Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1679 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Para estabelecer o diálogo entre os gêneros junto à sociedade civil de Niterói, foi criado, pela administração pública, o Conselho Municipal de Políticas para Mulheres CMP-Mulher com a finalidade de elaborar políticas e programas visando a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher e assegurar para as cidadãs melhores condições de vida, liberdade, igualdade de direitos e participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais. Por esta razão, é de responsabilidade do CMP-Mulher a seguinte atividade em relação ao enfrentamento da violência contra a mulher:

De acordo com os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - INEP, de 2014/2015, os índices de evasão escolar na rede pública de ensino de Niterói foram de 13,9% no último ano do ensino fundamental e, no ensino médio, de 13% no primeiro ano e de 11,5% no segundo ano.

A Prefeitura de Niterói criou estratégias para estimular a frequência e a permanência de adolescentes e jovens nas escolas. São estratégias que visam a diminuição do índice de evasão e contribuem para os esforços municipais de redução da violência e de pacificação social porque possibilitam aos jovens os princípios de uma educação:

Leia atentamente o seguinte fragmento: “Parece impossível conceber um olhar sobre a história da arte sem que este caminho aponte também para a história do corpo. Em sua mais vasta fluidez ou mesmo na rigidez material que o limita, o corpo parece o espaço mais palpável onde a arte acontece, onde os sentidos são estimulados e percebidos, e a imensidão de um outro alguém, objeto ou espaço encontra possibilidade real de interação” (Jornal da Unicamp, out.2018, edição web). Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O indivíduo age no mundo por meio de seu corpo, mais especificamente pelo movimento, e é o movimento corporal que possibilita às pessoas se comunicarem, trabalharem, aprenderem, sentirem o mundo e serem sentidos.

II. Toda interação possível parece ligar a corporalidade de forma intrínseca a, pelo menos, duas distintas formas de educação: uma que estimule que o corpo diga, e outra que eduque para o não-movimento, portanto, para a repressão.

III. Uma das motivações para o silenciamento corporal reside no fato de boa parte das propostas educacionais valorizar o saber cognitivo, o pensamento, o uso isolado da mente, da reflexão, ignorando o corpo completamente

Por meio do brinquedo, a criança tem oportunidade de se desenvolver. Aquela que tiver poucas oportunidades lúdicas apresentará dificuldades na idade adulta. Brincando, a criança penetra e interioriza o mundo adulto. Nesse sentido, a multiplicidade de formas e materiais induz a criança a desenvolver certos aspectos. Sobre estes, assinale a alternativa incorreta.

Há inúmeras atividades de artes para educação infantil e o uso da tinta guache permeia esse cenário. A tinta guache é um dos materiais mais versáteis para se trabalhar em sala de aula. Isto se vê reforçado pelo fato da criança, nesta fase, ter pouco domínio da(o)_____. Usando os dedos para pintar ela consegue fazer artes mais reais, além de também se divertir. Existe a versão para a pintura com os dedos e, também, com o uso do pincel. O importante é trabalhar com as duas formas em sala de aula e observar qual a criança lida melhor. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

O direito do aluno com necessidades educativas especiais e de todos os cidadãos à educação é um direito constitucional (Brasil Escola). Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

Leia atentamente o excerto abaixo:

“O trabalho por projetos na Educação de Jovens e Adultos é uma proposta alternativa no sentido de oportunizar aos educandos uma aprendizagem centrada em problemas relacionados com sua cultura local, uma problemática que pode ser objeto de pesquisa, podendo partir do interesse do aluno ou do professor. O trabalho com projetos, por sua natureza_____, facilita a(o) _____e oportuniza que a maioria das estratégias educativas seja realizada em grupo, pois, em interação com o outro, a aprendizagem acontecerá mais rápida e significativamente (GADELHA, 2009, p.28).

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

A Teoria das Organizações elucida como o aparato administrativo das empresas privadas, públicas e de prestação de serviços se molda para atender às necessidades latentes da população. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Em relação aos requisitos/elementos do Ato Administrativo, assinale a alternativa incorreta.

No âmbito do Direito Administrativo, é sabido que os poderes administrativos são prerrogativas concedidas à Administração Pública para que esta, no exercício das funções que lhe são atribuídas pelas normas, alcance o atendimento do interesse público. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Em relação às formas que o Estado possui para realizar a função administrativa, assinale a alternativa correta

A Gestão por competência tem sido um forte elemento de estratégia e orientação dos modelos de Avaliação de Desempenho. Sobre Gestão de Pessoas por Competência, assinale a alternativa incorreta.

Analise o trecho: “Suas irmãs, as sombrinhas, já se entregaram aos piores desregramentos futuristas e tanto abusaram que até caíram de moda”. Assinale a alternativa que apresenta a classificação sintática da expressão em destaque.

Assinale a alternativa em que as palavras estão acentuadas corretamente.

Ao manipular um arquivo, o mesmo foi indevidamente deletado. Ou seja, foi parar na Lixeira do Windows. Sobre as ações tecnicamente verdadeiras, assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282