Uma parte relevante do estudo das ligações químicas é a
relação entre o tipo de ligação interatômica e as propriedades
das substâncias. Isso porque as propriedades químicas e físicas
das substâncias estão diretamente associadas ao tipo de ligação
química existente entre os átomos.
A tabela a seguir apresenta algumas observações experimentais
para uma substância hipotética.

O α−pineno tem sido utilizado, na indústria química, para
sintetizar compostos que são matérias primas para a fabricação
de perfumes e polímeros.
Um desses compostos pode ser obtido com cerca de
90% por meio da reação representada a seguir.

A vida das diferentes espécies de peixes é diretamente
influenciada pela acidez do corpo d’água, mas sabe–se que em
concentrações de íons H+ superiores a 10–5 mol.L–1 a maioria
dos peixes não sobrevive. Em um aquário, a 25qC, foram
determinadas as concentrações de alguns íons, entre eles o íon
OH– que apresentou concentração 10–11mol.L–1.
Para essas condições, assinale a alternativa que indica a acidez da
água e a previsão sobre a sobrevivência dos peixes nesse aquário.
O ácido tereftálico é um monômero muito utilizado para a produção de diversos poliésteres importantes. Este ácido é obtido pela oxidação catalítica do p–xileno, utilizando ar como oxidante, de acordo com a reação a seguir.

Analise as imagens a seguir.

Ao trabalhar em sala de aula com imagens de cidades coloniais,
o professor apresenta uma gravura holandesa produzida em
1624, no contexto das invasões em Salvador.
Em meio à baía, estão representadas as naus holandesas,
contra as quais os canhões das fortalezas portuguesas
disparam, envoltos em fumaça.

Em seu discurso de posse transmitido pela “Voz do Brasil”, o
Presidente Jânio Quadros faz referência à conjuntura
internacional e anuncia, em linhas gerais, uma nova postura do
governo brasileiro em termos de sua inserção no mundo:
Palácio da Alvorada, 31 de janeiro de 1961.
[COMUNICADO]
Rio de Janeiro, 1º de fevereiro de 1961
Atravessamos horas das mais conturbadas que a humanidade já
conheceu. O colonialismo agoniza, envergonhado de si mesmo,
incapaz de solver os dramas e as contradições que engendrou. Ao
Brasil cabe estender as mãos a esse mundo jovem,
compreendendo–lhe os excessos ou desvios ocasionais, que
decorrem da secular contenção de aspirações enobrecedoras. (...)
Os nossos portos agasalharão todos os que conosco queiram
comerciar. Somos uma comunhão sem rancores ou temores.
Temos plena consciência da nossa pujança para que nos
arreceemos de tratar com quem quer que seja.
(Apud FRANCO, Alvaro da Costa (org.). Documentos da política externa
independente. Rio de Janeiro: Centro de História e Documentação Diplomática;
Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2007. Vol. 1: p. 21–31, p. 30–31.)
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o processo
histórico e o princípio de política externa a que o discurso
presidencial alude.
Desde a segunda metade do século XIX, a tradição das exposições universais e coloniais transforma o mundo não europeu em objeto de museu. A imagem a seguir reproduz um cartaz da Exposição Colonial Internacional e dos Países de Além–Mar, de 1931, realizada em Paris e visitada por oito milhões de pessoas. A legenda do cartaz esclarece: “É com 76.900 homens que a França assegura a paz e os benefícios de sua civilização a seus 60 milhões de indígenas”.

“Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou
explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais
(...). Por outro lado, sua complexidade faz com que nenhuma
das áreas, isoladamente, seja suficiente para explicá–los; ao
contrário, a problemática dos temas transversais atravessa os
diferentes campos do conhecimento.”
(BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF,
1998, p. 26 inhttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf.)
Com relação ao ensino a partir de temas transversais ou
geradores, analise as afirmativas a seguir, de acordo com a
perspectiva dos PCN’s e das novas discussões teórico–
metodológicas e didáticas da História.
I. As questões dos temas transversais devem ser integradas
às áreas convencionais do currículo escolar, de tal forma
que produzam adaptações nas orientações didáticas de
cada área e que assegurem um trabalho pedagógico
voltado à educação de valores em todas as áreas.
II. A questão ambiental é um exemplo de tema que, embora
não seja habitualmente incluído nos conteúdos das aulas de
História, só pode ser plenamente compreendido por meio
da articulação de conhecimentos históricos com as
contribuições de outras disciplinas escolares.
III. A transversalidade do conjunto de temas escolhidos para
integrar o currículo escolar deve resultar na criação de
áreas didaticamente autônomas e estruturadas em torno
de atividades comuns às várias disciplinas, de modo que
incentive e promova a polivalência dos professores de
História.
Assinale:
A elevada concentração populacional e a presença de
atividades industriais nas grandes cidades contribuem para o
aumento dos problemas ambientais que afetam a qualidade de
vida dos seus habitantes.
Com relação aos problemas ambientais urbanos, analise as
afirmativas a seguir.
I. A expansão urbana não controlada pode comprometer a
proteção dos mananciais de água que abastecem as
cidades.
II. A impermeabilização do solo nas grandes cidades pode
contribuir para a ocorrência de inundações.
III. A ocupação urbana em áreas de encosta com alta
declividade aumenta os riscos de deslizamentos.
Assinale:
A nova ordem mundial se articula fortemente à nova divisão internacional do trabalho. Divisões pretéritas ganham complexidade e novas relações econômicas e políticas são estabelecidas.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A nova divisão internacional do trabalho leva em consideração, dentre outros aspectos, os níveis tecnológicos de produção.
II. Em cada período histórico são valorizados diferentes recursos naturais e, portanto, distintas regiões do planeta.
III. Os centros sofísticados de pesquisa e os distintos financeiros são espaços valorizados na nova divisão internacional do trabalho.
Assinale:
O Brasil figura entre os países mais bem dotados do ponto de
vista dos recursos hídricos (...). Dispõe de densa rede
hidrográfica, formada por grandes bacias que cobrem o
essencial do território, e de pequenas bacias costeiras.
(THÉRY, HervéeMELO, Neli Aparecida. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas
do território. São Paulo: Edusp, 2005: 76-7)
Com relação ao potencial e à utilização das bacias hidrográficas
brasileiras, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma alta proporção do potencial hidráulico da bacia do
Paraná já está aproveitada.
II. A construção de hidrelétricas na bacia do Araguaia-
Tocantins é facilitada pela topografia acidentada da região.
III. Nas décadas de 1970 e 1980, o aproveitamento hidrelétrico
da bacia Amazônica causou a inundação de grandes áreas
florestais.
Assinale:
“Conjunto de todos os instrumentos de trabalho e de todas as
formas de fazer, a cidade só poderá ser entendida ao considerar
a coexistência de divisões territoriais de trabalho. A cidade não
é apenas o reino do circuito superior, mas também o lugar do
circuito inferior, do trabalho não-especializado, das produções e
serviços banais, das ações ligadas aos consumos populares.”
(Adaptado de: SILVEIRA, Maria Laura. São Paulo: Os dinamismos da pobreza. In:
CARLOS, A. F. e OLIVEIRA, A.(org.). Geografias de São Paulo: Representação e
crise da metrópole. São Paulo: Contexto, 2004)
Sobre as características do circuito inferior da economia
urbana, assinale a afirmativa correta.
A hierarquia das cidades constitui um campo tradicional de estudo dos geógrafos.
Sobre os conceitos relacionados à “teoria das localidades centrais”, assinale a afirmativa correta.

Considerando o fenômeno do aquecimento global e a figura acima, assinale a afirmativa correta: