Los fragmentos a continuación pertenecen a uno de los textos de referencia del programa.
“Pesquisas desenvolvidas em diferentes países corroboram evidências de que muitos materiais didáticos utilizados para o ensino de língua materna e/ou língua estrangeira, assim como de outras disciplinas do currículo escolar, reproduzem em seus textos escritos e/ou ilustrações e, por vezes, até mesmo na destinação de seu espaço e na referência a personagens fictícios ou reais, a discriminação de gênero observada no tratamento de homens e ulheres.”
Respecto a la representación de las familias, el autor afirma: “Os modelos das famílias representadas são extremamente conservadores e não retratam a diversidade de formas de constituição que conhecemos na realidade. Não há nenhuma menção a famílias que sejam constituídas a partir de
um segundo ou terceiro casamento ou de pessoas que vivem juntas sem serem casadas legalmente, e muito menos se cogita a possibilidade de famílias formadas por casais de pessoas do mesmo sexo.”
(PEREIRA, Ariovaldo Lopes. “Representações de gênero em livros didáticos de língua estrangeira: discursos gendrados e suas implicações para o ensino”. In: Pereira, Ariovaldo Lopes & Gottheim, Liliana. Orgs. Materiais Didáticos para o ensino de língua estrangeira. Processos de criação e contextos de uso. Campinas: Mercado de Letras, 2013, p.121 e p. 131.)
Pereira presenta en este artículo algunos tipos de discurso frecuentes en los materiales didácticos. A continuación se presentan algunas definiciones de tales tipos. Señale la opción que corresponde a la representación de las familias en los libros didácticos a partir de los fragmentos arriba.
El siguiente fragmento forma parte de uno de los textos de referencia:
“Por volta das décadas de 70 e 80 do século XX, alguns professores e linguistas perceberam que os alunos eram capazes de produzir sentenças gramaticalmente corretas muitas vezes, mas pouco as utilizavam em situações realmente comunicativas e reais fora da sala de aula. Ficou claro,
portanto, que a comunicação (entendida como um todo, e não somente a fala) requeria mais do que simplesmente o conhecimento das regras. O conceito de competência comunicativa, desenvolvido por Hymes (1970), postula que ser competente comunicativamente falando vai além do conhecimento linguístico que o indivíduo pode ter.”
(In: JALIL, Samira Abdel; PROCAILO, Leonilda. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o
pós método. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA. Anais. Paraná. PUCPR, 2009, p.778.)
La noción teórica de competencia a la que se hace referencia está centrada en
Tras leer y comparar los fragmentos de texto de las cuestiones (27 y 28), señale V para la afirrmación verdadera y F para la falsa.
()El texto de la revista digital El Puerco Espín construye sentidos de rivalidad y dicotomía entre periodismo alternativo y periodismo tradicional.
()En ambos fragmentos se encuentra la prredominancia de secuencias textuales descriptivas.
()En ambos textos, se verifica la utilización de la imagen como un recurso de humor que tiene la finalidad de captar al lector. Las afirmaciones son,respectivammente,

A charge acima se refere com humor à estrutura do silogismo aristotélico, com um tipo de argumento
Nas obras primas dos mestres, tudo nos instrui (...). Acontece, porém, que essas obras primas que nos enriquecem<> são, por sua vez, enriquecidas por nós. Cada geração descobre nelas um sentido antes despercebido.
(Émile Mâle apud COLI, Jorge. O que é a arte. SP: Brasiliense, 1995, p. 48.)
Com base no trecho citado, a respeito da relação entre arte e cultura, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Entre os objetos artísticos, as obras primas são as que comunicam ao espectador a beleza objetiva e a qualidade constitutiva que contêm, nos enriquecendo culturalmente.
( ) Os objetos artísticos estão associados a contextos histórico culturais, com os quais mantêm uma dupla relação, na medida em que alimentam a cultura e são nutridos por ela.
( ) Os objetos artísticos se diferenciam dos artefatos cotidianos, pois são eternos, sendo admirados pelos espectadores mais sensíveis, em todas as gerações.
As afirmativas são, respectivamente,
Jean Jacques Rousseau escolheu a imagem a seguir para o frontispício da edição de 1801 de seu Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Ela representa um nativo do sudoeste da África, um hotentote, retornando “ para os seus iguais” , como informa a legenda que acompanha a figura.
Imagem e legenda se referem a uma anedota então conhecida: um jovem hotentote fora trazido para a Europa e demonstrara grande aptidão em se adaptar e assimilar outra cultura. Mas, após uma visita aos seus parentes, decidiu voltar para os seus.

