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Acerca da didática, defendida e estudada por diferentes teóricos e autores e que em seu início teve a intenção de propagar e sistematizar o conhecimento produzido por vários séculos de existência da produção humana, analise as afirmativas abaixo: I. Ao defender uma pedagogia histórico crítica, a tentativa era de se romper com esse modelo reprodutor e conscientizar os educadores e a sociedade de que a educação tinha algo mais além de ser utilizada pelos meios de produção. II. No século XXI vivencia-se um momento de ebulição das informações, do conhecimento e das novas tecnologias digitais. As desigualdades estão diminuindo, a educação tem avançado na melhora do conhecimento e nas possibilidades em relação às sociedades economicamente desfavorecidas. O poder educacional está sendo distribuído de forma mais igualitária. III. O que espera desse momento atual é que se saiba utilizar esse avanço científico, tecnológico e comunicacional em prol da sustentabilidade e da sobrevivência humana. O que se torna necessário é agir no topo da formação acadêmica humana do ensino superior. Porque nesse topo são formados os profissionais que mantém o conhecimento. IV. É importante que haja responsabilidade e compromisso social dos profissionais do ensino superior em pesquisar, gerir e difundir conhecimentos necessários para a melhoria da educação e da qualidade de vida da população. Assinale

No que se refere ao planejamento no contexto escolar, analise as afirmativas abaixo: I. A prática pedagógica torna-se uma escolha de vida. O professor precisa estar ciente de sua função emancipadora, concretizando-a em suas ações, bem como a sua identidade sociopolítica, quando ele trabalha com a realidade ao redor. II. Se o planejamento é a identidade da escola, o currículo vem a ser sua concretização, mediante a execução do mesmo na prática de ensino, sendo indispensável no sistema educacional. III. O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social; é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações; se não pensarmos didaticamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes da sociedade. Assinale

Acerca dos desdobramentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996 à Base Nacional Comum Curricular/2018, analise as afirmativas a seguir: I. As DCNs têm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que assinala ser incumbência da União "estabelecer, em colaboração com os estados, Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum". II. As Diretrizes Curriculares Nacionais são diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e não obrigatórias por lei. Elas visam subsidiar e orientar a elaboração ou revisão curricular; a formação inicial e continuada dos professores; as discussões pedagógicas internas às escolas; a produção de livros e outros materiais didáticos e a avaliação do sistema de Educação. Os PCNs são mais antigos, foram criados em 1997 e funcionaram como referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular da escola até a definição das diretrizes curriculares. III. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que têm como objetivo orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino, norteando seus currículos e conteúdos mínimos. Assim, as diretrizes asseguram a formação básica, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), definindo competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Assinale

Considerando que é no espaço da sala de aula onde ocorrem as avaliações desenvolvidas durante o processo ensinoaprendizagem, que deve estar vinculado a um projeto educativo mais amplo, em nível de escola, devendo ter como premissa básica o alcance de objetivos que correspondam aos interesses e necessidades dos alunos, analise as assertivas abaixo:

I. Sendo a escola o lugar da construção da autonomia e da cidadania, a avaliação dos processos de qualquer natureza, dentro da escola, das aprendizagens, da dinâmica escolar ou instituição são responsabilidades tanto da coletividade, como de cada um, em particular.

II. O professor deve responsabilizar-se unicamente pelo ato de avaliar as aprendizagens de seus alunos.

III. A avaliação, sendo integrante dos processos cotidianos e do ensino aprendizagem, onde todos estão envolvidos, não pode ser entendida como algo à parte, separada desse processo, haja vista que estão subjacentes uma concepção de educação e uma estratégia pedagógica.

Assinale

Sobre “educação" e “escola" no Brasil, pode-se considerar quatro importantes concepções utilizadas na organização e funcionamento da escola. Assim, relacione as informações abaixo:

1. Concepção humanista tradicional

2. Moderna

3. Analítica

4. Dialética

( ) Considera a educação a partir do conjunto das relações sociais e, assim, aborda os problemas educacionais compreendidos dentro de um contexto histórico.

( ) Como princípios, defende a existência de sistemas públicos de ensino que sejam leigos, universais, gratuitos e centrados no educador que deve ser imitado pelos seus educandos.

( ) Formula o seu conceito de educação com base na tarefa educacional que é definida como aquela que oferece um significado lógico à linguagem em função do seu contexto tanto do educador quanto daqueles a quem ele se dirige.

