Pode-se dividir o tratamento de água em duas etapas: tratamento inicial e final. No tratamento inicial não há reações químicas envolvidas, somente processos físicos (peneiramento, sedimentação ou decantação e aeração). No tratamento final, há reações químicas envolvidas na coagulação ou floculação, seguidas de processos físicos de sedimentação e filtração, além de desinfecção (processo químico). Assinale a alternativa que melhor representa a essência dos reagentes utilizados de coagulação.
Uma possibilidade de conversão gás-partícula é a reação direta entre gases resultando em finas partículas sólidas dispersas no ar. Um exemplo é a reação de neutralização de amônia com cloreto de hidrogênio em fase gasosa, que resulta em finas partículas de cloreto de amônio dispersas no ar, formando uma névoa. Essa reação é apresentada em um experimento clássico que ilustra a velocidade de difusão de gases e sua dependência com a massa molar. A reação de formação de NH4Cl (anel branco) ocorre na parte do tubo mais próxima à extremidade onde o HCl é introduzido. Dados: peso molar: H = 1 g/mol, N = 14 g/mol; Cl = 35,5 g/mol. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext... 40422017000700824.

Assim, sendo a velocidade de difusão do cloreto de amônio igual a 27 km/min, pode-se determinar que a velocidade de difusão do HCl no sistema de Graham mostrado acima é
Sobre NR-2, analise as afirmativas a seguir:
I. Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do MTb.
II. O órgão regional do MTb, após realizar a inspeção prévia, emitirá o Certificado de Aprovação de Instalações - CAI, conforme modelo anexo.
III. A empresa deverá comunicar e solicitar a aprovação do órgão regional do MTb, quando ocorrer modificações substanciais nas instalações e/ou nos equipamentos de seu(s) estabelecimento(s).
IV. A inspeção prévia e a declaração de instalações constituem os elementos capazes de assegurar que o novo estabelecimento inicie suas atividades livre de infração administrativa.
Assinale
Não há discrepâncias sensíveis entre os vários conceitos voltados as características de grandes organizações complexas. (Gilbreth) Porém, o administrador deve saber quais são estas características de modo que ele possa identificá-las ao se defrontar com uma delas. São algumas das características básicas de grandes e complexas organizações:
A teoria weberiana traz outra abordagem relacionada à estrutura organizacional. Webber atribui um significado técnico à organização formal, voltado à racionalidade e à eficiência. O tipo ideal de burocracia apresenta sete principais dimensões:
A gestão da qualidade está alicerçada em um conjunto de propriedades e características de um produto ou serviço que atende a especificações ou padrões determinados. De um modo geral, são oito as dimensões que abrangem o significado da qualidade e são ingredientes de importância crítica para o sucesso das organizações do século XXI:
O conceito de agricultura familiar consolidou-se a partir de estudos realizados entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, que define a agricultura familiar com base em algumas características. Sobre tais caraterísticas, analise as afirmativas a seguir.
I. A gestão da unidade produtiva e os investimentos nela realizados são feitos por indivíduos que mantém os laços de sangue ou casamento.
II. A maior parte do trabalho é igualmente fornecida pelos membros da família.
III. A propriedade dos meios de produção pertence à família e é em seu interior que se realiza sua transição em caso de falecimento dos responsáveis pela unidade produtiva.
IV. No papel dos agricultores em garantir a segurança alimentar, quer seja no processo de produção de alimentos para a família como para disponibilizar ao mercado consumidor.
Assinale
No decorrer da história do teatro a ocupação do espaço cênico esteve intrinsecamente vinculada às práticas, hábitos e disputas sociais. Ora a rua, ora a sala, ora os territórios inesperados, o espaço teatral configura-se assim, como propulsor de experiências estéticas, onde suas formas e memórias estabelecem também relações próprias entre cena e espectadores. Refletindo sobre uso do espaço cênico, acerca de sua historicidade é possível afirmar corretamente que
Surgida entre os séculos XV e XVI, a Commedia dell”Arte avança até o sec. XVIII por toda a Europa ocupando feiras, praças e salões palacianos. Suas personagens (máscaras e arquétipos), entre servos e patrões, servem até os dias de hoje como referência para o treinamento do ator. Sobre esse o fenômeno é possível afirmar que
A crise do drama, que emerge nos anos pós-guerra, apresenta um mundo em que o homem confinado a seus medos, sem expectativas do porvir, vai tornando-se espectro de um presente esvaziado de sentido, em permanente desconstrução. Nessa crise, a organização coerente das estruturas de sentimento e da própria linguagem são colocadas em xeque. Em tal processo, surge a dramaturgia provocadora do teatro do absurdo, enfatizando o tédio, a perda da ordem e preconizando o teatro pós dramático.

O mundo via surgir uma nova possiblidade de escrita na figura de grandes dramaturgos. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo:
I. Samuel Beckett, Ionesco e Edward Albee diagnosticaram a falência do texto dramático tradicional;
II. O teatro do absurdo é considerado a vanguarda dramática do pós-guerra
III. O teatro do absurdo investe em uma realidade psicológica sem referencial identificável.
IV. O teatro do absurdo foi interrompido com o surgimento do teatro performativo.
V. O niilismo marca a trajetória das personagens Beckettianas.
Assinale

Sobre o caráter das atividades da ONG Meninos do Morumbi no que tange ao conceito de ação sociocultural, é possível afirmar que
O teatro contemporâneo, ao enfrentar a crise do drama – este que se constituiu das promessas irrevogáveis da modernidade, desenha-se sob uma diversidade de encenações marcadas pelo hibridismo das linguagens, o fragmento, a performatividade, o flerte com o real, os relatos autorais e recursos midiáticos que problematizam o lugar da “representação” teatral. Observando esses aspectos, Hans-Ties Lehmann denominou esse conjunto de práticas de
A peça didática vem sendo redimensionada para o ensino do teatro contemporâneo à medida em que implica o educando em um problema concreto, ativando as corporeidades em função de uma estratégia que necessariamente será estética. Criada para o jogo de atores e espectadores, seu valor consiste, principalmente, no exercício da função pedagógica. Bertolt Brecht escreveu para este fim
Nos últimos dois decênios do século XX, mais especificamente após o fim da Ditadura Militar no Brasil, com a abertura política, situação econômica desfavorável e resquícios da repressão, surgiram vários movimentos das classes operárias em busca de melhorias sociais. E nesse cenário, os professores sentiram-se também no direito de reivindicar participação junto às políticas públicas educacionais. Sobre esse assunto é correto afirmar, exceto:
Sobre interdisciplinaridade, analise as afirmativas abaixo: I. Sobre o conceito de interdisciplinaridade, este “fica mais claro quando se considera o fato trivial de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente como os outros conhecimentos, que pode ser de questionamento, de confirmação, de complementação, de negação, de ampliação, (...)”. II. Esta é a grande força da interdisciplinaridade, dar sentido e aplicabilidade aos conteúdos, porém, o que acontece em muitas escolas, o ensino é fragmentado, os conteúdos e as disciplinas são ministrados separadamente sem qualquer conexão entre eles. III. Faz-se necessário entender que tanto o conhecimento quanto a educação se restringem apenas aos muros da escola, tornando a interdisciplinaridade o grande elo dos saberes que mantem esse diálogo ultrapassando os limites do saber escolar reorganizando o mesmo e produzindo um novo conhecimento que pode ser aplicado na vida fora da escola. Assinale