“A globalização tende a desenraizar as coisas, as gentes e as
ideias.”
(IANNI, Octávio. A Sociedade Global. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1992)
“Por desencaixe me refiro ao deslocamento das relações sociais
de contextos locais de interação e sua reestruturação por meio de
extensões indefinidas de tempo-espaço.”
(GIDDENS, Anthony. As consequências da Modernidade.
São Paulo: Ed. UNESP, 1991)
“À medida que o espaço parece encolher em uma “aldeia global”
de telecomunicações e em uma “espaçonave terra” de
interdependências ecológicas e econômicas [...], e que os
horizontes temporais se reduzem a um ponto em que só existe o
presente [...], temos de aprender a lidar com um avassalador
sentido de compressão dos nossos mundos espacial e temporal.”
(HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1994)
A pesquisadora Lana de Souza Cavalcanti, em seu trabalho
Geografia, Escola e Construção de Conhecimento, apresenta a
ideia que subjaz às interpretações dos autores dos fragmentos
acima transcritos.
Com relação à ideia apresentada pela pesquisadora, assinale
V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Vivenciamos um espaço fluido, não-localizável
mecanicamente, e um tempo irreversível, imprevisível e
simultâneo.
( ) Experimentamos um mundo onde a desconexão entre espaço
e tempo cria novas bases de percepção e de explicação da
realidade.
( ) Realizamos práticas sociais em um mundo em que o tempo
único é responsável pela compressão do espaço.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe a imagem a seguir

A imagem apresenta uma cena comum em nossas escolas: os
estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de
avisos. Esta questão é problematizada no documento
“Indagações sobre o currículo: Currículo e Avaliação", escrito por
Fernandes e Freitas para o MEC.
De acordo com as reflexões apresentadas pelos autores, assinale
V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Essa prática, comum em nossas escolas, mostra alunos
procurando suas notas em um quadro de aviso, quase
sempre, os resultados de final de ano que irão informá-los
sobre sua situação escolar.
( ) Essa prática de afixar classificações nos murais, por meio das
notas e médias, está relacionada à exposição do estudante
em seu ambiente social.
( ) Essa prática pode trazer consequências emocionais para os
alunos, porque o estudante pode ter sua autoestima
valorizada, caso tenha sido aprovado, como pode fazer com
que o estudante sinta-se desprestigiado.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe a imagem a seguir:

A Constituição Federal de 1988 define princípios sob os quais o
ensino será ministrado.
A imagem acima é bem representativa do seguinte princípio:
O professor de Matemática do Ensino Médio, durante uma reunião pedagógica, falou sobre o trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos para reforçar a autoestima e o vínculo com a escolarização. O trabalho desenvolvido pelo professor de Matemática nessa escola
A professora Nilma Gomes considera que a obrigatoriedade do ensino de História da África e das culturas afro-brasileiras nos currículos das escolas da educação básica é um caminho para práticas de “descolonização dos currículos”. A respeito dessas práticas, conforme a autora, assinale a afirmativa incorreta.
Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede regular de ensino do município de São Paulo fizeram, no ano passado, os testes da Prova Brasil. Sobre a Prova Brasil, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A Prova Brasil, que ocorre a cada dois anos, foi idealizada para produzir informações a respeito do ensino oferecido por município e escola, com o objetivo de estabelecer ações pedagógicas e administrativas capazes de melhorar a qualidade do ensino. ( ) A Prova Brasil, a partir de 2009, é aplicada em todas as escolas, urbanas ou rurais, que tenham o número mínimo de 20 alunos nas séries avaliadas. ( ) Os resultados da Prova Brasil servem de referência para a definição de metas a serem alcançadas, gradualmente, pelas redes públicas de ensino até 2021. As afirmativas são, respectivamente,
Em uma aula de Ciências, o professor escreveu no quadro a
seguinte frase:
Preguiças que se alimentam de folhas de embaúbas apresentam
pulgas que, por sua vez são parasitadas por protozoários.
Abaixo da frase, desenhou as três pirâmides ecológicas a seguir,
simbolicamente relacionadas à cadeia alimentar incluída na frase,

Seus alunos, após compararem as pirâmides com a cadeia
alimentar contida na frase, chegaram às seguintes conclusões:
I. a pirâmide 1 corresponde à pirâmide de biomassa;
II. a pirâmide 2 corresponde à pirâmide de números; e
III. a pirâmide 3 não tem correspondência com os seres da
cadeia.
Está correto o que se afirma em
No laboratório de Ciências o professor colocou 3 mL de água oxigenada (H2O2) em um tubo de ensaio, acrescentou uma pitada de um catalisador (MnO2 ) e, imediatamente, ocorreu uma efervescência, característica da liberação de um gás. Para testar o gás liberado, o professor introduziu um barbante em brasa dentro do tubo e a brasa inflamou. A repetição do experimento com água pura, em vez de água oxigenada, não teve o mesmo resultado, isto é, a brasa ficou mais fraca e não se inflamou. O experimento permitiu que os alunos concluíssem que o gás liberado era
Com relação às observações feitas por duas pessoas normais, que estão vendo o mesmo objeto de um mesmo lugar e nas mesmas circunstâncias físicas, analise as afirmativas a seguir. I.As observações não serão idênticas, porque não dependem unicamente das imagens formadas na retina, mas dependem também da experiência, do conhecimento, das expectativas e do estado interno de cada observador. II.As observações serão idênticas, uma vez que ambos os observadores estarão diante de um mesmo fato e terão a mesma experiência visual, isto é, as imagens formadas na retina dos dois observadores possivelmente serão idênticas. III.As observações sobre uma mesma radiografia de pulmão, feitas por dois estudantes de medicina, um iniciando e outro terminando o mesmo curso, terão relatos diferentes. Assinale:
Os trabalhos de Galileu, graças, em parte, ao seu método revolucionário e extremamente eficiente, contribuíram para a resolução de problemas concretos. Sua contribuição para o avanço científico foi importante porque
O DDT é um inseticida clorado, desenvolvido em 1939 por Paul Herman Müller, sendo utilizado para o combate dos vetores de doenças como o tifo, a malária e a febre amarela. Em 1973, sua produção e aplicação foram proibidos. Essa proibição foi muito negativa para o combate a insetos causadores de doenças, levando milhares de pessoas à morte por malária e febre amarela. A respeito do uso do DDT, analise as afirmativas a seguir. I.Sua ação era eficiente no combate às baratas, às pulgas, aos piolhos e mosquitos, mas não era considerada perigosa para a flora nem para mamíferos e aves. II.Sua aplicação contra insetos salvou milhões de vidas em todos os continentes, inclusive na Europa, na primeira metade do século XX. III.Seu uso como defensivo agrícola não teve nenhuma repercussão ambiental, mesmo com o uso de milhares de toneladas de DDT contra insetos e pragas da lavoura. Está correto o que se afirma em:
O professsor apresentou a tabela a seguir em que está
representado o tamanho de uma população de lêvedo
(Sccharomyces cerevisiae) que teve início quando uma população
de 10 indivíduos foi colocada em um meio de cultura adequado.

Após analisar os dados da tabela, os alunos concluíram que, para
essa população, a capacidade limite do ambiente está localizada
próxima de
Observe, na figura a seguir, o “Currículo como Práxis",
apresentado por Sacristan.

Considerando uma leitura parcial possível para esse esquema,
assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
I. O texto curricular expressa um projeto de educação; é um
“currículo oficial".
II. O currículo, ao ser interpretado pelos professores, deixa de
ser um plano.
III. O currículo traduzido em práticas com sujeitos reais
considera o seu contexto de atuação.
As afirmativas são, respectivamente,
Observe a imagem a seguir;

A imagem ilustra uma importante característica da Educação a
Distância.
Sobre esta modalidade educativa, analise as afirmativas a seguir.
I. A mediação didático pedagógica nos processos de ensino e
aprendizagem utiliza meios e tecnologia da informação e
comunicação.
II. Estudantes e professores desenvolvem atividades educativas
em lugares ou tempos diversos.
III. É uma modalidade de ensino em que devem estar previstos
momentos presenciais para avaliação e estágios.
Está correto o que se afirma em
Relacione as reformas político-institucionais do período regencial
com suas respectivas funções.
1- Guarda Nacional
2- Código do Processo Criminal
3- Ato Adicional
4- Lei Interpretativa do Ato Adicional
( ) Instrumento usado para frear a autonomia das províncias, de
acordo com os ideais conservadores.
( ) Instrumento forjado para ampliar o poder legislativo local,
por meio da criação das Assembleias Provinciais.
( ) Instrumento estabelecido para manter a ordem interna, com
potencial uso coercitivo para repressão das revoltas.
( ) Instrumento utilizado para fortalecer os proprietários rurais
provinciais, que elegiam a autoridade judiciária do município.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.