( ) Defende que o aspecto psicológico predomina sobre o lógico e transfere o cerne do processo educativo do adulto para a criança considerando as suas atividades de existência, considerando que a educação segue o ritmo de vida que varia segundo as diferenças individuais, desconsiderando, na educação, esquemas predefinidos e lógicos.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

Considere que você precisa comprar um torno CNC para fabricar uma determinada peça que tem como operação crítica uma usinagem longitudinal com as seguintes especificações:

Profundidade de corte 5mm

Avanço 0,1 mm/rot

Ângulo de ataque da ferramenta 90°

Velocidade de Corte 200 m/min

Pressão específica de corte 400 kgf/mm²

Material a ser usinado: SAE 1035

Rendimento mecânico do equipamento: 95%

Calcule a potência de corte (Pc) necessária no motor do torno para que o equipamento consiga usinar a peça e especifique o motor necessário para realizar esta operação. Atenção, é um motor comercial com a potência superior mais próxima calculada.

Segundo Kardec (2017), estamos na 5ª. Geração dos processos de gestão da manutenção. Na 4ª. Geração, as atividades de engenharia de manutenção dentro da organização têm na garantia da disponibilidade, da confiabilidade e da manutenibilidade as três maiores justificativas de sua existência. Na 5ª. Geração estas práticas se mantêm, porém o enfoque muda. Assinale a alternativa que indica qual o enfoque dado nesta 5ª. Geração.

Os processos não convencionais de usinagem representam uma categoria importante na manufatura moderna. Assinale a alternativa que contém somente processos não convencionais de usinagem.

Cementação é o tratamento termoquímico que consiste em se introduzir carbono na superfície do aço pelo mecanismo de difusão atômica com o objetivo de se aumentar a dureza superficial do material. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os efeitos das propriedades dos materiais físicos que podem ocorrer com as peças submetidas ao processo de cementação.

O sistema de coordenadas, em um torno comandado por CNC, é definido no plano formado pelo cruzamento de uma linha paralela ao movimento longitudinal (Z), com uma linha paralela ao movimento transversal (X). Todo movimento da ponta da ferramenta é descrito neste plano XZ, em relação a uma origem preestabelecida (X0,Z0). Ponto que intercede as duas linhas ou eixos, comumente definido como “ZERO PEÇA", e é representado pelo símbolo:

Baseado no desenho abaixo, indique, em coordenadas absolutas, a interpolação linear de deslocamento da ferramenta entre o ponto de origem “B" e o ponto de destino “C" baseado no sistema de coordenadas em “X" e “Z".

O incentivo às fontes alternativas renováveis teve seu marco inicial no Brasil com o PROINFA em 2002, em meio à crise do setor e o racionamento de energia elétrica de 2001. Esse programa quis garantir uma maior confiabilidade e segurança ao abastecimento do país. Sobre as fontes renováveis de energia marque a alternativa correta:

Religadores são equipamentos amplamente utilizados nos sistemas de distribuição para proteção de alimentadores e seus trechos, por permitir que defeitos transitórios sejam identificados e eliminados sem a necessidade de deslocamentos de equipes de manutenção. Sobre a operação de religadores responda qual alternativa é correta:

A portaria 598 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a Norma Regulamentadora Nº10 que configura um marco importante para a engenharia das instalações elétricas no Brasil visto que se trata de um regulamento de segurança em instalações e serviços de eletricidade. Em concordância com a NR-10 se têm as seguintes diretrizes:

A Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da Eletricidade (Abracopel), deste 2013, divulga anualmente dados referentes aos acidentes de origem elétrica no Brasil. Conforme divulgado no Anuário Estatístico publicado em 2019 referente ao ano de 2018, ocorreram 1424 acidentes elétricos em 2018, sendo que 836 foram ocasionados por choque elétrico, ou seja, 59% do total e 622 foram fatais. A fim de se garantir proteção contra tais acidentes em instalações elétricas de baixa tensão, a norma NBR 5410 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) exige algumas medidas as quais são agrupadas em três tipos de proteção: proteção básica, proteção supletiva e proteção adicional. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que aponta medidas apenas do grupo de proteção básica.

Para seu funcionamento, as máquinas CC precisam ter suas bobinas de campo energizadas. O fluxo magnético gerado nas bobinas de campo é responsável por controlar a operação desse tipo de máquina. Essas máquinas são interessantes pelas inúmeras curvas de operação possível, através da troca do método de excitação das bobinas de campo. Sobre máquinas CC, marque a alternativa correta:

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