Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4535 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

As expressões “organização estrutural” e “configuração organizacional” se referem a um conjunto abrangente de elementos que podem ser utilizados para configurar a organização. O primeiro elemento desta configuração, chamado de estrutura organizacional, é a especialização do trabalho. O segundo é o agrupamento de tarefas: a departamentalização. O terceiro, é o estabelecimento de relações hierárquicas. Sua finalidade é explicar a cadeia de comando e a extensão da supervisão. A cadeia de comando possui dois componentes, quais sejam,

A jornada para o empoderamento exige uma forte liderança para dar suporte a essa mudança. Blanchard, K.; Carlos, J. P. e Randolph, A. afirmam que, para criar uma cultura do empoderamento, os líderes devem recorrer a três chaves, quais sejam,

De acordo com a Lei nº 6.404/76, é o demonstrativo que discriminará o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial; as reversões de reservas e o lucro líquido do exercício; e as transferências para reservas, os dividendos, a parcela dos lucros incorporada ao capital e o saldo ao fim do período.

De acordo com a Lei nº 4.320/64, esse estágio da receita é o ato da repartição competente que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta. Esta descrição refere-se ao conceito de

O registro contábil para o lançamento da previsão da receita orçamentária é:

É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. Esta descrição refere-se ao conceito de

Para os enrolamentos do rotor em um Motor DC, é incorreto afirmar que

Ainda a respeito do motor de indução definido pelos dados de placa da FIGURA A, para uma máquina de 4 polos e considerando que o rendimento da mesma fornece, de forma simplificada e direta, a potência mecânica interna da máquina em relação à potência total, o torque T em Newton-Metros é dado por aproximadamente

Considere o seguinte comando elétrico associado ao acionamento Estrela - Triângulo para partida do motor de indução, especificado pela placa da questão da FIGURA A:

Respeitando-se a funcionalidade descrita pela numeração referente aos contatos de K6 na FIGURA C, assinale a numeração adequada para os contatos W/X e Y/Z, respectivamente.

A respeito da representação numérica em base binária, considere os números A = 10101 e B = 1110 e analise as afirmativas a seguir.

  1. O número B possui LSB menor do que o do número A.
  2. Ao subtrairmos B de A, temos como resultado a representação binária 111.
  3. A soma dos dois números tem representação binária igual a 100101.

Assinale

O conceito de memória virtual foi criado e em seguida implementado pelos principais sistemas operacionais presentes no mercado para atender às necessidades destes e dos softwares executados por eles. Visa a garantir que os sistemas operacionais não sofram com problemas relacionados a proteção, realocação e paginação de memória. Uma das utilidades da memória virtual é fazer uso de memória secundária quando a quantidade de memória principal não é suficiente para atender às demandas do sistema. A respeito deste recurso, assinale a alternativa que indica corretamente o nome utilizado para identificar este tipo de memória em sistemas operacionais Linux.

A respeito de serviços que podem ser atribuídos a servidores que utilizam sistemas operacionais Linux, como é o caso da distribuição Debian, analise as afirmativas abaixo.

  1. Quando desejamos simular uma rede privada a partir de conexões pertencentes a uma rede pública criamos uma VPN. No Linux podemos instalar um serviço de VPN através de aplicações como o OpenVPN. Esta aplicação é capaz de criar uma VPN em cima de protocolo UDP mas também TCP. Além disso utiliza o OpenSSL para prover criptografia nas comunicações, garantindo mais segurança.
  2. Quando desejamos compartilhar recursos como arquivos e impressoras de um servidor Linux para clientes que utilizam o sistema operacional Windows, podemos instalar um serviço chamado Samba. Este serviço é capaz de prover compatibilidade de comunicação entre estes sistemas operacionais.
  3. Ao instalarmos um servidor Linux utilizando a distribuição Debian é perfeitamente possível criarmos diversas partições em um mesmo disco rígido. Alguns exemplos de sistemas de arquivos que podemos utilizar nestas partições são o EXT3 e EXT4. Estes são suportados nativamente pelo Kernel do Linux.

Assinale

A respeito do uso de certificados digitais, analise as afirmativas abaixo.

  1. Os certificados digitais podem ser criados tanto para atender às necessidades tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas. Estes certificados são emitidos por entidades chamadas de Autoridades Certificadoras.
  2. Assim como existe o conceito de assinatura digital, existe também o conceito de procuração digital. Este processo consiste em o outorgado conceder outorga para o outorgante através do uso do seu certificado. Uma vez realizada a outorga, o outorgante poderá fazer uso da procuração eletrônica.
  3. A1 e A3 são exemplos de alguns tipos de certificado digital.

Assinale

Com base na FIGURA A, para uma carga Z com características puramente resistiva com um valor de resistência igual a Rcarga = 100Ω e uma tensão de entrada alternada e senoidal de 220V na frequência de 60Hz.

Calcule

O Fator de crista da corrente de carga.

Considere os itens a respeito do arranjo em série e paralelo de chaves eletrônicas e atribua V para verdadeiro ou F se falso.

( ) Para o aumento da capacidade de condução de corrente, TBj´s em paralelo devem ter observado seus coeficientes de temperatura (negativo para TBJ´s) pois se um dos transistores conduzir mais corrente, sua resistência em sentido direto diminui e sua corrente aumenta ainda mais.
( ) Em IGBT´s o paralelismo é mais simples, pois os mesmos possuem coeficientes de temperatura positivos e constantes de maneira a facilitar seu paralelismo para divisão da condução de corrente.
( ) Para conexão de TBJ´s em série, o tempo de entrada e saída de condução devem ser observados de maneira a não permitir que o dispositivo mais lento para condução ou rápido para o desligamento seja submetido a toda tensão de coletor/emissor.
( ) Já para o paralelismo de MOSFET´s, uma vez que o aquecimento da chave implica em um aumento na resistência em sentido direto, o desvio da corrente resultante impede o paralelismo deste tipo de chave.

Assinale a sequência correta, no sentido de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282