Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20833 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Dança

O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o

debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o

movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe

uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são

aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos?

Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas

a seguir.

I.Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva,

capaz de gerar identidade e promover a interação.

II.Compreender e apreciar as diversas danças como

manifestações culturais, sem hierarquizá-las.

III.Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em

movimento para entender o valor dos exercícios físicos.

Assinale:

A linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) possui uma

técnica narrativa pautada na comunicação visual.

Com base na tira “Calvin e Haroldo", de Bill Watterson, assinale a

opção que caracteriza corretamente a linguagem das HQs.

Observe a imagem a seguir

A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação

bancária"

Em 2005, a Coreia do Sul produziu um cãozinho clonado chamado Snuppy. Ele era o resultado da união de núcleos de células adultas, retiradas da pele da orelha de um cão da raça afghan hound macho e transferidos para óvulos previamente desnucleados. Os embriões resultantes foram implantados em fêmeas da raça labrador. A partir dos dados acima, é correto afirmar que o patrimônio genético de Snuppy é constituído

Em uma análise a respeito das inferências científicas no filme Perdido em Marte, aparece a seguinte citação: “O maior desafio de todos é conseguir que o corpo humano se adapte, sem grandes traumas, a viver por longos períodos em condições completamente diferentes daquelas em que foi moldado”. Ciência Hoje, nº 333. Com relação à ideia de que o corpo humano ... foi moldado, citada no texto, analise as afirmativas a seguir. I.As condições ambientais selecionaram, no indivíduo, os genes adequados e eliminaram os inadequados. II.As condições ambientais provocaram, no indivíduo, mutações adequadas ao ambiente em que ele se desenvolveu. III.As condições ambientais interferiram na regulação gênica no genoma do indivíduo, ligando e desligando genes, levando à sua formação (modelagem). Assinale:

A figura a seguir representa (de modo simplificado) uma seção de

uma molécula de ADN (DNA) durante a replicação. Os algarismos

representam as bases nitrogenadas constantes da molécula.

A substituição de algarismos por bases nitrogenadas pode levar a

numerosas configurações. Entre as propostas de substituição

listadas a seguir, assinale a correta.

Sobre as atividades produtivas realizadas no Brasil, analise as afirmativas a seguir. I.A produção de alumínio é feita majoritariamente no Pará, o que significa construir hidroelétricas de grande porte na região amazônica. II.As pastagens são ecossistemas com pouca capacidade de absorver o CO2 da atmosfera, e não contribuem para a manutenção da água. III. As plantações extensivas de soja e milho exigem quantidades muito grandes de defensivos agrícolas o que elimina maciçamente a fauna e contamina os lençóis freáticos. Problemas ambientais graves são evidenciados em

Até o momento, a ação mais eficaz contra o Aedes aegypti tem sido a de eliminar seus criadouros. Contudo, existem algumas características na reprodução desse mosquito que dificultam o seu combate. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. I.O Aedes aegypti coloca seus ovos nas paredes dos criadouros e não diretamente na água. Os ovos podem ficar cerca de um ano em um lugar seco, mas permanecem viáveis e, quando o nível da água sobe, os ovos eclodem. II.O Aedes aegypti deposita, diretamente em qualquer tipo de água, jangadas com 500 a 1000 ovos que eclodem rapidamente, formando larvas que completam seu ciclo em uma semana. III.O Aedes aegypti utiliza, como criadouro, qualquer água acumulada, aparentemente limpa. O texto inicial é justificado

Em 1990, as emissões de carbono na atmosfera foram de

6 bilhões de toneladas. Nesse ano, a Terra tinha a capacidade de

absorver, nos ecossistemas terrestres e marinhos (sumidouros), 3

bilhões de toneladas de carbono. Em 2008, as emissões de

carbono chegaram a 9 bilhões de toneladas.

Com base nos dados acima, analise as afirmativas a seguir:

I. Para interromper o crescimento de CO2 na atmosfera,

deveríamos dividir por 3 as atuais emissões de CO2.

II. No curto prazo, o aumento da quantidade de CO2na

atmosfera favorece o aumento do crescimento das plantas.

III. O aumento da temperatura ambiente aumenta a capacidade

de absorção de CO2 pelos ecossistemas marinhos.

Assinale:

Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,

analisando os seguintes resultados de seus alunos na última

edição da Prova Brasil.


Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.

I. Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os

professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de

uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de

toda uma etapa de ensino.

II. Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas

avaliações em larga escala é o de estimular o maior

comprometimento das escolas e das redes com a melhora

dos indicadores escolares.

III. As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão

relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos

parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.

Está correto o que afirma em

Em “As geografias oficial e invisível do Brasil: algumas referências”, Rafael S. Anjos critica a forma como o Estado brasileiro contemporâneo tem conduzido a política cartográfica e geográfica no país.
Com relação à forma como o Estado brasileiro tem conduzido a política cartográfica e geográfica, analise as afirmativas a seguir.
I. Revela uma fragmentação institucional e diferentes prioridades de ação.
II. Fortalece os conflitos operacionais e de atribuições.
III. Causa um dano irreparável à gestão eficaz do território nacional.
Está correto o que se afirma em

“Em qualquer estudo fitogeográfico de matas tropicais de posição azonal marcante, como é o caso das florestas atlânticas brasileiras, torna-se indispensável compreender a forma pela qual elas transicionam para diferentes domínios situados a oeste e ao sul do grande contínuo norte-sul das chamadas matas atlânticas.
A identificação pioneira das faixas de transição e contato existentes entre os diferentes domínios de natureza no Brasil deveu-se a uma iniciativa terminológica, intuitiva e pragmática popular nordestina.”
(Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012)
Desde tempos imemoriais, reconheceu-se a faixa de transição e contato entre a Zona da Mata nordestina e os sertões secos com o termo

Na metade do século XX a ciência geográfica enfrentou debates sobre sua natureza e seu escopo. Este debate estava inserido em um conjunto mais amplo de discussões filosóficas sobre as diferentes abordagens válidas para a produção do conhecimento científico. No entanto, em cada disciplina, este debate é apresentado por abordagens metodológicas e teóricas específicas que representam diferentes posições filosóficas.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o par de diferentes abordagens filosóficas e um dos principais debates na ciência geográfica em meados do século XX.

Em seu trabalho Espaço: um conceito-chave da Geografia, Roberto Lobato Corrêa apresenta fragmentos de obras de geógrafos, que de diferentes correntes do pensamento geográfico.
Fragmento 1
“... o espaço organizado pelo homem é como as demais estruturas sociais, uma estrutura subordinada-subordinante. E como as outras instâncias, o espaço, embora submetido à lei da totalidade, dispõe de uma certa autonomia”.
Fragmento 2
“O espaço mítico é também uma resposta do sentimento e da imaginação às necessidades humanas fundamentais. Difere dos espaços concebidos pragmática e cientificamente no sentido que ignora a lógica da exclusão e da contradição”.
No fragmento 1, o espaço, para o geógrafo, é um fator social e não apenas um reflexo social. No fragmento 2, o geógrafo enfatiza os sentimentos espaciais e as ideias de um grupo ou povo sobre o espaço a partir da experiência.
Os fragmentos 1 e 2 foram escritos, respectivamente, por

“O período técnico-científico que caracteriza a produção e o consumo de bens e serviços na atualidade tem como um dos grandes veículos de sua afirmação histórica as empresas transnacionais. A internacionalização das grandes companhias conseguiu estender as suas redes de atuação por todo o mundo, utilizando a mão de obra mais barata dos países subdesenvolvidos e atingindo a elevação das taxas de lucro, de uma forma que não era mais possível quando atuavam apenas nos mercados centrais. A capilaridade das empresas transnacionais as tornou parceiras necessárias e, ao mesmo tempo, ameaçadoras dos Estados nacionais.”
(Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. Editora Edusp. São Paulo, 2007)
Assinale a opção que indica um dos objetivos que levou as empresas transnacionais a atuarem nos países subdesenvolvidos, entre as décadas de 1960 e 1970

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282