Sobre a avaliação formativa na Educação Infantil é coerente afirmar que:
Assinale a alternativa que se refere às Diretrizes da Política Nacional de Educação Infantil.
Desde a conclusão do relatório de avaliação das políticas públicas de educação infantil, em 2006, importantes mudanças vêm ocorrendo nesse campo, dentre elas pode-se citar:
De acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, define-se como currículo o:
As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, garantindo:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/1996) estabelece a Educação Infantil como a primeira etapa da educação básica, sendo oferecida em creches e pré-escolas. A nomenclatura creche significa o atendimento:
Texto para responder à questão.
O termo em destaque em "Só vou dizer que era uma idade em que tudo ISSO já era bastante constrangedor." remete à relação de um elemento do texto em referência a outro, presente no contexto verbal. Essa referência é denominada:
Texto para responder à questão.
Na passagem '"Barbara, você sabe o que te espera? Você sabia que todo casamento acaba em divórcio ou em morte?', a(s):
Texto para responder à questão.
O elemento destacado em "Mas desejo TAMBÉM que desejes com audácia" estabelece com o restante da frase o sentido de:
Texto para responder à questão.
Sobre a tipologia textual desse fragmento de Desejo que desejes, pode-se dizer que a organização predominante é a:
Texto para responder à questão.
Unem-se, na progressão textual, orações sintaticamente dependentes que correspondem a sintagmas nominais resultantes de transposição de uma oração. É exemplo desse tipo de estrutura sintática a oração destacada em:
Texto para responder à questão.
Sobre os elementos destacados do segmento "Agora, quando lembro este fato, concluo que não estava mentindo. Ele vira, realmente, o avião cair. Com os olhos da imaginação, decerto; mas para ele o avião tinha caído, e tinha incendiado, e tudo o mais. E ele acreditava no que dizia, porque era um ficcionista. Tudo que precisava, naquele momento, eram um lápis e um papel. No colégio onde fiz o segundo grau, havia um rapaz que tinha fama de mentiroso. Se tivesse escrito o que dizia, seria um escritor; como não escrevera, tratava-se de um mentiroso. Uma questão de nomes, de palavras.", é correto afirmar:
O gráfico a seguir ilustra dados coletados pelo sistema de matrículas de uma Universidade, nos cursos de Engenharia, para o 2° semestre de 2017, de acordo com a idade de cada aluno matriculado neste período.
Apenas um desses alunos será escolhido aleatoriamente pelo sistema para representar formalmente o grupo de calouros deste curso. Neste caso, a probabilidade deste aluno ter 20 ou 21 anos é de:
Jair é um investidor e possui um certo capital C disponível. Para diversificar suas transações financeiras, ele emprega, durante 4 meses, metade deste capital à taxa bimestral de 40% na modalidade de juros compostos. A outra metade do capital, ele prefere uma aplicação na modalidade de juros simples, durante os mesmos 4 meses.
Para que ao final dos 4 meses ele receba a mesma quantia nos 2 investimentos, Jair terá que buscar uma taxa de x% ao mês para o investimento à juros simples. Dessa forma, o valor de x é:
Uma logomarca é formada por vários segmentos de reta, que conectados de acordo com a imagem abaixo, dão a ideia tridimensional de 6 cubos conectados por arestas.
O departamento de comunicação e marketing dessa empresa projetou um chaveiro em 3 dimensões para o brinde de Natal, mas o valor gasto seria diretamente proporcional à área da superfície, que receberia uma fina camada de tinta amarela brilhosa. Se a tinta custa R$ 0,04 o cm², calcule o gasto total com brindes, na confecção de 120 chaveiros. Considere a aresta dos cubos de medida 1 ,5 em.