De acordo com as Leis de De Morgan, a negação da sentença composta “Pedro fez a vacina e não teve febre amarela” é:
Suponha serem verdadeiras as seguintes afirmações:
1. Todo triângulo equilátero é isósceles.
2. ABC é um triângulo equilátero.
A partir dessas afirmações, é possível deduzir que é verdade que:
Considere que a sentença simples P é verdadeira, a sentença simples Q é falsa e a sentença simples R é verdadeira. Assim, o valor lógico das sentenças compostas
I. (~
A Figura 2 abaixo apresenta uma planilha no Microsoft Excel 2016.
Assinale a alternativa cuja fórmula pode ser utilizada na célula B7 para calcular a média das notas da célula B2 até a célula B6.
São efeitos de fonte que podem ser aplicados por meio da caixa de diálogo “Fonte” do Microsoft Word 2016, EXCETO:
As metodologias de ensino existem e, certamente, ocupam um espaço na prática do professor, pois elas dão o direcionamento necessário para o planejamento pedagógico, orientando o dia a dia da aula, assim como são importantes também para as escolas. Diante das diferentes correntes pedagógicas consideradas contemporâneas, podemos citar:
O assunto avaliação vem sendo há muito tempo estudado e discutido, assim como muitas tentativas para mudá-la na prática também ocorrem. Vasconcellos (2007) aponta algumas
práticas que podem ajudar o professor a concretizar uma intencionalidade libertadora da avaliação, entre elas:
Cada vez mais, a interação tecnológica de comunicação e de informação está presente na nossa vida, modificando nosso comportamento social. Como afirma Fava (2014), “A tecnologia de informação e comunicação não modifica o que aprendemos, mas altera o modo como aprendemos”. Confirmando algumas ideias de Favo, analise as seguintes assertivas:
I. Na Educação 3.0, a aprendizagem não acontece apenas no ambiente escolar, mas em redes, em qualquer lugar, em todo lugar, em qualquer espaço, em qualquer tempo, em todo tempo.
II. Novos paradigmas são necessários para o docente que atua nesse contexto e o importante é saber que não basta apenas ter uma boa didática e estar ciente de que a educação padronizada e igual para todos já é coisa do passado.
III. É preciso que os sistemas pedagógicos, metodologias, projetos acadêmicos se adaptem rapidamente; caso contrário, a Educação 3.0 poderá significar a busca das competências e habilidades necessárias para esse mundo digitalizado, conectado e globalizado em outras instâncias fora das escolas.
Quais estão corretas?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, estabelece 2 (dois) níveis para a educação escolar: Educação Básica e Ensino Superior. Assim sendo, é correto afirmar que:
Tendo como referência o Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta.
Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) De acordo com o autor do texto, Napoleão e Carlota Joaquina representavam ameaças ao reino português do início do século 19.
( ) De acordo com o autor do texto, D. João VI foi um rei constantemente guiado por eventos alheios que determinavam suas ações.
( ) De acordo com o autor do texto, D. João VI já havia sido coroado em Portugal, mais de duas décadas antes de ser coroado no Brasil, em 1818.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considere as seguintes afirmações.
I. O sujeito da forma verbal tornara-se (l. 05) é Napoleão (l. 04).
II. O sujeito da forma verbal parecia (l. 09) é O sonho de D. João (l. 08).
III. O sujeito da forma verbal fez (l. 17) é a mãe demente (l. 17).
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que apresenta palavras de mesma classe gramatical.
Considere as seguintes propostas de substituição de palavras do texto.
I. engomado (l. 18) por molhado.
II. entrecerravam (l. 18) por cerravam.
III. convencional (l. 23) por artificial.
Quais propostas indicam que a segunda palavra constitui sinônimo adequado da primeira, considerando o contexto de ocorrência?
Considerando as disposições da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul de 1989, é INCORRETO afirmar que: