Os disjuntores ligados aos circuitos terminais têm a finalidade de proteger os circuitos diante de sobrecorrente ou corrente de curto-circuito. Também é possível realizar a proteção dos usuários diante de choques elétricos.
A opção que apresenta os esquemas que permitem essa proteção do usuário é:
Um equipamento elétrico monofásico residencial de 4.400 W e fator de potência de 0,8 é alimentado por um circuito de 10 m de comprimento com uma queda de tensão unitária de 10 V/(A.km). Considerando que a tensão de alimentação é de 100 V, a queda de tensão no circuito é de:
A respeito da segurança em instalações e serviços em eletricidade, de acordo com que está preconizado na NR 10, é correto afirmar que:
Um gerador de 250 kVA, 1,0 kV e reatância de 0,01 p.u alimenta um motor de potência 250 kVA, 1,0 kV e reatância de 0,02 p.u.através de uma linha de reatância igual a j 0,04 Ω. Foram adotadas as grandezas de 250 kVA e 1,0 kV como bases. No momento em que a tensão de linha nos terminais do motor era de 800 V, ocorre um curto-circuito trifásico.
O módulo da corrente de curto-circuito é igual a:
Uma subestação industrial abaixadora é composta de um transformador na configuração delta-estrela de 500√3 kVA com níveis de tensão de 20 kV na entrada da subestação e 1,0 kV no lado da instalação. A corrente de curto-circuito na entrada da subestação é igual a 2,5 kA.
A reatância do sistema até a subestação, considerando que as bases adotadas são iguais aos dados do transformador, é:
Um motor de indução trifásico com 4 polos e escorregamento de 2% é alimentado por uma fonte na frequência de 50 Hz.
As velocidades síncrona e do rotor a plena carga são, respectivamente:
Durante a final do campeonato nacional de futebol, disputada entre os times Alfa e Beta, Tício, integrante da comissão técnica da equipe que jogava em seu estádio, por ter o mando de campo, incitou, dolosamente, discriminação de raça em detrimento de jogadores do time rival.
Nesse cenário, considerando as disposições da Lei nº 7.716/1989, é correto afirmar que Tício responderá pelo crime de racismo na modalidade:
Lucas, estudante de direito, resolveu apresentar seu trabalho de conclusão de curso sobre as ações penais de iniciativa privada, cotejando a temática com as hipóteses de perempção previstas na legislação processual.
Com base nas disposições do Código de Processo Penal, é correto afirmar que se considerará perempta a ação penal quando:
João responde, em juízo, pela suposta prática de crime patrimonial, sem violência ou grave ameaça à pessoa. No curso da audiência de instrução e julgamento, em observância ao procedimento comum ordinário, a defesa técnica peticionou nos autos, requerendo a extinção de punibilidade do acusado, sob o fundamento de que a conduta por ele praticada teria sido descriminalizada (abolitio criminis). Contudo, o magistrado, após ouvir o Ministério Público, indeferiu o pedido, por entender que não haveria base legal para tanto. A defesa, irresignada, pretende recorrer da decisão judicial.
Segundo as disposições do Código de Processo Penal, é correto afirmar que o provimento jurisdicional prolatado poderá ser impugnado por meio de:
João, particular, está sofrendo coação em sua liberdade de locomoção, por conduta ilegal e abusiva perpetrada pelo delegado de polícia da comarca Alfa. Com efeito, em havendo prova cabal sobre a ilicitude verificada, a defesa de João pretende ingressar, em juízo, com o remédio constitucional adequado para sanar a situação constatada.
Nesse cenário, considerando as disposições da Constituição Federal, é correto afirmar que caberá a impetração de um(a):
João, primário, foi condenado pela prática de determinado crime patrimonial, sem envolver violência ou grave ameaça à pessoa, a uma pena de um ano de reclusão, em regime aberto. Verificando que o acusado preenche os requisitos legais, o juízo sentenciante pretende substituir a pena privativa de liberdade, nos termos da lei.
Nesse cenário, considerando as disposições do Código Penal, é correto afirmar que a pena privativa de liberdade poderá ser substituída por:
Uma reforma constitucional reconheceu determinado direito social de viés prestacional em benefício dos oficiais da Polícia Militar. Esse direito foi veiculado em norma constitucional de eficácia limitada.
À luz dessa narrativa, é correto afirmar que a referida norma constitucional:
Maria foi eleita deputada federal pelo partido político Sigma. Logo após a posse, tomou conhecimento de que esse partido, em razão da representatividade obtida na referida Casa Legislativa, não teria direito a recursos do fundo partidário e acesso gratuito ao rádio e à televisão. Por tal razão, cogitou a hipótese de desfiliação.
À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que:
Assinale a frase que mostra problemas de correção com o emprego do acento grave indicativo da crase.
Em decorrência do agravamento de enfermidade psíquica, Demóstenes de Atenas, major da PM, foi aposentado por incapacidade laborativa de permanecer nos quadros ativos da Polícia Militar do Estado XX. Meses antes da aposentação, já severamente doente, Demóstenes foi preso em flagrante por ter cometido lesões corporais e desacato a superiores, tendo-lhes ofendido o decoro e deprimido a autoridade durante cerimônia militar pelo aniversário do seu batalhão. Quando das condutas delitivas, Demóstenes se encontrava de licença médica, tendo suspendido, por conta própria, a ingestão de medicamentos de uso controlado na crença de que estivesse curado, desejoso de retornar ao trabalho o mais rápido possível. Diante da suspensão da medicação, o corpo médico administrativo que o assistia considerou que ele enfrentava, ao tempo dos fatos criminosos, considerável diminuição da capacidade de compreender o caráter ilícito dos crimes praticados.
Levando em conta que, após a prisão em flagrante, Demóstenes foi denunciado pela prática de três desacatos a superior e três lesões corporais, todos em concurso material, é correto afirmar que: