Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 802 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A simetria é uma importante característica para se entender a evolução no reino animal. Quanto a esse caráter, os animais podem ter basicamente dois padrões principais: simetria radial (ou radiada) e bilateral. Existem, no entanto, animais cujo corpo não pode ser dividido em metades especulares. Nesses casos, não existe simetria, falando-se em animais assimétricos.

Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.

Apesar de ser antigo, ainda é utilizado na classificação das plantas o termo fanerógamas; porém, não possui valor de categoria taxonômica. Esse termo se refere às plantas com estruturas reprodutivas bem visíveis e todas desenvolvem sementes. As fanerógamas são divididas em dois grupos – as angiospermas e as gimnospermas. As gimnospermas têm como um representante o pinheiro-do-Paraná ou araucária, a espécie mais conhecida no Brasil e que está presente no filo com maior número de espécies conhecido por:

Analise as três cadeias alimentares a seguir:

Analise as três cadeias alimentares a seguir:

O gambá é um dos animais que, ao pressentirem o perigo, liberam uma mistura de substâncias de odor desagradável, dentre elas, o H2S. Esse gás, liberado pelo animal, contém enxofre, principal responsável, em grande parte, pelo “cheiro de ovo podre”, sendo denominada ácido:

As altas habilidades – também chamada de superdotação – de acordo com Antipoff e Campos (2010), recebem muitas interpretações equivocadas, o que pode se configurar como um desafio na inclusão de estudantes que apresentam essa característica. Um dos objetivos do Plano Estadual de Educação do Paraná (2015-2025), estabelecido na Meta 4.29, é: “garantir a oferta de educação inclusiva, vedada exclusão do ensino regular sob alegação de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, promovendo a articulação pedagógica entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado”.

Considerando as altas habilidades/superdotação, com o objetivo de evitar as interpretações equivocadas e promover a inclusão desses estudantes, assinale a afirmativa correta.

As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado da Educação Básica Especializado (Brasil, 2009) estabelecem que a educação especial é uma modalidade de ensino, que realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e que disponibiliza recursos, serviços e orientação para o processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. Assim, as Diretrizes preveem que o Projeto Pedagógico da escola deve institucionalizar a oferta do AEE e a sua organização, EXCETO:

De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado (Brasil, 2009), os recursos de tecnologia assistiva estão previstos como forma de ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia, atividade e participação. Nesse sentido, o professor do atendimento educacional especializado tem como atribuição ensinar e/ou usar, EXCETO:

Considerando a demanda para que os professores da educação especial conheçam e possam usar o Braille durante a atuação profissional, assinale a afirmativa que o descreve corretamente.

O processo de desenvolvimento da comunicação das pessoas surdocegas, de acordo com Almeida (2008), pode ser fortemente influenciado pelo período no qual ocorreu a surdocegueira, ou seja: a surdocegueira congênita ou a surdocegueira adquirida. Em cada um desses modos pode-se ter diferentes percepções do mundo e, portanto, demanda diferentes abordagens. Nesse sentido, é importante que professores e profissionais do campo da educação especial conheçam as diferentes formas de comunicação catalogadas e disponíveis para serem adotadas pelas pessoas surdocegas. Considerando o desenvolvimento da linguagem e da comunicação das pessoas surdocegas, assinale a afirmativa INCORRETA.

A compreensão sobre a deficiência intelectual, segundo Milian et al. (2013), vem deixando um passado remoto mais atrelado ao senso comum e assumindo uma compreensão científica comprometida com avaliações mais cuidadosas e sistemas de atendimentos mais eficazes. Nesse sentido, Veltrone e Mendes (2011) explicam que a compressão da deficiência intelectual por parte dos educadores se faz importante para o planejamento de abordagens apropriadas na promoção da inclusão desses alunos. Com fundamentação em bases nacionais e internacionais, a deficiência intelectual vem sendo entendida como o funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, com manifestação antes dos 18 anos de idade e que seja associado a inabilidades em pelo menos duas áreas.

Nesse contexto, são consideradas inabilidades que podem ser associadas à deficiência intelectual, EXCETO

Diversas concepções e metodologias foram desenvolvidas, historicamente, em relação à educação de surdos. Essas abordagens, também conhecidas como “filosofias educacionais”, mudaram ao longo dos anos devido às pesquisas científicas, experiências educacionais e ao movimento da comunidade surda brasileira em busca de direitos. Assinale, a seguir, a abordagem prevista, atualmente, na Lei Brasileira de Inclusão para a educação de estudantes surdos.

No sistema de classificação dos esportes que considera como critério a relação com o adversário, os esportes técnico-combinatórios se inserem na categoria denominada “sem interação com o adversário”.

Considerando as características dos esportes técnico-combinatórios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Nesses esportes são comparadas as execuções dos movimentos, bem como o grau de dificuldade com o qual os mesmos são realizados.
(   ) A avaliação do desempenho do praticante é centrada na beleza e no grau de agilidade das técnicas de movimento utilizadas.
(   ) Nesse conjunto de esportes é necessário levar em consideração que os adversários estarão buscando, ao mesmo tempo, alcançar o mesmo objetivo.
(   ) O desempenho do praticante deve ser avaliado respeitando padrões, códigos ou critérios estabelecidos nas regras das modalidades específicas.

A sequência está correta em

O trato das danças circulares na educação física escolar pode proporcionar aos alunos maior expressividade por meio de gestos e movimentos; intervindo, positivamente, em seu crescimento pessoal, agregando como importante valor o sentido cooperativo ao interagir com os outros e com o meio.

Sobre danças circulares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) Retratam eventos e marcos importantes do mundo. Desse modo, podem ser tomadas como uma possibilidade de contribuição para a formação do indivíduo, seja em relação a sua própria pessoa ou no que tange ao seu lugar na sociedade.

(  ) Também são reconhecidas como danças folclóricas ou populares ou, ainda, danças circulares sagradas, nas quais se utilizam repertórios do folclore de diferentes povos, além de serem normalmente vivenciadas com os passos originais, movimentos trazidos da própria região de onde elas se originam.

(  ) Podem ser associadas a diferentes momentos da vida, retratando, assim, o nascimento, o casamento, a colheita, a morte, dentre outros eventos importantes da vida humana, podendo ser caracterizadas como celebrativas, energizantes, meditativas e introspectivas.

(  ) Seu conceito foi engendrado ainda no início do século XX, em uma comunidade sacra localizada na Escócia, pelo espiritualista alemão Bernhard Wosien, que, ao intensificar seus estudos, pesquisou e resgatou danças de roda e danças sagradas, elaborando, em seguida, uma coletânea.

A sequência está correta em

Considera-se a importância de que a educação física continue a ampliar seu olhar e perspectiva sobre os corpos para que se
incluam as diversidades corporais e identidade de gênero em suas teorias e práticas. Dessa forma, é analisado como as
atividades físicas são recursos utilizados por pessoas transexuais ao longo do processo de mudanças corporais para construir
um corpo segundo as características do gênero o qual elas se identificam. Destaca-se o fato do Comitê Olímpico Internacional
(COI), em 2016, ter liberado a participação de pessoas transexuais em competições oficiais. Assinale, a seguir, a afirmativa
que corresponde à única restrição imposta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em 2016.

A capoeira é uma prática cultural corporal brasileira com longa tradição histórica, podendo ser incorporada na disciplina de educação física por conter a presença de luta, dança e jogo; além de ser facilmente incorporada junto às aulas de ginástica, por serem ambas práticas corporais polissêmicas e multifacetadas, revelando muitas aproximações.

São consideradas características em comum entre a capoeira e a ginástica, EXCETO:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282