"As formas clientelistas atravessaram a industrialização dos anos 1940-50, a ditadura militar e, como se viu, as quase três décadas de democracia sob a Constituição de 1988, para desembocar neste governo descolado da opinião pública."
André Singer. Jornal Folha de São Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/andresinger/2017/10/1931 038-a-vitoria-da-modernizacao-conservadora.shtml. Acesso em 28.10.2017.
O tema democracia se faz parte do noticiário nacional e internacional do mundo, principalmente após o fim da Segunda Guerra Mundial. A origem deste termo é grega e remonta à Atenas.
Sobre a democracia ateniense, assinale a alternativa correta.
Leia o texto.
O fragmento acima extraído da Dictatus Papae, faz. parte das reformas gregorianas e refere-se ao conflito entre as duas espadas ou gládios que na baixa Idade Média representou o conflito entre o poder:
Em 1921, a situação econômica da Rússia estava pior do que antes da revolução. Reconhecendo a gravidade da situação, Lenin declarou aos seus pares: "Nos equivocamos. Atuamos como se pudéssemos construir o socialismo em um país no qual o capitalismo praticamente não existia. Antes de querer realizar a sociedade socialista, há que reconstruir o capitalismo." A partir daí ele propôs a NEP (Nova Política Econômica) que objetivava:
De acordo com Piaget, o processo de desenvolvimento cognitivo requer que o indivíduo faça uma adaptação as informações provenientes do meio ambiente e as intelectualize por processos complementares de acomodação e assimilação. Este processo de aquisição de informações visando ao desenvolvimento cognitivo das crianças se organiza nas seguintes fases:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais da área de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental trazem como contribuição a reflexão e discussão da prática pedagógica sob a ótica de três aspectos fundamentais que norteiam seu exercício: o Princípio da Inclusão; o Princípio da Diversidade; e o Princípio das Categorias de Conteúdos. Dentre os aspectos citados acima, o Princípio da Inclusão tem por objetivo principal:
Considerando os conhecimentos da Psicomotricidade, pode-se analisar que a capacidade dos indivíduos para experimentar, aprender e aperfeiçoar uma determinada habilidade motora afeta grandemente sua capacidade de realizar qualquer atividade física. Na área do desempenho esportivo, a aprendizagem motora é da maior importância, mas outros tipos de aprendizagem não podem ser esquecidos. Por exemplo, a aprendizagem de: um conjunto complexo de jogadas a serem desempenhadas no jogo, executadas com movimentações específicas e tomadas de decisão em déficit de tempo; ou, a capacidade de cooperação como membro da equipe em uma modalidade esportiva coletiva também são aspectos extremamente importantes de desempenho.
O exemplo acima contempla conteúdos de aprendizagem de natureza:
Durante as aulas de Educação Física Escolar os alunos poderão ser estimulados a aquisição de conhecimentos relacionados com a identificação das funções orgânicas, como a circulação cardiovascular e a frequência cardíaca, durante a execução de atividades aeróbicas. É considerada uma atividade física desta natureza:
Durante o processo de controle do movimento humano, os neurônios são as células responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos nervosos, possibilitando ao organismo a execução de respostas adequadas para a manutenção da homeostase. Dentro deste contexto, as sinapses são zonas ativas de contato entre uma terminação nervosa e outros neurônios, células musculares ou células glandulares. Do ponto de vista anatômico e funcional, uma sinapse é composta por três grandes compartimentos: membrana da célula pré-sináptica, fenda sináptica e membrana pós-sináptica. No decorrer deste processo de condução nervosa, pode-se observar a presença de um importante neurotransmissor armazenado no botão sináptico denominado:
Para reformar a sala de sua casa, Sávio retirou várias tábuas retangulares de madeira, todas de mesma espessura e largura, que seriam substituídas por um novo piso em porcelanato. A fim de aproveitar as tábuas, ele as organizou por comprimento e percebeu que havia 18 tábuas com 2,40 m e 5 tábuas com 1 ,50 m. Estas tábuas seriam tratadas e cortadas no maior comprimento possível de maneira que:
- não haja perda de material; e
- todas as tábuas retangulares tenham o mesmo comprimento.
Assim, o número de tábuas tratadas e cortadas em um mesmo comprimento foi de:
Para uma atividade lúdica, o professor Márcio dividiu a sua turma de 12 alunos em 3 grupos. De quantas formas distintas, de acordo com a divisão feita em 3 grupos, pelo professor, estes grupos poderiam estar organizados?
Se r: 4x - 3y + 15 = O é uma reta contida no plano R² calcule a distância entre r e o ponto P (1 , -2).
Se A e B são duas proposições verdadeiras, sobre a sentença pode-se afirmar que:
A frase "O cavalheirismo implica sempre em o homem tratar a mulher como se ela fosse incompetente.", como efeito expressivo, mostra:
0 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. Sobre ele, pode-se afirmar que:
I. é definido por meio da média dos alunos na Prova Brasil.
II. é calculado para duas etapas: anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
III. a aprovação é medida através dos dados do Censo Escolar. IV. os dados são processados pelo lnep, que divulga o ldeb a cada dois anos.
Está correto apenas o que se afirma em:
A concepção do Projeto Político-Pedagógico como organização do trabalho de toda a escola está fundamentada nos princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita. Aquele que implica criação e ampliação de canais e espaços públicos para o diálogo, a discussão e o debate a serviço de um projeto político-pedagógico de qualidade que, assentado no pilar da educação emancipatória, considere os determinantes sociais e as possibilidades concretas da escola é denominado princípio de: