Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4535 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O esporte, como conteúdo da Educação Física (EF) na escola, deverá ser oferecido de forma que o aluno possa compreendêlo integralmente e conhecendo suas diferentes modalidades. É imprescindível que o profissional de EF tenha conhecimento que

Nas décadas de 1980 e 1990, a Educação Física (EF) brasileira viveu um momento de elaboração de propostas de renovação teórica e metodológica. Calcadas nas Ciências Humanas e valendo-se de diferentes bases teóricas, elas estabeleceram um contraponto pedagógico para as propostas tradicionais, fundadas em pressupostos biológicos e do treinamento esportivo, e influenciaram a elaboração de proposições didáticopedagógicas para a EF escolar. Sobre o assunto, pode-se afirmar:

Para o termo “atividade física" há na literatura diversas definições, exceto:

Analise o caso clínico a seguir:

RMNOS, 68 anos, portador de Diabetes melitus tipo 2 há 15 anos, em uso de insulinoterapia com Insulina Regular e NPH, possui diagnóstico médico de hipertensão arterial sistêmica com uso de Captopril 25mg, duas vezes ao dia. Mora com sua esposa e um filho de 32 anos. Conhece seu tratamento e refere saber aplicar as insulinas. Nos últimos anos, vem apresentando parestesia progressiva em membros inferiores, redução da acuidade visual bilateral, edema em membros inferiores e ganho de peso. Deambula com auxílio devido a esse novo sintoma. Chegou à emergência com tremores, pele fria, adinâmico e algo desorientado. PA: 149x92 mmHg. Ao exame físico, o enfermeiro observou distensão de veia jugular e solicitou verificação de glicemia. O enfermeiro deve raciocinar rapidamente e traçar os diagnósticos de enfermagem seguidos de intervenções rápidas. São diagnósticos de enfermagem para o caso, exceto:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que aproximadamente 585.000 mulheres em todo o mundo morreram vítimas de complicações ligadas ao período gestacional e puerperal, havendo certa quantidade significativa de mulheres que ficam com sequelas destas complicações (BRASIL, 2011). Assinale a alternativa correta sobre complicações obstétricas.

A dengue é uma doença de notificação compulsória conforme Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016. A classificação dos casos é retrospectiva e, para sua realização, devem ser reunidas todas as informações clínicas, laboratoriais e epidemiológicas do paciente. Assinale corretamente o caso suspeito de dengue.

Segundo Marilena Chauí, na obra Convite à Filosofia, o mito narra de três maneiras distintas a origem do mundo e de tudo o que nele existe: 1 Encontrando o pai e a mãe das coisas e dos seres, isto é, tudo o que existe decorre de relações sexuais entre forças divinas pessoais. 2 Encontrando uma rivalidade ou uma aliança entre os deuses que faz surgir alguma coisa no mundo. Nesse caso, o mito narra ou uma guerra entre as forças divinas, ou uma aliança entre elas para provocar alguma coisa no mundo dos homens. 3 Encontrando as recompensas ou castigos que os deuses dão a quem os desobedece ou a quem os obedece. Podemos destacar como exemplo do item “3”:

Sobre os métodos que os filósofos desenvolveram, analise as afirmativas abaixo: I. Antonio Gramsci - estruturalismo II. Friedrich Hegel - dialético-especulativo III. Jean Paul Sartre - fenomenológico-existencial IV. Sócrates - maiêutico V. Friedrich Schleiermacher - hermenêutica Assinale

