiros positivos, conforme a figura a seguir.

A célula B6 foi preenchida com a função =SOMA(A1:B5), entretanto, o mesmo resultado seria obtido de diversas outras formas. Marque, nas opções abaixo, aquela que NÃO apresentaria o mesmo resultado.

Um mecanismo de busca é uma ferramenta que possibilita encontrar informações na web.

Há diversos operadores que auxiliam na busca de resultados mais precisos. Sobre os operadores de refinamento do buscador Google, marque a alternativa INCORRETA.

Nos termos da Lei 9394/05, NÃO é finalidade da educação superior:

De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, as receitas orçamentárias correntes são provenientes de:

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