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Segundo Quadros e Karnopp (2004), há duas formas de criar novos sinais na Libras, a derivação e a composição. No que diz respeito à formação de sinais compostos, observa-se que tanto regras fonológicas quanto morfológicas podem ser aplicadas nesse processo. Uma das regras morfológicas identificadas na formação de sinais compostos na Libras é a Regra da sequência única, definida como

De acordo com Sá (2006), é somente a partir do século XVIII que tem início a educação institucionalizada dos surdos. A instituição mais famosa desse período é o atual Instituto de Jovens Surdos de Paris, fundado pelo abade francês Charles-Michel de l'Epée em 1756. Segundo Sacks (2010), para ensinar aos surdos a leitura e a escrita, o abade de l'Epée desenvolveu o sistema de sinais metódicos, o qual pode ser definido como

Na educação inclusiva para surdos é importante

No ensino de Libras como segunda língua para ouvintes, a identificação dos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos pode promover um ambiente de aprendizagem que valorize suas diferentes formas de aprender (GESSER, 2012). O estilo de aprendizagem em que o aluno recorre à experiência física (sentir, tocar, manusear), para a aprender a Libras, tem sido denominado de

De acordo com Mertzani (2010), o ensino de línguas de sinais para ouvintes tem utilizado métodos de ensino de segunda língua. A abordagem de ensino de Libras para ouvintes cujo foco da aprendizagem não está na forma linguística, mas no desenvolvimento de uma competência para usar a Libras em situações reais, é a

O Artigo 30 da Lei n.º 13.146 de 2015, que trata dos processos seletivos para ingresso e permanência no ensino superior, determina que, para garantir acessibilidade às pessoas surdas, estas passam a ter como direitos garantidos

Sobre cinética química, é correto afirmar que

De maneira geral, da esquerda para a direita nos períodos da tabela periódica, os átomos tornam-se menores, o que justifica essa afirmativa?

A configuração eletrônica do átomo de ferro Fe e seu íon Fe (III) são, respectivamente,

Dado: número atômico do Fe= 26

Em uma pilha combustível ocorre as seguintes semi - reações representadas abaixo, responda à questão

Quais substância são os agentes oxidante e redutor, respectivamente,

Para preparar um tacacá saboroso, deve-se adicionar Cloreto de sódio na medida certa ao tucupi. Em sua primeira experiência na cozinha, uma aspirante a tacacazeira adiciona 35,1 g desse sal em 3 L de tucupi, mas percebe que está “muito salgado" e adiciona tucupi até alcançar uma concentração de 0,05 mols de NaCl por L de tucupi. A quantidade de tucupi adicionada foi de

Obs.: Massas molares em g.mol-1: Na = 23 e Cl = 35,5.

Das raízes da mandioca brava é obtido o caldo amarelado conhecido como tucupi. Em uma análise química do tucupi, além de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio (elementos presentes em compostos orgânicos), foram encontrados também Ca, Cu, Fe, K, Mg, Mn, Na e Zn. Com base nesse conjunto de informações, responda à questão.

Dos elementos químicos presentes no tucupi, aqueles que se ligam ao oxigênio formando óxidos ácidos são

Considere os números atômicos dos seguintes elementos (escritos entre parênteses): oxigênio (8), Na (11), Mg (12), S (16) e Cl (17). Julgue as afirmativas a seguir, sobre os óxidos formados por estes elementos.

I – Aqueles com maior ponto de fusão são os óxidos de sódio e magnésio.

II – O enxofre forma mais de um óxido.

III – A ligação entre Mg e O é a que apresenta maior caráter iônico.

IV – O dióxido de cloro (ClO2) apresenta fórmulas de Lewis com híbridos de ressonância.

Está correto o que se afirma em

Julgue as afirmativas a seguir, sobre a fórmula do eugenol.

I- Apresenta as funções álcool e éter.

II- Seu hidrogênio ionizável é aquele ligado diretamente ao átomo de oxigênio.

III- Possui fórmula molecular C10H12O2.

IV- Há apenas forças de Van der Waals como forças intermoleculares.

V- Possui a função éster.

Está INCORRETO o que se afirma em

Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão.

Contém expressão própria da linguagem informal o trecho

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