Como parte do processo de formação continuada de professores, o MEC instituiu um programa especial de treinamento que consiste em um curso de nível médio, a distância, na modalidade normal, voltado para os docentes que não possuem a formação específica para o magistério.
Esse programa é conhecido como
Quando analisado o crescimento da matrícula por tipo de instituição entre 2001 e 2012, no ensino superior, observa-se um
A construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico da escola é um aprendizado da gestão democrática e participativa, constituída por:
I. pais;
II. alunos;
III. professores;
IV. funcionários;
V. comunidade
Dos itens, verifica-se que estão corretos
Segundo a Lei nº 10.861/2004, a avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas:
I. ao perfil do corpo docente;
II. às instalações físicas;
III. à organização didático-pedagógica;
IV. a sua sustentabilidade financeira.
Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s
O Programa, no Brasil, que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais denominado de
Nas fases de avaliação e controle de um projeto, as ações de controle reativas devem garantir que
Qual é a categoria para a análise da relação entre concepções pedagógicas e os significados de avaliação ao qual se refere essa modalidade de avaliação descrita no texto?
Dadas as afirmativas, considerando os aspectos normativos presentes nas falas do personagem Armandinho, quadrinhos,
I. O pronome demonstrativo essas (primeiro quadrinho) indica distância da situação de fala.
II. O pronome demonstrativo essas (primeiro quadrinho) sugere retomada de informação distante no texto.
III. No último quadrinho, há um fator de ocorrência para próclise na norma-padrão, que é o advérbio de negação não.
IV. No primeiro quadrinho, até é uma palavra denotativa de inclusão e funciona como operador argumentativo.
verifica-se que estão corretas apenas
Analise as afirmativas que seguem, considerando alguns dos elementos da construção narrativa.
I. No texto, a postura do personagem-tipo é de um ressentimento individual, que, embora explicite as relações de poder entre os dominantes e seu subalternos, não reivindica uma mudança das relações de exploração em geral.
II. O personagem-tipo pertence à classe dominante que, necessariamente, não tem condições de uma consciência plena como classe.
III. O personagem Luís quer ser apenas prestigiado e, se possível, chegar ao mesmo patamar da classe que o oprime; por isso, reivindica uma mudança das relações de exploração.
IV. No trecho: “Não grito: habituei-me a falar baixinho na presença dos chefes. [...] então eu não era nada?”, é possível reconhecer que são palavras ditas pelo personagem Luís, mas não há verbo de dizer, não há travessão nem aspas. Isso está integrado ao discurso indireto do narrador.
verifica-se que está/ão correta/s apenas
Dadas as afirmativas a respeito da evolução dos modelos de administração pública,
I. O modelo patrimonialista de administração pública põe o patrimônio público do estado à frente do serviço público, diferentemente do modelo burocrático, que confere especial relevância ao serviço público prestado pelo estado.
II. O modelo burocrático de administração pública tem por traço característico, dentre outros, o profissionalismo, a hierarquia funcional e a impessoalidade, todos com a finalidade, por um lado, de se atingir a efetividade no controle dos abusos estatais, mas, por outro lado, apresenta desvantagens que o torna ineficiente, dada a sua rigidez e ao excesso de formalização, por exemplo.
III. De uma forma geral, o modelo gerencial de administração pública baseia-se nos seguintes fatores: interesse público, responsabilidade, descentralização, participação social, transparência, honestidade, liderança e eficiência.
IV. Sendo o modelo patrimonialista de administração pública derivado dos estados absolutistas, inexiste correlação entre ele e a prática de nepotismo, próprio do modelo burocrático e proveniente do estado liberal.
verifica-se que está/ão correta/s
Dispositivos de hardware adicionais podem ser conectados a um computador pessoal para a realização de ações específicas. Tais
dispositivos são conhecidos como periféricos e podem ser classificados como sendo de entrada, de saída ou de entrada e saída, a depender do seu funcionamento. O quadro apresenta, em sua primeira coluna, as três classificações consideradas para os periféricos, enumeradas de 1 a 3. A segunda coluna apresenta uma lista de periféricos utilizados atualmente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, que corresponde à classificação de cada periférico.
Segundo a LDB, Lei nº 9.394/1996, comprovada a negligência para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá a autoridade competente responder processo por crime
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais, garantidos na Constituição e nas leis. O direito à liberdade compreende:
I. buscar refúgio e auxílio permitido pelo estado;
II. ter sua crença e culto religioso orientados e autorizados pela família;
III. participar da vida política, na forma da lei.
verifica-se que está/ão correta/s
Considerando que os símbolos ¬, ∧, ∨, →, ∀ e ∃ representam negação, conjunção, disjunção, implicação, quantificador universal e quantificador existencial, respectivamente, assinale a alternativa que pode ser inferida a partir da fórmula ∀ x (P (x) → Q (x)) ∧ ∀ x (R (x) ∨ ¬P (x)) ∧ ∃ x (R (x)) ∧ ∀ x (¬¬P (x) ∧ S (x)).
Considerando que os símbolos ¬, ∧, ∨, → e ↔ representam negação, conjunção, disjunção, implicação e biimplicação, respectivamente, qual das alternativas apresenta pares de fórmulas equivalentes?