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Nicolau Maquiavel (Niccolò di Bernardo dei Machiavelli) viveu durante o Renascimento Italiano. Os principais escritos em que expõe seu pensamento político — “O príncipe” e “Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio” — são publicados postumamente e repercutem até hoje.

Em suas obras, Maquiavel expressa pensamentos às vezes divergentes como:

No texto “Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado” é exposto: A partir da leitura, podemos assim compreender:

Hannah Arendt distingue três atividades humanas fundamentais, quais sejam:

O compromisso assumido pelo Brasil como signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos implica que

A compreensão da causalidade provocada pela lógica do capitalismo afluente dá elementos para que possamos assinalar, dentre as opções apresentadas abaixo, a que se harmoniza com o seguinte trecho da Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer: “Em virtude da racionalização dos modos de trabalho, a eliminação de qualidades é transferida do universo da ciência ao da experiência cotidiana”.

Leia o texto a seguir:

“Muita gente imaginou repúblicas e principados que nunca se viram nem jamais foram reconhecidos como verdadeiros. Vai tanta diferença entre o como se vive e o modo por que se deveria viver, que quem se preocupar com o que se deveria fazer em vez do que se faz aprende antes a ruína própria, do que o modo de se preservar; e um homem que quiser fazer profissão de bondade é natural que se arruíne entre tantos que são maus" (MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 69. Adaptado).

O trecho acima se refere ao esforço de Maquiavel em conceber a política como autônoma em relação à ética. Ele consegue isso distinguindo entre

Democracia é uma forma de governo que nasceu na Grécia antiga. Para os gregos, os interesses dos cidadãos e da cidade eram decididos em assembleia em praça pública. Os cidadãos eram convocados para votar quando havia um assunto que fosse de interesse comum. Com isso, os gregos exerciam um tipo de democracia na qual

Leia atentamente a seguinte passagem:

"Minha redefinição do conceito formal de justiça é o seguinte: o conceito formal de justiça significa a aplicação consistente e contínua das mesmas normas e regras a cada um dos membros de um agrupamento social ao qual elas se aplicam"
(HELLER, Agnes: 1998).

Dessa redefinição do conceito de justiça - aspecto fundamental à discussão sobre a relação entre ética e política hoje - resta evidente o traço liberal inerente à argumentação da autora. Nesse sentido, o dado que contraria qualquer definição liberal de justiça é a(o):

A respeito das funções da retórica e da teoria da argumentação,

julgue os itens a seguir.

De acordo com Aristóteles, a retórica parece ser capaz de

descobrir os meios de persuasão relativos a dado assunto,

possibilitando determinar quais são os meios de persuasão mais

adequados a cada caso.

A respeito das funções da retórica e da teoria da argumentação,

julgue os itens a seguir.

O discurso deliberativo, de que é exemplo o discurso político,

visa aconselhar ou dissuadir, mostrando que uma possível ação

futura é conveniente ou prejudicial.

A respeito das funções da retórica e da teoria da argumentação,

julgue os itens a seguir.

A retórica estuda os procedimentos que permitem a um orador fazer que outras pessoas adiram aos pontos de vista por ele defendidos.

A respeito das funções da retórica e da teoria da argumentação,

julgue os itens a seguir.

Os silogismos dialéticos têm a finalidade de persuadir ou convencer e incidem sobre a opinião, ao contrário dos silogismos científicos, que incidem sobre a verdade.

A respeito das funções da retórica e da teoria da argumentação,

julgue os itens a seguir.

A eficácia da argumentação depende não só da totalidade do discurso, mas também do efeito de argumentos isolados, da interação entre os argumentos e até dos argumentos que ocorrem, espontaneamente, no espírito do ouvinte.

Com a queda de Roma, a Igreja romana entrou em processo de politização. A cultura clerical latina originou uma nova filosofia política, cujos principais expoentes são Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. É correto afirmar que:

Immanuel Kant é identificado como defensor do Estado de direito e das liberdades individuais. No que diz respeito às ideias políticas do filósofo, é INCORRETO afirmar que:

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