Sobre os equipamentos de proteção individual (EPI’s), assinale a afirmativa INCORRETA.
Acerca dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No caso específico dos supervisores de áreas, as atribuições envolvem a verificação e o acompanhamento quanto ao uso dos EPI’s por parte dos colaboradores e do pessoal das empresas contratadas.
( ) À área de segurança industrial compete especificar, testar e aceitar os EPI’s fornecidos pelas empresas e, também, realizar auditorias periódicas quanto à observância do uso dos EPI’s pelos colaboradores.
( ) As empresas fabricantes de EPI’s devem ser cadastradas no Ministério do Trabalho (MT), que expedirá o Certificado de Registro de Fabricante (CRF) e, quando a empresa for importadora, o MT deverá emitir o Certificado de Registro de Importador (CRI).
( ) A legislação prevê que a não utilização dos EPI’s é considerada falta leve.
( ) Como recurso auxiliar ao uso correto dos equipamentos, as empresas sinalizam os ambientes onde o uso destes seja requerido.
A sequência está correta em
Segundo a ABNT NBR 7500/2003 – Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos – EMENDA 1, os veículos de transportes de produtos perigosos devem ser devidamente identificados quanto aos riscos e produtos que transportam. Com base na afirmativa anterior, analise.
1. Representa um transporte de carga a granel de um único produto perigoso na mesma unidade de transporte.

2. Representa um transporte de carga a granel de mais de um produto perigoso de mesmo risco principal na mesma unidade de transporte.

3. Representa um transporte de carga a granel de mais de um produto perigoso de riscos principais diferentes na mesma unidade de transporte.

4. Representa um transporte de carga fracionada de mais de um produto perigoso de mesmo risco principal na mesma unidade de transporte.

As figuras anteriores que NÃO estão de acordo com as descrições feitas na referida norma são
A Resolução nº 3.665/2011, da Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), atualiza o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos. Sobre essa resolução, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Durante as operações de carga, transporte, descarga, transbordo, limpeza e descontaminação, os veículos e equipamentos utilizados no transporte de produtos perigosos devem estar devidamente sinalizados, e portar a Ficha de Emergência e o Envelope para Transporte.
( ) Os veículos utilizados no transporte de produtos perigosos devem portar um conjunto de equipamentos para situações de emergência adequado ao tipo de produto transportado.
( ) Desde que os veículos usados no transporte de produtos perigosos possuam equipamentos para situação de emergência, qualquer veículo pode ser utilizado para transportar produtos perigosos.
( ) Os veículos e equipamentos de transporte de produtos perigosos a granel devem ser inspecionados por Organismos de Inspeção Acreditados (OIA) de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), os quais realizarão inspeções periódicas e de construção para emissão do Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) e do Certificado de Inspeção Veicular (CIV), de acordo com regulamentos técnicos daquele Instituto, complementados com normas técnicas brasileiras ou internacionais aceitas.
A sequência está correta em
O pHmetro, instrumento eletroanalítico muito versátil, auxilia os químicos nas medidas de pHs de soluções, solos etc. O mercado fornece diversos e distintos modelos de pHmetros, tanto portáteis, quanto de bancada, e os seus preços variam conforme a precisão desejada pelo analista. Um dos elementos mais importantes e com o qual se deve tomar mais cuidado é o eletrodo, pois será ele que informará o valor do pH da amostra. Apesar dos vários modelos diferentes, o uso de todos os pHmetros devem seguir procedimentos mínimos e necessários para que as medidas sejam bem feitas e precisas. Em relação ao uso e à manutenção do eletrodo do pHmetro, analise.
I. Todo pHmetro possui um eletrodo que pode ser feito em diversos modelos e materiais. O eletrodo de vidro combinado, devido à praticidade e ao preço, é um dos mais utilizados para fazer medidas corriqueiras de pHs em materiais comuns. No entanto, existem materiais que necessitam de eletrodos específicos e mais sensíveis.
II. Para melhores resultados, deve‐se manter, sempre, o bulbo úmido. Usar a capa protetora cheia com solução de armazenagem de eletrodos para guardar o eletrodo. Pode‐se usar, também, solução padrão pH 4 com 1/100 parte de KCl saturado. Na ausência dessas soluções, deve‐se usar água destilada para armazenagem.
III. Após o uso, deve‐se enxaguar o eletrodo de pH e a junção de referência com água deionizada e guardá‐lo conforme recomendações do fabricante.
IV. Para reutilizar eletrodos de pH, deve‐se enxaguar bem a junção com água deionizada e secar o eletrodo, mas nunca deixar o eletrodo seco. Um bulbo desidratado pode causar atraso na resposta.
V. Para reidratar o bulbo, deve‐se deixar o eletrodo imerso em uma solução padrão pH 4 por 10 a 30 minutos. Se isto não resolver, o eletrodo deverá ser jogado fora.
Estão corretas apenas as afirmativas
A Lei nº 8.112/90 estabelece o Estatuto dos Servidores Públicos Federais. Quanto aos prazos previstos na referida norma para posse e exercício, é correto afirmar que o(a)
“Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada sua _________________ por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.” Nos termos da Lei nº 8.112/90, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
A Lei nº 8.112/90 estabelece os direitos dos servidores públicos federais. Alguns desses direitos podem ser exercidos por servidores ainda em estágio probatório. Assinale a licença ou afastamento que pode ser concedido antes da estabilidade funcional.
“A ética é o campo do conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento das pessoas e organizações. A ética lida com a aprovação ou reprovação do comportamento observado em relação ao comportamento ideal, sendo este definido por meio de um código de conduta, implícito ou explícito.” Segundo o conceito de Maximiano, a afirmativa anterior é
O Decreto Federal nº 1.171/94 elenca vedações éticas ao servidor público. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Uma das funções administrativas denomina-se organização e compreende as formas de estruturação interna das organizações. O processo de organização compreende as seguintes atividades, EXCETO:
“A tarefa básica da organização é estabelecer a estrutura organizacional. A especialização ou estruturação horizontal conduz aos níveis de hierarquia e a especialização vertical conduz a áreas de departamentalização ou divisionalização.” Baseado em Chiavenato, a afirmativa anterior é
Com base no contexto da moderna gestão de pessoas nas organizações, assinale a afirmativa correta.
*Baseado nos conceitos fundamentais de gestão de materiais e Administração Pública, responda à questão
Acerca da impossibilidade de concorrência objetiva entre fornecedores, nos termos das regras de licitação, assinale a alternativa correta.