Em resposta à pergunta: “Mas o que é o sentido do ser?” no posfácio da obra Ser e tempo, de Heiddeger, Emanuel Carneiro Leão afirma: “(...) é que o ser não somente não pode ser definido, como também nunca se deixa determinar em seu sentido por outra coisa nem como outra coisa. O ser só pode ser determinado a partir do seu sentido como ele mesmo. Também não pode ser comparado com algo que tivesse condições de determiná-lo positivamente em seu sentido. O ser é algo derradeiro e último que subiste por seu sentido, é algo autônomo e independente que se dá em seu sentido”. A partir dessa compreensão, pode-se afirmar que: I. De um lado nunca se obteve nem se obtém uma definição do ser. Mas, em compensação, ganha-se sempre uma experiência essencial de seu sentido: a experiência de que o ser sempre se esquiva e desvia em todos os desempenhos de apreendê-lo, em qualquer esforço por representá-lo. II. Tudo que fazemos ou deixamos de fazer para definir o sentido ser serva para nos distanciar. E nunca terminamos de nos afastar. Pois não temos escolha. Somos colhidos pela tração do retraimento e nessa tração, significamos o sentido do ser. III. Resta encarar de frente o ser no movimento de seu sentido a fim de não o perder de vista e esquecê-lo na obnubilações do tempo. Os percalços e peripécias do tempo nos proporcionam o horizonte de doação do sentido que se dá na média em que se retrai. Assinale

As falácias são erros de raciocínio, um caso de non sequitur (quando das premissas não se segue uma conclusão correta). Geralmente as falácias podem passar despercebidas pelo interlocutor, criando assim a ilusão de se estar na presença de um raciocínio correto. Falácias de relevância ocorrem quando as razões aduzidas são logicamente irrelevantes para o que se pretende estabelecer, embora possam ser psicologicamente relevantes, por exemplo, quando se ataca o interlocutor. São exemplos de falácias de relevância: 1) Argumentum ad Baculum 2) Argumentum ad Ignorantiam 3) Argumentum ad Misericordiam 4) Argumentum ad Populum 5) Argumentum ad Verecudiam A definição correta para argumentum ad populum é:

Sobre a questão dos universais, assinale a alternativa correta.

Analise o texto abaixo:

“A lógica baseada no conteúdo é concreta ou dialética. Nesta perspectiva, a lógica formal é apenas um dos momentos da razão. O real é móvel, múltiplo, diverso e contraditório. Se nos prendermos exclusivamente à forma e definirmos o entendimento através dela, o real será confundido com o irracional, gerando inúmeros conflitos. Para salvar a razão dilacerada por tais conflitos, foi necessário superar a oposição entre forma e conteúdo, entre racional e real, através de um movimento de pensamento que fosse capaz de estabelecer o real em seu movimento no interior da própria razão.”

(PINTO, Paulo Roberto Margutti DIALÉTICA, LÓGICA FORMAL E ABORDAGEM SISTÊMICA in Dialética e Auto-Organização. S. Leopoldo: Ed.
Unisinos, 2003)

A partir do texto, podemos afirmar corretamente que

O processo de urbanização brasileira apresenta em seu contexto grandes transformações nas relações cidade/campo, centrando a análise no movimento da reprodução da sociedade hoje, saída da história da industrialização, tornando-se necessário atualizar a relação cidade-campo, no mundo moderno.

São fatores que contribuíram para o processo de intensificação da urbanização brasileira, destacados no campo e na cidade, respectivamente

No período de estiagem, o qual ocorre no meio do ano, alguns cursos d'água principais e secundários emagrecem ou desaparecem. O ritmo marcante do tropicalismo regional, com estações muito chuvosas alternadas com estações secas - incluindo um total de precipitações anuais três a quatro vezes superiores ao das caatingas - implica uma preservação intensiva dos padrões de perenidade dos cursos d'água regionais [...].

(AB´ SABER, AZIZ. Os domínios de natureza no Brasil; potencialidades paisagística. São Paulo, 2007, p.38)

A dinâmica climática acima descrita representa qual domínio morfoclimático?

Nos estudos sobre a importância da retomada da formação de professores de Geografia, considera-se o empenho desse profissional como pensador e pesquisador. Este deve realizar sua interação em grupos de estudos e participar de atividades extracurriculares e produzir projetos de formação continuada. Nessa perceptiva, considerando a retomada dos estudos de formação de professores, assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282