Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4535 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Pode-se dividir o tratamento de água em duas etapas: tratamento inicial e final. No tratamento inicial não há reações químicas envolvidas, somente processos físicos (peneiramento, sedimentação ou decantação e aeração). No tratamento final, há reações químicas envolvidas na coagulação ou floculação, seguidas de processos físicos de sedimentação e filtração, além de desinfecção (processo químico). Assinale a alternativa que melhor representa a essência dos reagentes utilizados de coagulação.

Uma possibilidade de conversão gás-partícula é a reação direta entre gases resultando em finas partículas sólidas dispersas no ar. Um exemplo é a reação de neutralização de amônia com cloreto de hidrogênio em fase gasosa, que resulta em finas partículas de cloreto de amônio dispersas no ar, formando uma névoa. Essa reação é apresentada em um experimento clássico que ilustra a velocidade de difusão de gases e sua dependência com a massa molar. A reação de formação de NH4Cl (anel branco) ocorre na parte do tubo mais próxima à extremidade onde o HCl é introduzido. Dados: peso molar: H = 1 g/mol, N = 14 g/mol; Cl = 35,5 g/mol. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext... 40422017000700824.

Assim, sendo a velocidade de difusão do cloreto de amônio igual a 27 km/min, pode-se determinar que a velocidade de difusão do HCl no sistema de Graham mostrado acima é

Sobre NR-2, analise as afirmativas a seguir:

I. Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do MTb.

II. O órgão regional do MTb, após realizar a inspeção prévia, emitirá o Certificado de Aprovação de Instalações - CAI, conforme modelo anexo.

III. A empresa deverá comunicar e solicitar a aprovação do órgão regional do MTb, quando ocorrer modificações substanciais nas instalações e/ou nos equipamentos de seu(s) estabelecimento(s).

IV. A inspeção prévia e a declaração de instalações constituem os elementos capazes de assegurar que o novo estabelecimento inicie suas atividades livre de infração administrativa.

Assinale

Não há discrepâncias sensíveis entre os vários conceitos voltados as características de grandes organizações complexas. (Gilbreth) Porém, o administrador deve saber quais são estas características de modo que ele possa identificá-las ao se defrontar com uma delas. São algumas das características básicas de grandes e complexas organizações:

A teoria weberiana traz outra abordagem relacionada à estrutura organizacional. Webber atribui um significado técnico à organização formal, voltado à racionalidade e à eficiência. O tipo ideal de burocracia apresenta sete principais dimensões:

A gestão da qualidade está alicerçada em um conjunto de propriedades e características de um produto ou serviço que atende a especificações ou padrões determinados. De um modo geral, são oito as dimensões que abrangem o significado da qualidade e são ingredientes de importância crítica para o sucesso das organizações do século XXI:

O conceito de agricultura familiar consolidou-se a partir de estudos realizados entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, que define a agricultura familiar com base em algumas características. Sobre tais caraterísticas, analise as afirmativas a seguir.

I. A gestão da unidade produtiva e os investimentos nela realizados são feitos por indivíduos que mantém os laços de sangue ou casamento.

II. A maior parte do trabalho é igualmente fornecida pelos membros da família.

III. A propriedade dos meios de produção pertence à família e é em seu interior que se realiza sua transição em caso de falecimento dos responsáveis pela unidade produtiva.

IV. No papel dos agricultores em garantir a segurança alimentar, quer seja no processo de produção de alimentos para a família como para disponibilizar ao mercado consumidor.

Assinale

No decorrer da história do teatro a ocupação do espaço cênico esteve intrinsecamente vinculada às práticas, hábitos e disputas sociais. Ora a rua, ora a sala, ora os territórios inesperados, o espaço teatral configura-se assim, como propulsor de experiências estéticas, onde suas formas e memórias estabelecem também relações próprias entre cena e espectadores. Refletindo sobre uso do espaço cênico, acerca de sua historicidade é possível afirmar corretamente que

Surgida entre os séculos XV e XVI, a Commedia dell”Arte avança até o sec. XVIII por toda a Europa ocupando feiras, praças e salões palacianos. Suas personagens (máscaras e arquétipos), entre servos e patrões, servem até os dias de hoje como referência para o treinamento do ator. Sobre esse o fenômeno é possível afirmar que

A crise do drama, que emerge nos anos pós-guerra, apresenta um mundo em que o homem confinado a seus medos, sem expectativas do porvir, vai tornando-se espectro de um presente esvaziado de sentido, em permanente desconstrução. Nessa crise, a organização coerente das estruturas de sentimento e da própria linguagem são colocadas em xeque. Em tal processo, surge a dramaturgia provocadora do teatro do absurdo, enfatizando o tédio, a perda da ordem e preconizando o teatro pós dramático.

 

 

O mundo via surgir uma nova possiblidade de escrita na figura de grandes dramaturgos. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:

I. Samuel Beckett, Ionesco e Edward Albee diagnosticaram a falência do texto dramático tradicional;

II. O teatro do absurdo é considerado a vanguarda dramática do pós-guerra

III. O teatro do absurdo investe em uma realidade psicológica sem referencial identificável.

IV. O teatro do absurdo foi interrompido com o surgimento do teatro performativo.

V. O niilismo marca a trajetória das personagens Beckettianas.

Assinale

Sobre o caráter das atividades da ONG Meninos do Morumbi no que tange ao conceito de ação sociocultural, é possível afirmar que

O teatro contemporâneo, ao enfrentar a crise do drama – este que se constituiu das promessas irrevogáveis da modernidade, desenha-se sob uma diversidade de encenações marcadas pelo hibridismo das linguagens, o fragmento, a performatividade, o flerte com o real, os relatos autorais e recursos midiáticos que problematizam o lugar da “representação” teatral. Observando esses aspectos, Hans-Ties Lehmann denominou esse conjunto de práticas de

A peça didática vem sendo redimensionada para o ensino do teatro contemporâneo à medida em que implica o educando em um problema concreto, ativando as corporeidades em função de uma estratégia que necessariamente será estética. Criada para o jogo de atores e espectadores, seu valor consiste, principalmente, no exercício da função pedagógica. Bertolt Brecht escreveu para este fim

Nos últimos dois decênios do século XX, mais especificamente após o fim da Ditadura Militar no Brasil, com a abertura política, situação econômica desfavorável e resquícios da repressão, surgiram vários movimentos das classes operárias em busca de melhorias sociais. E nesse cenário, os professores sentiram-se também no direito de reivindicar participação junto às políticas públicas educacionais. Sobre esse assunto é correto afirmar, exceto:

Sobre interdisciplinaridade, analise as afirmativas abaixo: I. Sobre o conceito de interdisciplinaridade, este “fica mais claro quando se considera o fato trivial de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente como os outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação, (...)”. II. Esta é a grande força da interdisciplinaridade, dar sentido e aplicabilidade aos conteúdos, porém, o que acontece em muitas escolas, o ensino é fragmentado, os conteúdos e as disciplinas são ministrados separadamente sem qualquer conexão entre eles. III. Faz-se necessário entender que tanto o conhecimento quanto a educação se restringem apenas aos muros da escola, tornando a interdisciplinaridade o grande elo dos saberes que mantem esse diálogo ultrapassando os limites do saber escolar reorganizando o mesmo e produzindo um novo conhecimento que pode ser aplicado na vida fora da escola. Assinale

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282