Sobre as formas de provimento e vacância, analise as afirmativas a seguir.
I. A vacância da função de confiança pode decorrer de dispensa ou de destituição.
II. O aproveitamento do servidor em disponibilidade depende de inspeção médica.
III. A reversão é o reingresso no serviço público do funcionário que provar a ilegalidade da demissão.
IV. O servidor que tiver declarado insubsistente a invalidez será reintegrado ao cargo anteriormente ocupado.
Considerando o Estatuto dos Servidores do Estado de Santa Catarina, é(são) afirmativa(s) que, além de prevista(s) na legislação pertinente, não ofende(m) a Constituição Federal de
1988 apenas
A Procuradoria-Geral do Estado está realizando um levantamento do estado de legalidade dos bens públicos estaduais.
No que tange ao disposto na Constituição do Estado de Santa Catarina, a PGE/SC deve abranger o estudo das:
Nos termos da Lei Complementar nº 491/2010, que cria o Estatuto Jurídico Disciplinar no âmbito da Administração Direta e Indireta do Estado de Santa Catarina, é correto afirmar que:
Ricardo, Antônio, Everaldo e Juliano estão dispostos em torno de uma mesa circular, cada um sentado em um único assento, conforme figura a seguir:

Entre eles, há um procurador, dois desembargadores e um promotor.
Adicionalmente, sabe-se que:
Considerando que cada profissional exerce uma única função, é correto afirmar que:
A linguagem C++ fornece vários tipos de variáveis, as quais precisam ser declaradas e atribuídas a um tipo.
Nesta linguagem, a variável destinada a um número real exato e que ocupa menos memória do que um double, porém tem menos precisão e variação, é:
Os níveis de evolução da escrita, captados por meio da produção de grafismos pelas crianças, são reconhecidos por pesquisadores e por professores mais facilmente que os níveis dos processos de leitura. Consequentemente, o grande número de pesquisas produzidas no Brasil a partir do final dos anos 1980, com base na psicogênese da língua escrita, focalizam, predominantemente, a escrita das crianças, não a leitura; na prática docente construtivista, o fio condutor tem sido os níveis de evolução da escrita.
Em uma perspectiva evolutiva, considerando cada nível separadamente, assinale a afirmativa correta.
É habitual pensar sobre a área de língua portuguesa como se ela fosse um foguete de dois estágios: o primeiro para se soltar da Terra e o segundo para navegar no espaço. O primeiro seria o que já se chamou de primeiras letras, hoje alfabetização; e osegundo, o estudo da língua propriamente dita. Durante o primeiro estágio, previsto para durar em geral um ano, o professor deveria ensinar o sistema alfabético da escrita e algumas convenções ortográficas do português – o que garantiria ao aluno a possibilidade de ler e escrever por si mesmo, condição para poder disparar o segundo estágio metafórico foguete. Esse segundo estágio se desenvolveria em duas linhas básicas: os exercícios de redação e os treinos ortográficos gramaticais.
Considerando a metáfora do foguete na perspectiva do letramento, analise as afirmativas a seguir.
I. O ensino e a aprendizagem das primeiras letras esclarecem o objetivo dos sinais escritos no papel, para que os alunos os identifiquem e os utilizem; é interessante que esse processo seja desvinculado dos usos da leitura e da escrita que o aluno traz de seu próprio contexto.
II. A intimidade com diferentes tipos de textos nasce da possibilidade concreta de utilizá-los em diversos momentos davida escolar e social. Não basta saber classificar textos – isso
é uma narrativa, isso é um poema, aquilo é uma receita; mas sim entendê-los, compreender como e por que são produzidos, e mais tarde ser capaz de escrevê-los.
III. A alfabetização e o letramento são iniciados a partir do processo de escolarização, que permite a imersão do sujeito na cultura letrada. Ambos são processos constituintesdo ser humano conhecer e usar a língua para, então, conhecer a si mesmo e ao mundo ao seu redor.
IV. Alfabetização pode ser considerada como o momento em que se aprende a ler e a escrever, ou seja, a se soltar da Terra. O letramento, por sua vez, junto com a alfabetização,
seria o momento em que aprende a utilizar a leitura e a escrita para interpretar o mundo, navegar no espaço. Isso só acontece se a alfabetização e o letramento são acoplados no mesmo foguete, que navega pela escola e fora dela.
Está correto o que se afirma em
Ao longo do tempo, a leitura tem sido conceituada de modos diversos. Os conceitos de leitura variam como variam os conceitos da escrita e, nestas variações, constitui fator importante a perspectiva em que a escrita é colocada em relação à língua falada. O estudo referente às várias conceituações de leitura e escrita revela que elas são propostas por alguns pesquisadores em estreita conexão com a língua falada, ao passo que outros apresentam a leitura como processo ideovisual em que o leitor, diante da escrita em sua especificidade, desempenhapapel relevante.
Ao tratarmos das concepções de leitura que são importantes para as práticas pedagógicas no processo de alfabetização, assinale a afirmativa INCORRETA.
“Durante minha fase de estudos fora do país, _______________ momentos em que pensei seriamente em desistir. Frequentemente, sentia-me ______________ desanimada e a solidão que ______________ nas noites frias do inverno canadense, ______________ triste e chorosa. No entanto, o tempo foi aplacando a saudade. Os colegas de classe ____________________ mais acolhedores, passei a sentir uma doce paz interior e _______________ a angústia e a vontade de abandonar meus sonhos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente o parágrafo anterior.
O papel da nutrição no desenvolvimento da obesidade está relacionado ao fato de que as proteínas, os lipídios e os carboidratos encontrados na alimentação são metabolicamente interconvertíveis, com exceção dos aminoácidos e ácidos graxos essenciais. Considerando que não existe nenhuma relação para o balanço calórico entre os carboidratos e as proteínas, existe uma correlação estreita dos primeiros com o balanço lipídico. É estabelecido que os lipídios, e não os carboidratos e as proteínas, são utilizados ou estocados em função dos requerimentos calóricos.
Considerando o consumo energético e a composição corporal, em relação aos lipídios (gorduras), analise as afirmativas a seguir.
I. O perigo desses alimentos é ressaltado pelo fato de que o mesmo volume de um alimento rico em gorduras, com sua alta densidade calórica, proporcionará menor saciedade que igual volume de alimento rico em fibras.
II. A dieta hiperlipídica também favorece o aumento no consumo alimentar, tendo em vista que os alimentos ricos em gorduraproporcionam maior prazer na saciedade e sua textura necessita menor esforço para mastigação que os alimentos ricos em fibras.
III. A relação entre a fração da contribuição calórica fornecida pelas gorduras e o peso corporal tem sido observada em idade precoce. A correlação positiva entre índice de massa corporal e o consumo de lipídios é ainda mais forte quando se trata do consumo de gorduras saturadas.
Está correto o que se afirma em
A educação física deve proporcionar o máximo de vivências motoras, explorando todas as formas, direções, ritmos de movimento, incentivando o trabalho em dupla e em pequenos grupos. Além dessas vivências, não se pode deixar de esquematizaros conhecimentos que levem as crianças a agir criticamente rumo à autonomia e ao autoconhecimento. Por esse motivo, o Referencial Curricular do Estado do Paraná, no quadro sugestivo para a Educação Física, indica unidades temáticas como brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura, todas relacionadas a objetivos de conhecimento e de aprendizagem.
Assinale a afirmativa em que os objetivos de aprendizagem que estão em acordo com os objetos de conhecimento estão expressos corretamente.
Os jogos tradicionais infantis fazem parte da cultura popular, expressam a produção espiritual de um povo em determinada época histórica, são transmitidos pela oralidade e sempre estão em transformação, incorporando as criações anônimas de geração para geração. Ligados ao folclore, possuem as características de anonimato, tradicionalidade, transmissão oral, conservação e mudança. As brincadeiras tradicionais possuem, enquanto manifestações da cultura popular, a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver a convivência social. É nesse sentidoque o jogo, seja ele qual for, deve ser pensado enquanto conteúdo curricular. Outrossim, o professor deve ser conhecedor dos jogos e brincadeiras da região em que exercerá sua prática docente.
Assim sendo, assinale as brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário local e regional do Estado do Paraná, de acordo com o seu referencial curricular.
O tempo é o que caracteriza o ritmo da dança. Podemos pensar em três velocidades no movimento do corpo durante a dança.
Considerando o tempo rápido, analise as afirmativas a seguir.
I. Andar sobre o palco no ritmo do cotidiano.
II. Saltar em deslocamento diagonal sobre o palco.
III. Atravessar o palco de forma diagonal em câmera lenta.
IV. Fazer uma pirueta com os pés em flex.
Está correto o que se afirma apenas em
O advogado de determinada entidade empresária do setor de serviços apresentou as seguintes informações referentes às questões judiciais movidas em desfavor da empresa:

Considerando as informações disponibilizadas e as disposições da NBC TG 25 (R2) – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, podemos afirmar que a empresa:
A empresa Aços Planos S/A produz dois produtos em um único departamento e utiliza o método de Custeio por Absorção para apuração do custo de produção e avaliação dos estoques. Para apuração do custo de produção do mês de dezembro de 2021, foram apuradas as seguintes informações:

Os custos indiretos de fabricação do mês de dezembro/2021 foram devidamente rateados (alocados) aos produtos. Com base nessas informações e, ainda, considerando que não havia saldos iniciais e finais de produtos em elaboração no mês de dezembro/2021, os custos de produção dos produtos A e B foram, respectivamente: