Julgue os itens subsequentes, relacionados a ecologia e distribuição dos animais, estrutura de populações e metapopulações.
A introdução da subespécie exótica invasora Sus scrofa scrofa (javali europeu) no Brasil representa grave ameaça à fauna nativa brasileira, porque, entre outros motivos, provoca, nos hábitats naturais, alterações que comprometem a sobrevivência de diversas espécies endêmicas.
A respeito da biologia reprodutiva e cuidados parentais em animais selvagens, bem como a nutrição de animais silvestres e doenças nutricionais, julgue os itens que se seguem.
Os indivíduos da espécie Chrysocyon brachyurus apresentam múltiplos ciclos estrais ao longo do ano e dependem de estímulo copulatório para ovulação.
Julgue os itens a seguir, relativos a biologia da conservação e estratégias para conservação de espécies, hábitats e paisagens.
A abordagem conservacionista da paisagem considera fragmentos naturais preservados como os principais elementos para a manutenção da biodiversidade, atribuindo relevância às áreas antropizadas.
A respeito de dispersão e fluxo gênico em populações naturais, adaptação e especiação e epidemiologia, julgue os itens subsequentes.
Do ponto de vista evolutivo das populações, migração consiste no movimento de alelos.
A respeito da proteção de áreas de reprodução e de alimentação da fauna, julgue os itens seguintes.
Ações de conservação previstas nos planos de ação nacional para espécies ameaçadas de extinção podem abranger áreas de reprodução e alimentação de espécies migratórias de fauna nativa localizadas em propriedades privadas, mediante adesão ou participação dos respectivos proprietários.
Julgue os próximos itens, relativos à contenção física e química de animais silvestres e à biossegurança aplicada ao manejo da fauna silvestre.
Na aplicação do método de extrapolação alométrica interespecífica, comparam-se matematicamente doses de fármacos entre animais de grupos taxonômicos diferentes, com tamanho e massa corpórea iguais.
Em relação a ilícitos contra a fauna, julgue os itens que se seguem.
A legislação brasileira permite a caça e apanha de espécimes da fauna silvestre em zonas urbanas e suburbanas desde que tais práticas não comprometam a segurança da população e o equilíbrio ambiental.
A linguagem não é um artefato cultural que aprendemos da maneira como aprendemos a dizer a hora ou como o governo federal está funcionando. Ao contrário, é claramente uma peça da constituição biológica de nosso cérebro. A linguagem é uma habilidade complexa e especializada, que se desenvolve espontaneamente na criança, sem qualquer esforço consciente ou instrução formal, que se manifesta sem que se perceba sua lógica subjacente, que é qualitativamente a mesma em todo indivíduo, e que difere de capacidades mais gerais de processamento de informações ou de comportamento inteligente.
Por esses motivos, alguns cientistas cognitivistas descreveram a linguagem como uma faculdade psicológica, um órgão mental, um sistema neural ou um módulo computacional. Mas prefiro o simples e banal termo “instinto”. Ele transmite a ideia de que as pessoas sabem falar mais ou menos da mesma maneira que as aranhas sabem tecer teias. A capacidade de tecer teias não foi inventada por alguma aranha genial não reconhecida e não depende de receber a educação adequada ou de ter aptidão para arquitetura ou negócios imobiliários. As aranhas tecem teias porque têm cérebro de aranha, o que as impele a tecer e lhes dá competência para fazê-lo com sucesso.
Pensar a linguagem como um instinto inverte a sabedoria popular, especialmente da forma como foi aceita nos cânones das ciências humanas e sociais. A linguagem não é uma invenção cultural, assim como tampouco a postura ereta o é. Não é uma manifestação da capacidade geral de usar símbolos: uma criança de três anos é um gênio gramatical, mas é bastante incompetente em termos de artes visuais, iconografia religiosa, sinais de trânsito e outros itens básicos do currículo de semiótica.
Embora a linguagem seja uma habilidade magnífica exclusiva do Homo sapiens entre as espécies vivas, isso não implica que o estudo dos seres humanos deva ser retirado do campo da biologia, pois existem outras habilidades magníficas exclusivas de uma espécie viva em particular no reino animal. Alguns tipos de morcegos capturam insetos voadores mediante um sonar Doppler. Alguns tipos de aves migratórias viajam milhares de quilômetros comparando as posições das constelações com as horas do dia e épocas do ano. No show de
talentos da natureza, somos apenas uma espécie de primatas com nosso próprio espetáculo, um jeito todo especial de comunicar informação.
Do ponto de vista do cientista, a complexidade da linguagem é parte de nossa herança biológica inata; não é algo que os pais ensinam aos filhos ou algo que tenha de ser elaborado na escola. O conhecimento tácito de gramática de uma criança em idade pré-escolar é mais sofisticado que o mais volumoso manual de estilo ou o mais moderno sistema de linguagem de computador, e o mesmo se aplica a qualquer ser humano saudável.
Steven Pinker. O instinto da linguagem: como a mente cria a linguagem.
Tradução: Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2004 (com adaptações).
A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os itens que se seguem.
No terceiro parágrafo, o vocábulo “o” (segundo período) retoma o termo “instinto” (primeiro período).
Caio, servidor público federal, mantinha sob sua chefia imediata sua irmã Maria, que ocupava cargo de confiança. O chefe da repartição, ao tomar conhecimento da situação, instaurou processo administrativo disciplinar para apurar a conduta de Caio, concedendo-lhe ampla defesa e contraditório. Ao final do processo, o chefe da repartição proferiu decisão aplicando a Caio pena disciplinar de advertência, tendo indicado os pressupostos de fato, porém deixado de indicar os pressupostos de direito que ensejaram a sua decisão. Caio interpôs recurso contra a decisão citada, requerendo a sua nulidade tanto por ausência de competência do chefe de repartição quanto por ausência de motivação explícita do ato por este praticado.
A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
É procedente a alegação de Caio quanto à nulidade da decisão no que se refere à ausência de motivação explícita, uma vez que o chefe da repartição deixou de indicar os pressupostos de direito que determinaram a sua decisão, inobservando um dos critérios do processo administrativo.
A respeito da responsabilidade civil do Estado e da improbidade administrativa, julgue os itens a seguir.
Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário a conduta de auferir, mediante a prática de ato doloso ou culposo, qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função ou emprego em entidade pública.
Com o objetivo de avaliar o cumprimento das obrigações acessórias relativas à emissão de documentos fiscais eletrônicos, a equipe de auditoria da secretaria da fazenda de certo estado decidiu realizar uma fiscalização em estabelecimentos comerciais de médio porte. Devido ao grande número de empresas distribuídas por todo o território estadual, os auditores decidiram, em um primeiro momento, selecionar aleatoriamente 10 municípios dentre os 92 existentes. Em seguida, todos os estabelecimentos comerciais localizados em cada um dos municípios sorteados foram incluídos na amostra e inspecionados quanto à regularidade do uso do sistema de emissão de notas fiscais.
Nessa situação hipotética, o tipo de levantamento amostral descrito corresponde à amostragem
Em relação às finanças públicas e às funções do Estado, julgue os itens que se seguem.
I As finanças públicas visam à promoção do bem-estar coletivo por meio da maximização da eficiência alocativa e distributiva dos recursos.
II A definição de metas fiscais está dissociada da função estabilizadora do Estado, pois depende exclusivamente de objetivos políticos.
III As finanças públicas abrangem as atividades relacionadas à arrecadação de tributos, excluída a gestão de despesas e da -dívida pública.
Assinale a opção correta.
Assinale a opção correta em relação ao IPVA no estado do Rio de Janeiro.
Acerca da taxa de aplicação dos custos indiretos de produção,
julgue os itens a seguir.
I A taxa de aplicação dos custos indiretos de produção permite que o custo de um produto seja conhecido sem que se tenha encerrado o período considerado como base para a realização do rateio dos custos indiretos de produção.
II A taxa de aplicação dos custos indiretos de produção depende da estimação de três variáveis: o volume de produção, os custos indiretos de produção a incorrer e a forma de distribuição desses custos indiretos aos produtos.
III A diferença entre os valores estimados e os valores reais dos custos indiretos de produção deve ser eliminada na contabilidade, com reflexo no custo dos produtos vendidos e no custo dos produtos que eventualmente ainda estiverem sendo mantidos em estoque.
Assinale a opção correta.
Certa organização precisa realizar uma atualização de software em seus servidores críticos. Essa mudança foi classificada como normal e será avaliada pelo CAB (change advisory board).
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção em que é apresentado o fator que o CAB deve priorizar para decidir se aprova ou rejeita a mudança.