Rousseau, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a
falsa.
( ) Para Rousseau, a origem da desigualdade entre os homens se relaciona à dicotomia entre natural e artificial, expressa visualmente na distinção entre o selvagem e o homem civilizado.
( ) Para o filósofo, a maneira de viver dos europeus não tem valor universal, como ilustra o ato do hotentote de se despir e voltar “ para os seus iguais” .
( ) A imagem ilustra o regresso do hotentote ao estado natural, exemplificando a teoria de Rousseau sobre a gênese histórica das culturas e das sociedades civis e a consequente corrupção do homem natural.
As afirmativas são, respectivamente,
(...) Sob o signo da tecnologia, a ética tem a ver com ações de um alcance causal que carece de precedentes (...). Tudo isso coloca a responsabilidade no centro da ética. (...) A ética ora exigida não pode permanecer no desrespeitoso antropocentrismo que caracteriza a ética tradicional, particularmente a ética ocidental helênico judaico cristã. As possibilidades apocalípticas radicadas na moderna tecnologia nos têm ensinado que o exclusivismo antropocêntrico poderia ser um prejuízo e que necessita, ao menos, de uma revisão.
Diante destas constatações, Hans Jonas formula um novo imperativo, relacionado a um novo tipo de ação humana: “ Age de tal forma que os efeitos de tua ação sejam compatíveis com a permanência de uma vida autenticamente humana sobre a terra” . (JONAS, Hans. El principio del responsabilidad: ensayo de una ética para
la civilización tecnológica. Barcelona: Herder, 1995, pp. 16 17, 40, 99.)
As afirmativas a seguir formulam coerentemente o novo imperativo da ética para uma civilização tecnológica, segundo Hans Jonas, à exceção de uma. Assinale a.
São estratégias usadas para transformar os docentes de arte em mediadores culturais, à exceção de uma. Assinale a.
“As mãos falam”
Determinados gestos, como o de manter a mão direita levantada, dobrando os dedos anular e mindinho junto com o polegar, codificam valores e atitudes em diversas sociedades. Um exemplo da “mão que fala” é o gesto da benção cristã, exemplificada no Salvator mundi (1499), de Leonardo da Vinci. Reis e imperadores se apropriaram desse gesto simbólico e de seu significado, como é o caso de Napoleão, que se faz retratar segurando a “mão dda justiça”, tela de Jean Augi ste Dominique Ingres, Napoleão em seu trono imperial (1806).

A Semana de Arte Moderna de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo, foi revolucionária ao propagar os conceitos do movimento modernista, questionando os valores artísticos e estéticos nacionais não apenas nos campos da Literatura e das Artes Plásticas, mas também no da Música. Do grupo de expoentes intelectuais e artistas que produziram aquele evento, houve apenas um único representante da área musical. Assinale a alternativa que indica o nome desse representante.
No início do século XX, os mestres do balé eram franceses e italianos e o público já clamava por algo mais novo e original o que anunciava a dança moderna.
A respeito da evolução da dança moderna, analise as afirmativas a seguir.
I. A dança moderna reencontra os ritmos dos movimentos inatos do homem, tendo como inspiração os movimentos da natureza.
II. A dança moderna tem essência na emoção porque a dança não precisa de história. Ela é o próprio enredo. III. A dança moderna começa a ter um propósito político e de denúncia da sociedade.
Assinale:
A educação na escola muitas vezes é artificial com relação à liberdade e à formação de corpos “não dóceis ”. Com isso, o corpo vai se tornando um produto da sociedade.
A respeito da educação corporal na escola, assinale a afirmativa correta.
A dança, como fator cultural, permite que o aluno tome conhecimento dos vários ritmos de danças populares e folclóricas, tais como a lambada, o forró, o break, o Rap, a capoeira, a dança do Boi.Bumbá, entre outras.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O ato criativo de troca de vocabulário é importante para conhecer, produzir, analisar e ampliar o repertório de danças já estabelecido.
II. O tratamento da dança popular como mercadoria cria uma possibilidade de acomodação em um universo de resistência ao folclorismo.
III. A dança, como um dos lugares de memória, encontra em cada gesto esquecido outras lembranças a serem procuradas provocando uma mudança de valores e uma reinvenção de lugares.
Assinale:
Segundo Flavio Desgranges, o teatro infantil costuma ser alvo de críticas: há muitos espetáculos, mas poucos são de boa qualidade. Inúmeros são os fatores para essa má reputação.
As afirmativas a seguir referem.se a esses fatores, à exceção de uma. Assinale.a
Sobre uma partícula animada por um movimento harmônico simples, são dados três gráficos cartesianos:
Eles representam (durante um período) como variam, em função do tempo, a elongação x (gráfico x.t), a velocidade escalar (gráfico v.t) e a aceleração escalar (gráfico a.t), não necessariamente nessa ordem. Os gráficos, x.t, v.t e a.t são, respectivamente,