Analise o fragmento a seguir.
Os ursos polares em cativeiro manifestam comportamentos obsessivos, caminham para frente e para trás no mesmo trecho, movem a cabeça de um lado para o outro e apresentam outros sinais de estresse. Tais comportamentos se manifestam mesmo quando os ursos em cativeiro vivem em espaços bastante amplos. Isto demonstra que as condições de cativeiro não constituem uma alternativa válida ao habitat natural para os ursos polares.
Assinale a alternativa que, se considerada verdadeira, enfraquece a argumentação lógica do texto citado.
Indivíduos têm direitos. E há coisas que nenhuma pessoa ou grupo pode fazer com os indivíduos (sem lhes violar os direitos). Tão fortes e de tão alto alcance são esses direitos que colocam a questão do que o Estado e seus servidores podem, se é que podem, fazer. Que espaço os direitos individuais deixam ao Estado?
(Adaptado de: NOZICK, R. Anarquia, estado e utopia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991, p. 9.)
Robert Nozick contribuiu para o debate contemporâneo sobre a relação entre Sociedade e Estado, defendendo uma concepção de Estado
Com relação às características do conceito de excelência moral, segundo o Livro II da Ética a Nicômaco, de Aristóteles, analise as afirmativas a seguir.
I. A excelência moral é adquirida como produto do hábito, que aperfeiçoa a capacidade natural humana de receber e desenvolver a virtude.
II. A excelência moral diz respeito a paixões e ações, acompanhadas de prazer ou dor, exigindo uma disposição de caráter para evitar os extremos.
III. A excelência moral é uma virtude dianoética, pois envolve o poder racional de decidir sobre o necessário e universal conforme a natureza.
Assinale:
Com relação ao ensino da Arte no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso da Arte como saber instituído, baseado no valor do objeto artístico em si mesmo, foi uma característica marcante do ensino de Arte no Brasil, ao longo do século
XIX.
II. O modernismo em Arte/Educação difundiu uma concepção de arte como desenvolvimento da criatividade, apoiando se, entre outros, na ideia de evolução gráfica das crianças.
III. As experiências das Escolinhas de Arte incentivaram a oficialização do ensino de Educação Artística em escolas públicas, a partir dos anos 1970, ao propor as habilidades de leitura, interpretação e contextualização da obra de arte.
Assinale:
As duas imagens são exemplos de uma linguagem da arte contemporânea inserida na dinâmica da cultura urbana: o grafite. A primeira, “Swept under the carpet”, é do artista plástico Bansky e se encontra em uma rua de Londres; a segunda é “O estrangeiro”, de Os gêmeos e foi realizada em fachada lateral de prédio no Vale do Anhanngabaú, em São Paulo (SP).

Com relação aos grafites reproduzidos, analise as afirmativas a
seguir.
I. Os dois grafites proporcionam uma experiência estética fora de espaços tradicionais, superando a dicotomia entre “arte de rua” e “arte para museu”.
II. Os dois grafites produzem uma nova estética urbana, ao introduzir ações familiares em situações implausíveis ou ao hiperdimensionar figuras humanas.
III. Os dois grafites são manifestações de contestação política e ideológica próprias da contra cultura iniciada na década de 1960. Assinale:
Em um exercício de apreciação e leitura de imagens, o docente elege a estratégia da intertextualidade para desencadear o processo criativo em seus alunos, relacionados imagens consagradas de história da arte com elementos do cotidiano.
I
Com relação à intertextualidade como procedimento para produzir conhecimento sobre a arte, com base nas imagens acima, analise as afirmativas a seguir.
I. A eleição das duas imagens em situação de intertextualidade permite estabelecer um diálogo entre elas, através dos elementos de aproximação estético formais e dos valores e atitudes que socialmente lhes são atribuídos.
II. A intertextualidade pressupõe a releitura da obra de arte, incentivando a capacidade de relaborar e reorganizar, em uma nova composição, os elementos visuais que estão sob exame.
III. O ensino da arte mediante a intertextualidade promove o diálogo entre diversas áreas do conhecimento, estabelece uma relação entre diferentes linguagens artísticas e diversifica o repertório simbólico.
Assinale:
O docente apresenta duas imagens com o objetivo de refletir sobre o corpo como suporte da intervenção artística. A primeira retrata a prática indígena Kaiapó de pintura corporal e a segunda registra a performmance Rest Energy (1980), de Marina Abramovic e Ulay
, na qual, com um arco tensionado, uma flecha é apontada para o coração da artista, enquanto os batimentos cardíacos são amplificados e transmitidos pelo espaço expositivo.

( ) A tradição da pintura corporal indígena tem como função reafirmar ritualisticamente a identidade cultural do grupo e seus papéis sociais.
( ) A performance Rest Energy é uma modalidade de Body Art (Arte do Corpo), cujo objetivo é produzir quadros vivos para fornecer maior realismo às representações sobre o corpo.
As afirmativas são, respectivamente,
Durante uma aula de Arte para o 6o Ano do Ensino Fundamental, durante a execução de uma canção, os alunos podem ser estimulados a observar e analisar mais detalhadamente as características peculiares da voz de cada membro do grupo e relacionar essas características a um determinado parâmetro do som.
Assinale a alternativa que indica o parâmetro sonoro a que o texto acima se refere.
Segundo Isabel Marques em “A linguagem da dança ”, a dança deve ser compreendida como linguagem artística e não somente como repertório, visto que tem o potencial de agir sobre o mundo.
A respeito da linguagem da dança na escola, assinale a afirmativa incorreta.
A respeito do ensino de dança nas escolas, de acordo com o PCN, analise as afirmativas a seguir:
I. O aprendizado da dança se faz pela imitação do gesto dançante e pelo aprendizado de uma forma específica de dança.
II. Faz.se necessário diagnosticar os conhecimentos que circulam na região em que a escola está localizada.
III. Os conteúdos, enquanto produção específica da dança, não devem ser abordados a partir de vínculos com os contextos vividos pelos alunos.
Assinale:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que não corresponde à importância do ensino de Teatro na escola.
De acordo com a Constituição Federal, é competência exclusiva do Congresso Nacional, autorizar o Presidente e o Vice Presidente da República a se ausentarem do país, quando a ausência exceder o período de
A atual regra de uma organização é estar preparada para competir. O desafio de descobrir o profissional que tenha maior potencial na gestão de pessoas está relacionado ao processo de
A maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas de forma compartilhada por todos os membros da organização, direcionando as ações para a realização dos objetivos organizacionais, caracteriza
Acerca do conceito de descentralização da Administração Pública, analise as afirmativas a seguir.
I. Ocorre a descentralização quando a Administração Pública transfere a execução de determinada atividade para outra pessoa jurídica, pertencente ou não à administração pública.
II. A descentralização para pessoa jurídica de direito público pertencente à própria Administração terá que ser realizada sempre por lei.
III. É possível que a Administração Pública delegue, por meio de contrato de concessão, serviços públicos que lhe são afetados.
Assinale: