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O conteúdo de luta é previsto como prática pedagógica conforme orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais. A valorização de lutas oriundas dos vários estados brasileiros é uma forma de incentivar a diversidade dos valores socioculturais, fomentando a discussão sobre lutas regionais. Por exemplo, a luta marajoara, que é uma modalidade esportiva de combate ainda pouco estudada, entretanto praticada tradicionalmente no Arquipélago do Marajó, e passando por um iminente processo de esportivização.

Sobre as características de lutas regionais, assinale a afirmativa correta.

A organização do Novo Ensino Médio (NEM) em itinerários formativos é justificada, principalmente, pela valorização da autonomia dos estudantes na definição de sua trajetória escolar. Essa possibilidade de escolha entre diferentes formatos desafia os sistemas educacionais e as escolas a se organizarem para ofertar itinerários que atendam às demandas desses estudantes.

Considerando a oferta do itinerário de formação técnica e profissional, assinale a afirmativa INCORRETA.

A aproximação entre a formação escolar, os jovens e o mundo do trabalho, estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), é reafirmada no itinerário de formação técnica e profissional do novo ensino médio. Esse itinerário permite que sejam ofertadas formações experimentais. Diante do exposto, pode-se afirmar que formações experimentais são formações:

A oferta do itinerário da formação técnica e profissional apresenta, para os sistemas de ensino e para as escolas, o desafioda composição de sua equipe pedagógica, incorporando novos sujeitos docentes com percursos formativos diversificados.

Considerando os perfis profissionais autorizados por lei para ministrar aulas nesse itinerário formativo, assinale a afirmativa INCORRETA.

O itinerário da formação técnica profissional pode compreender curso técnico com carga horária inferior à mínima estabelecida por lei, nesse caso, a complementação pode ser feita a partir de componentes complementares.

Assinale, a seguir, a alternativa em que os dois itens se configuram como componentes complementares.

Ao fazer a sua opção de percurso formativo, o estudante ingressante no Novo Ensino Médio (NEM) tem opções de composição curricular mais flexíveis.

Considerando tais possibilidades de composição curricular, analise as simulações de percurso formativo a seguir.

I. Formação Geral Básica (BNCC): 1.800 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 1.200 horas.
II. Formação Geral Básica (BNCC): 1.200 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 1.800 horas.
III. Formação Geral Básica (BNCC): 1.800 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 800 horas + Disciplinas Eletivas: 400 horas.
IV. Formação Geral Básica (BNCC): 1.900 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 1.400 horas + Disciplinas Eletivas: 300 horas.

De acordo com o previsto em lei, está correto o que se afirma em

Pesquisas realizadas apontam uma série de motivos que levam à evasão escolar. Considera-se que há razões baseadas em situações externas à escola, bem como razões voltadas para o funcionamento interno da escola.

Sobre as razões externas, infere-se que se tratam de:

Muitas discussões foram e são feitas acerca dos mitos e das suas concepções na Antiguidade, hoje e em outros momentos da história.

Segundo Augusto Comte:

Muito além da questão da direita ou da esquerda, temos o fato concreto de que a democracia é um fenômeno que está em permanente evolução; uma vez que é falível e instável é possível identificar alguns desafios que os regimes democráticos contemporâneos enfrentam na contemporaneidade, dentre os quais podemos citar:

A reação ao racionalismo iluminista – isto é, à crença de que a razão seria capaz de alcançar a verdade e de que a ciência, por meio da tecnologia, nos tornaria “mestres e senhores da natureza” – manifestava-se, também, com o movimento romântico, que irrompera no século XIX. No mesmo século, além de Nietzsche, o alemão Arthur Schopenhauer e o dinamarquês Sören Kierkegaard foram alguns dos que submeteram à prova os alicerces da razão.

Em Schopenhauer apresenta-se:

Bertrand Russel foi um dos mais influentes filósofos e matemáticos que o século XX já teve. Durante toda a sua vida sentiu simpatia pelo anarquismo – doutrina que prega o banimento de toda autoridade, a mudança da soberania do Estado pelo contato livre – apesar de ter defendido o esboço de um Estado Mundial para dar fim as guerras entre as nações.

Uma das características marcantes em suas teorias:

Jacques Derrida faz um incessante trabalho de investigação que coloca sob suspeita os discursos da Filosofia e das Ciências Humanas, da Literatura e da História, da Fenomenologia e da Psicanálise ao questionar, inclusive, o próprio conceito clássico de ciência. Entre as suas teorias, apresenta que:

Nicolau Maquiavel (Niccolò di Bernardo dei Machiavelli) viveu durante o Renascimento Italiano. Os principais escritos em que expõe seu pensamento político — “O príncipe” e “Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio” — são publicados postumamente e repercutem até hoje.

Em suas obras, Maquiavel expressa pensamentos às vezes divergentes como:

A teoria do conhecimento é uma área da Filosofia que estuda como o processo de conhecimento acontece. Embora os gregos já tivessem teorias sobre isso, só com John Locke essa área se tornou uma disciplina separada na Modernidade. Para entender o que é teoria do conhecimento, precisamos entender a classificação de correntes filosóficas.

Assinale, a seguir, a única afirmativa que contém a corrente filosófica e um ou mais filósofos que a representem.

De acordo com Brian Harley (2009), “da mesma forma que os canhões e os navios de guerra, os mapas foram as armas do imperialismo”. Considerando a articulação entre mapas e geopolítica, assinale a afirmativa correta.

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