O primeiro Plano Distrital de Educação (PDE) da história de Brasília foi instituído pela Lei n.º 5.499/2015 e é a referência para o planejamento das ações da Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), com período de vigência de 2015 a 2024. Ele estabelece objetivos e metas a serem alcançados no DF, em consonância com o preconizado no PNE. Nesse contexto, julgue os itens subsequentes.
Segundo o art. 5.º, as seguintes instâncias são responsáveis pela observação do cumprimento das metas, pelo monitoramento contínuo e pelas avaliações periódicas: I – Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF); II – Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF); e III – Fórum Distrital de Educação (FDE).
Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue os itens subsecutivos.
No processo de planejamento e organização do trabalho pedagógico, as ações estão circunstanciadas no âmbito dos vários elementos que compõem o universo escolar, devendo ser dada importância máxima àquelas circunscritas à prática pedagógica do professor e à sua formação.
Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem.
O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Secretaria de Educação a Distância, foi instituído pelo governo brasileiro com o objetivo de interiorizar a oferta de cursos e programas relativos à Educação Básica por meio da Educação a Distância.
No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir.
Didática é o conjunto dos meios e das condições por meio das quais o professor dirige e estimula o processo de ensino em função da atividade própria do aluno no processo da aprendizagem escolar, ou seja, da assimilação consciente e ativa dos conteúdos.
Com base nos elementos que apoiam uma aprendizagem efetiva do aluno, julgue os seguintes itens.
O trabalho, como princípio educativo, é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social. O ser humano é produtor de sua realidade e, por isso, se apropria dela e pode transformá-la.
De acuerdo con la infografía de arriba, juzgue los ítems
subsiguientes.
La siguiente descripción del contenido de la infografía resume las informaciones allí presentadas: La infografía muestra datos sobre la cantidad de adolescentes que utilizan las redes sociales, el conocimiento de los padres a ese respecto, el tiempo que emplean los adolescentes para navegar en las redes y el acoso en las redes sociales de acuerdo con el sexo del adolescente.
De acuerdo con el texto de arriba, juzgue los ítems siguientes.
El sustantivo “aversión” (linea 17) significa rechazo o sentimiento de odio y puede ser reemplazado por atracción, sin que haya alteración gramatical y semántica en el texto.
Juzgue los ítems siguientes de acuerdo con el texto.
El determinante indefinido “Ningún” (linea 17) es la forma apocopada de Ninguno.
Descartes e Kant podem ser acomodados sob uma mesma tradição racionalista. Entre Descartes e Kant, porém, houve a interposição de vários importantes filósofos empiristas. O aparecimento desses filósofos empiristas implicou em inúmeras alterações, por Kant, da filosofia cartesiana. Com relação às alterações feitas ou não por Kant com respeito à filosofia cartesiana, julgue os itens subsequentes.
A noção de “espaço” é substancialmente alterada por Kant com relação à filosofia cartesiana.
Friedrich Nietzsche dedicou boa parte de sua obra ao tema da moral. Seu trabalho terminou por constituir-se, em grande medida, em uma contraposição às perspectivas kantianas acerca do tema. A respeito do pensamento moral desses dois grandes filósofos, julgue os itens a seguir.
Em Kant encontra-se a razão como fundamento da moral, mas Nietzsche desconfia explicitamente da possibilidade de a razão iluminista cumprir tal papel.
Friedrich Nietzsche dedicou boa parte de sua obra ao tema da moral. Seu trabalho terminou por constituir-se, em grande medida, em uma contraposição às perspectivas kantianas acerca do tema. A respeito do pensamento moral desses dois grandes filósofos, julgue os itens a seguir.
Kant e Nietzsche defendem, cada qual a seu modo, a noção de autonomia.
Considera-se que a filosofia surgiu na Grécia Antiga, com os filósofos ditos pré-socráticos. No que se refere aos filósofos pré-socráticos e a alguns filósofos posteriores, julgue os itens que se seguem.
Os filósofos pré-socráticos buscavam, em princípios
materiais, um modelo de explicação do mundo e de seus
fenômenos.
O Existencialismo tem seus antecedentes no século XIX, por meio das ideias do filósofo dinamarquês Kierkegaard. Como vertente filosófica e literária, conheceu seu apogeu na década de 1950, no pós-guerra, principalmente com os trabalhos de Jean-Paul Sartre. Acerca do Existencialismo, julgue os próximos itens.
De Kierkegaard o Existencialismo herdou a perspectiva anti-hegeliana ao considerar que a existência humana se apresenta como projeto individual, que não se insere em um devir pré-determinado da história.
Os filósofos podem lançar mão de diversos elementos estruturantes para dar ordenamento aos seus argumentos. Ao longo da história, um desses elementos estruturantes foi a própria lógica. No caso da lógica, há a possibilidade de se adotar a lógica formal como princípio ordenador da argumentação, mas há também a possibilidade de se adotar uma lógica dialética. Quanto à lógica formal, à lógica dialética e a algumas diferenças entre elas, julgue os seguintes itens.
A lógica dialética recebeu, no século XIX, uma caracterização específica a partir dos trabalhos de Hegel.
Os filósofos podem lançar mão de diversos elementos estruturantes para dar ordenamento aos seus argumentos. Ao longo da história, um desses elementos estruturantes foi a própria lógica. No caso da lógica, há a possibilidade de se adotar a lógica formal como princípio ordenador da argumentação, mas há também a possibilidade de se adotar uma lógica dialética. Quanto à lógica formal, à lógica dialética e a algumas diferenças entre elas, julgue os seguintes itens.
O uso da lógica formal clássica no contexto de uma argumentação torna inconsistente o uso da lógica dialética na mesma argumentação.