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As vitaminas são compostos orgânicos não sintetizados pelo organismo, sendo muitas vezes incorporados através da alimentação. As vitaminas são divididas em dois grupos: Lipossolúveis e Hidrossolúveis. Assinale a alternativa onde se encontra apenas, as vitaminas do grupo lipossolúveis.

Assinale a alternativa que apresenta as características corretas da anemia falciforme e o daltonismo.

No ano de 2018 foi realizada na Rússia a copa do mundo de futebol. Um aluno do 9° ano que estava estudando sobre movimento nas aulas de Ciências, ao chegar em sala, fez o seguinte questionamento ao professor:
"-Professor, o senhor sabia que ao cobrar uma falta, um jogador imprime à bola uma velocidade de 45 km/h. E a velocidade que a bola gasta até atingir as redes é de 5 s."
Sabendo disso, professor e aluno calcularam a distância percorrida pela bola que foi de:

As formas de vivência da população depende de uma série de fatores: as condições socioeconômicas, as localidades onde as pessoas habitam, se divertem, trabalham, formando, em alguma instância, a afetividade, isto é, onde as relações são mantidas cotidianamente. Essa realidade está mais relacionada à categoria de:

A pesquisadora Suelem Simão Alves revelou em sua dissertação de mestrado, em 2014, que o "processo de intensa produção imobiliária está impactando a colônia de pescadores da região [ltapoã,Vila Velha-ES], pois esta comunidade se localiza em um dos poucos espaços ainda não edificados da orla, mas que aos poucos está sendo consumida por este mercado tão valorizado e obrigando os moradores originais, que são de renda baixa, a se retirarem".

O estudo da pesquisadora revelou, principalmente, o fenômeno retratado no texto da:

Observe o país destacado no mapa.

Pode-se afirmar que se trata da(o):

A grande polêmica em relação aos agrotóxicos se deve aos efeitos para:

Sobre o papel mediador do professor na prática pedagógica com crianças, leia as afirmativas.

1- Ele é responsável por criar condições, para que os alunos pensem e atuem por si mesmos e que consigam ter a capacidade de pensar e examinar criticamente as ide ias que lhes são apresentadas e a realidade social.

2- O professor mediador desempenha o papel de servir como elo entre o aluno e a matéria de aprendizagem.

3- O que quer que o professor faça nas atividades pedagógicas, se não resultar na interação do aluno com o objeto de aprendizagem e vice-versa, nada acontecerá na ação de construção do conhecimento.

4- O docente contribui, sobretudo, para o desenvolvimento da autonomia perante o conhecimento, o que significa contribuir para a formação de cidadãos críticos e capazes de fazer uma leitura consciente das situações que os cercam.

5- O papel do professor é estabelecer relações dialógicas de ensino e aprendizagem; em que ele estabeleça os caminhos a serem seguidos no processo de aprendizagem.

Está correto apenas o que se afirma em:

Leia as afirmativas a respeito da maneira como a infância é vista atualmente. I. Inexistem crianças caracterizadas por sua expressão particular, sendo retratadas então como homens de tamanho reduzido, um adulto em miniatura. II. A noção de infância na modernidade se articula dentro de uma política de verdades, amparada pela autoridade do saber de seus porta vozes. III. Hoje, acredita-se que as crianças possuem uma natureza singular que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. IV. Hodiernamente, durante o processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que procuram desvendar. Está correto apenas o que se afirma em:

Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se:

Na Política Nacional de Educação Infantil, a proposta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb, em princípio, era corrigir as distorções do Fundef no que se refere à abrangência, tratava-se agora de financiamento para:

Texto 04

Talvez sendo rigorosa, creio que nas escolhas importantes revelamos o que pensamos merecer. Casamento, trabalho, prazer, estilo de vida, nos cuidados ou nos descuidos - não importa. Mas a família, esse chão sobre o qual caminhamos por toda a vida, seja ele esburacado ou plano, ensolarado ou sombrio, não é uma escolha nossa. Porque lhe atribuo uma importância tão grande, para o bem e para o mal, ela tem sido tema recorrente de meu trabalho, em livros, artigos e palestras.
Pela família, com a qual eventualmente nem gostaríamos de conviver, somos parcialmente moldados, condenados ou salvos. Ela nos lega as memórias ternas, o necessário otimismo, a segurança - ou a baixa autoestima e os processos destrutivos. Esse pequeno território é nosso campo de treinamento como seres humanos. Misto de amor e conflito, ela é que nos dá os verdadeiros amigos e os melhores amores.
Para saber o que seria uma família positiva (não gosto do termo "normal"), deixemos de lado os estereótipos da mãe vitimizada, geradora de culpas e raiva; do pai provedor, destinado a trabalhar pelo sustento da família, sem espaço para ter, ele próprio, carinho e escuta; e dos filhos sempre talentosos e amorosos com seus pais. A boa família, na verdade, é aquela que, até quando não nos compreende, quando desaprova alguma escolha nossa, mesmo ASSIM nos faz sentir aceitos e respeitados. É onde sempre somos queridos e onde sempre temos lugar.

LUFT, Lya. Família: como fazer. Veja, São Paulo, n.44,
p.25, 3 nov. 2004. Artigo de Opinião.

Sobre o uso do operador argumentativo MAS, no primeiro parágrafo do texto, é correto afirmar que o conecto r provoca:

Na sentença "Não tem jeito CERTO de criar filhos", a anteposição do item destacado, em relação ao núcleo nominal, implicaria:

"Para melhor compreender a modernidade líquida, é preciso voltar ao período QUE A ANTECEDEU, chamado por Bauman de modernidade sólida, QUE ESTÁ ASSOCIADA AOS CONCEITOS DE COMUNIDADE E LAÇOS DE IDENTIFICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS, que trazem a ideia de perenidade e a sensação de segurança.''
Na sequência em destaque, o autor busca atribuir um sentido para a palavra história por meio dos trechos destacados. Esses trechos apresentam, em relação ao termo antecedente, na sequência textual, uma formulação do seguinte tipo:

Era cômico, mas eficiente: A VENDA DE CARROS AUMENTAVA.

As redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Tumblr só querem uma única coisa de nós: QUE AS UTILIZEMOS CADA VEZ MAIS, QUE AS TORNEMOS UMA PARTE INDISPENSÁVEL DE NOSSA VIDA.

Os trechos destacados acima apresentam um traço comum: o fato de ocorrerem após o mesmo sinal gráfico. No entanto, veiculam ideias distintas, o que permite a afirmação de que, nos trechos:

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