
O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o
debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o
movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe
uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são
aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos?
Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas
a seguir.
I.Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva,
capaz de gerar identidade e promover a interação.
II.Compreender e apreciar as diversas danças como
manifestações culturais, sem hierarquizá-las.
III.Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em
movimento para entender o valor dos exercícios físicos.
Assinale:
A linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) possui uma
técnica narrativa pautada na comunicação visual.

Com base na tira “Calvin e Haroldo", de Bill Watterson, assinale a
opção que caracteriza corretamente a linguagem das HQs.
Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação
bancária"
Em 2005, a Coreia do Sul produziu um cãozinho clonado chamado Snuppy. Ele era o resultado da união de núcleos de células adultas, retiradas da pele da orelha de um cão da raça afghan hound macho e transferidos para óvulos previamente desnucleados. Os embriões resultantes foram implantados em fêmeas da raça labrador. A partir dos dados acima, é correto afirmar que o patrimônio genético de Snuppy é constituído
Em uma análise a respeito das inferências científicas no filme Perdido em Marte, aparece a seguinte citação: “O maior desafio de todos é conseguir que o corpo humano se adapte, sem grandes traumas, a viver por longos períodos em condições completamente diferentes daquelas em que foi moldado”. Ciência Hoje, nº 333. Com relação à ideia de que o corpo humano ... foi moldado, citada no texto, analise as afirmativas a seguir. I.As condições ambientais selecionaram, no indivíduo, os genes adequados e eliminaram os inadequados. II.As condições ambientais provocaram, no indivíduo, mutações adequadas ao ambiente em que ele se desenvolveu. III.As condições ambientais interferiram na regulação gênica no genoma do indivíduo, ligando e desligando genes, levando à sua formação (modelagem). Assinale:
A figura a seguir representa (de modo simplificado) uma seção de
uma molécula de ADN (DNA) durante a replicação. Os algarismos
representam as bases nitrogenadas constantes da molécula.

A substituição de algarismos por bases nitrogenadas pode levar a
numerosas configurações. Entre as propostas de substituição
listadas a seguir, assinale a correta.
Sobre as atividades produtivas realizadas no Brasil, analise as afirmativas a seguir. I.A produção de alumínio é feita majoritariamente no Pará, o que significa construir hidroelétricas de grande porte na região amazônica. II.As pastagens são ecossistemas com pouca capacidade de absorver o CO2 da atmosfera, e não contribuem para a manutenção da água. III. As plantações extensivas de soja e milho exigem quantidades muito grandes de defensivos agrícolas o que elimina maciçamente a fauna e contamina os lençóis freáticos. Problemas ambientais graves são evidenciados em
Até o momento, a ação mais eficaz contra o Aedes aegypti tem sido a de eliminar seus criadouros. Contudo, existem algumas características na reprodução desse mosquito que dificultam o seu combate. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. I.O Aedes aegypti coloca seus ovos nas paredes dos criadouros e não diretamente na água. Os ovos podem ficar cerca de um ano em um lugar seco, mas permanecem viáveis e, quando o nível da água sobe, os ovos eclodem. II.O Aedes aegypti deposita, diretamente em qualquer tipo de água, jangadas com 500 a 1000 ovos que eclodem rapidamente, formando larvas que completam seu ciclo em uma semana. III.O Aedes aegypti utiliza, como criadouro, qualquer água acumulada, aparentemente limpa. O texto inicial é justificado
Em 1990, as emissões de carbono na atmosfera foram de
6 bilhões de toneladas. Nesse ano, a Terra tinha a capacidade de
absorver, nos ecossistemas terrestres e marinhos (sumidouros), 3
bilhões de toneladas de carbono. Em 2008, as emissões de
carbono chegaram a 9 bilhões de toneladas.
Com base nos dados acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Para interromper o crescimento de CO2 na atmosfera,
deveríamos dividir por 3 as atuais emissões de CO2.
II. No curto prazo, o aumento da quantidade de CO2na
atmosfera favorece o aumento do crescimento das plantas.
III. O aumento da temperatura ambiente aumenta a capacidade
de absorção de CO2 pelos ecossistemas marinhos.
Assinale:
Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,
analisando os seguintes resultados de seus alunos na última
edição da Prova Brasil.

Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.
I. Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os
professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de
uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de
toda uma etapa de ensino.
II. Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas
avaliações em larga escala é o de estimular o maior
comprometimento das escolas e das redes com a melhora
dos indicadores escolares.
III. As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão
relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos
parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.
Está correto o que afirma em
Em “As geografias oficial e invisível do Brasil: algumas
referências”, Rafael S. Anjos critica a forma como o Estado
brasileiro contemporâneo tem conduzido a política cartográfica e
geográfica no país.
Com relação à forma como o Estado brasileiro tem conduzido a
política cartográfica e geográfica, analise as afirmativas a seguir.
I. Revela uma fragmentação institucional e diferentes
prioridades de ação.
II. Fortalece os conflitos operacionais e de atribuições.
III. Causa um dano irreparável à gestão eficaz do território
nacional.
Está correto o que se afirma em
“Em qualquer estudo fitogeográfico de matas tropicais de posição
azonal marcante, como é o caso das florestas atlânticas
brasileiras, torna-se indispensável compreender a forma pela qual
elas transicionam para diferentes domínios situados a oeste e ao
sul do grande contínuo norte-sul das chamadas matas atlânticas.
A identificação pioneira das faixas de transição e contato
existentes entre os diferentes domínios de natureza no Brasil
deveu-se a uma iniciativa terminológica, intuitiva e pragmática
popular nordestina.”
(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil.
Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012)
Desde tempos imemoriais, reconheceu-se a faixa de transição e
contato entre a Zona da Mata nordestina e os sertões secos com
o termo
Na metade do século XX a ciência geográfica enfrentou debates
sobre sua natureza e seu escopo. Este debate estava inserido em
um conjunto mais amplo de discussões filosóficas sobre as
diferentes abordagens válidas para a produção do conhecimento
científico. No entanto, em cada disciplina, este debate é
apresentado por abordagens metodológicas e teóricas específicas
que representam diferentes posições filosóficas.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o par de
diferentes abordagens filosóficas e um dos principais debates na
ciência geográfica em meados do século XX.
Em seu trabalho Espaço: um conceito-chave da Geografia,
Roberto Lobato Corrêa apresenta fragmentos de obras de
geógrafos, que de diferentes correntes do pensamento
geográfico.
Fragmento 1
“... o espaço organizado pelo homem é como as demais
estruturas sociais, uma estrutura subordinada-subordinante. E
como as outras instâncias, o espaço, embora submetido à lei da
totalidade, dispõe de uma certa autonomia”.
Fragmento 2
“O espaço mítico é também uma resposta do sentimento e da
imaginação às necessidades humanas fundamentais. Difere dos
espaços concebidos pragmática e cientificamente no sentido que
ignora a lógica da exclusão e da contradição”.
No fragmento 1, o espaço, para o geógrafo, é um fator social e
não apenas um reflexo social. No fragmento 2, o geógrafo
enfatiza os sentimentos espaciais e as ideias de um grupo ou
povo sobre o espaço a partir da experiência.
Os fragmentos 1 e 2 foram escritos, respectivamente, por
“O período técnico-científico que caracteriza a produção e o
consumo de bens e serviços na atualidade tem como um dos
grandes veículos de sua afirmação histórica as empresas
transnacionais. A internacionalização das grandes companhias
conseguiu estender as suas redes de atuação por todo o mundo,
utilizando a mão de obra mais barata dos países
subdesenvolvidos e atingindo a elevação das taxas de lucro, de
uma forma que não era mais possível quando atuavam apenas
nos mercados centrais. A capilaridade das empresas
transnacionais as tornou parceiras necessárias e, ao mesmo
tempo, ameaçadoras dos Estados nacionais.”
(Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem.
Editora Edusp. São Paulo, 2007)
Assinale a opção que indica um dos objetivos que levou as
empresas transnacionais a atuarem nos países subdesenvolvidos,
entre as décadas de 1960 e 1970