Considere três conjuntos finitos A, B, C. A tabela abaixo indica quantos elementos existem em cada conjunto e em suas intercessões. Assinale a alternativa que indica a quantidade de elementos em A ∪ B ∪ C.

Considere que para uma quantia de R$ 2.000,00 sejam oferecidas duas opções de investimento:
- Opção 1: Juros simples de 7% ao mês, ao longo de 3 meses.
- Opção 2: Juros compostos de 5% ao mês, ao longo de 2 meses.
Assinale a alternativa que indica qual a diferença entre o total de juros obtidos nestas duas opções:
Considere a função f(x) = 2x · (x2 + 4x -5). Assinale a alternativa que indica o valor da soma dos zeros da função, ou seja, onde a função se anula.
No contexto da Aritmética, a divisão de um valor não nulo por zero é considerada indefinida. Abaixo seguem alguns argumentos, utilizando os números naturais, apresentados por um professor a seus alunos, para demonstrar que essa divisão seria indefinida:
I. Ao se dividir objetos entre pessoas, como se atribuir algo a nenhuma pessoa? Por exemplo, ao se dividir seis doces entre duas crianças cada uma receberia três doces; quantos doces seriam dados a cada pessoa se não houvesse nenhuma pessoa?
II. A divisão por zero iria fazer com que falsas igualdades fossem criadas. Por exemplo, 2 · 0 = 3 · 0. Se dividirmos ambos os lados por zero, teríamos 2 =3.
III. A divisão com resto pode ser considerada como uma sequência de subtrações: subtrai-se o divisor do dividendo sucessivas vezes até atingir um número menor que o divisor. Por exemplo, ao dividir 7 por 3, subtraímos 3 duas vezes de 7 até chegar em 1; assim o quociente é 2 e o resto é 1. Se subtrairmos zero, nunca seria atingido um número menor que o divisor.
Porém, parte destes argumentos pode levar, erroneamente, à conclusão que ao se dividir um número qualquer não nulo por zero também resultaria em zero. Assinale a alternativa que indica quais destes argumentos podem levar a esta conclusão equivocada.
Considere a reação 2CI
2(g) + 2H2O(g)
4HCI(g) + O2(g) (ΔH = 113 kJ.mol-1) e admita que o sistema está em equilíbrio. O que ocorre ao número de moléculas de H2O no recipiente se:
I - For adicionado O2 ?
II - For adicionado Cl2?
III - O volume do recipiente for diminuído?
IV - A temperatura for diminuída?
Assinale a alternativa que responde corretamente as perguntas acima:
O diagrama abaixo representa a variação de energia durante a reação: A
B. Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta para preenchimento das lacunas:

( ) corresponde à entalpia da reação direta
( ) corresponde à energia de ativação da reação direta
( ) corresponde à entalpia da reação inversa
( ) corresponde à energia de ativação da reação inversa
Assinale a alternativa correta:
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Um dos primeiros relatos da literatura que indicava a relevância da estereoquímica, mais particularmente da configuração absoluta na atividade biológica de fármacos, deve-se a Piutti em 1886, que descreveu o isolamento e as diferentes propriedades gustativas dos enantiômeros da asparagina. Essas diferenças de propriedades organolépticas expressavam modos diferenciados de reconhecimento molecular do ligante pelo sítio receptor, neste caso, localizado nas papilas gustativas, traduzindo sensações distintas. Entretanto, a importância da configuração absoluta na atividade biológica permaneceu obscura até a década de 60, quando ocorreu a tragédia da talidomida, decorrente do uso da sua forma racêmica, indicada para a redução do desconforto matinal em gestantes, resultando no nascimento de cerca de 12.000 crianças com deformações congênitas. Posteriormente, o estudo do metabolismo da talidomida permitiu evidenciar que o enantiômero ( S ) era seletivamente oxidado, levando à formação de espécies eletrofílicas reativas do tipo areno-óxido, que reagem com nucleófilos bioorgânicos, induzindo teratogenicidade, enquanto a antípoda ( R ) era responsável pelas propriedades sedativas e analgégicas. Esse episódio foi o marco da nova era do desenvolvimento de novos fármacos. Então, a quiralidade passou a ter destaque, e a investigação cuidadosa do comportamento de fármacos quirais ou homoquirais frente a processos capazes de influenciar tanto na farmacocinética como (i.e., absorção, interação fármaco-receptor) passou a ser fundamental antes de sua liberação para uso clínico.
I. Apesar do modelo chave-fechadura ser útil na compreensão dos eventos envolvidos no reconhecimento molecular ligante-receptor, caracteriza-se como uma representação parcial da realidade, uma vez que as interações entre as biomacromoléculas e a micromolécula apresentam características tridimensionais dinâmicas.
II. Dessa forma, o volume molecular do ligante, as distâncias interatômicas e o arranjo espacial entre os grupamentos farmacofóricos* compõem aspectos fundamentais na compreensão das diferenças na interação fármaco-receptor.
III. Sendo moléculas de estruturas definidas, absolutas, fatores como pH e temperatura têm pouca influência na ação e reatividade de fármacos quirais, uma vez que tais condições não são capazes de levar a sua isomerização.
IV. A presença da talidomida ( S ) numa mistura racêmica pode ser comprovada por espectroscopia de absorção no infravermelho, desde que antes seja separada de seu isômero por cromatografia líquida de alta resolução em coluna aquiral.
*Grupo farmacofórico é o conjunto de características eletrônicas e estéricas que caracterizam um ou mais grupos funcionais ou subunidades estruturais, necessários ao melhor reconhecimento molecular pelo receptor e, portanto, para o efeito farmacológico desejado
Assinale a alternativa correta:
As reações de adição a alcenos:
I. São reações eletrofílicas, onde a ligação dupla se comporta como uma base, já que participa com seus elétrons nas reações.
II. Seguem, em geral, a orientação de Markovnikov, mas adição de peróxidos pode mudar a sua estereoquímica, sobretudo na reação com cloro.
III. Seguem sempre um mecanismo em uma etapa, onde não há a formação de intermediários.
IV. Devido à alta reatividade dos alcenos, não necessitam de catálise.
V. Não apresentam rearranjos.
Assinale a alternativa correta:
Sobre a tabela periódica, em particular sobre energia de ionização, considere as afirmações a seguir:
I. A primeira energia de ionização é maior para os elementos próximos do hélio e menor para os próximos do césio.
II. A segunda energia de ionização é maior do que a primeira energia de ionização do mesmo elemento.
III. Os metais são encontrados à esquerda da tabela periódica porque esses elementos têm baixa energia de ionização e podem perder elétrons facilmente.
IV. Elementos com energias de ionização altas não devem formar cátions facilmente ou conduzir eletricidade.
V. A energia de ionização é a energia necessária para remover um elétron de um átomo na fase gás. De certo modo ela é de fundamental importância para entender como as ligações químicas são formadas e, portanto, sobre as propriedades físicas das moléculas.
Assinale a alternativa correta:
Considere as reações abaixo, as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. Segundo a teoria de Brønsted-Lowry, o íon bicarbonato na Reação 1 é um ácido.
II. Segundo a teoria de Lewis, a amônia na Reação 2 é uma base, pois ela doa elétrons.
III. Segundo a teoria de Lewis, o íon bicarbonato na Reação 1 é anfótero.
IV. Segundo Brønsted-Lowry, o íon carbonato na Reação 1 é uma base, chamada de base conjugada do íon bicarbonato.
V. Todas as bases de Brønsted-Lowry mostradas nas equações são também consideradas bases de Lewis.
Assinale a alternativa correta:
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa em que a obtenção do ferro a partir da hematita pode ser descrita pela equação: Fe2O3 + 3CO → 2Fe + 3CO2.
I. A massa de ferro que será obtida a partir de 0,04 mol de óxido férrico é 4,48 g.
II. A quantidade de CO necessários para produzir 7 mol de ferro é 10,5 mol.
III. A massa de gás carbônico obtida partindo-se de 20 kg de óxido de ferro III será 16,5 g.
IV. A quantidade de monóxido de carbono necessária para reagir com 600 g de óxido férrico é 11,25 mol.
V. O volume de CO, medidos nas CNTP, consumido na obtenção de 60 kg de ferro será ~3,6 104 L.
Após analisar as afirmativas de I a V, assinale a alternativa correta:
Auguste Comte, é considerado dentro do pensamento Sociológico um dos fundadores de tal ciência. Este autor já no início do século XIX afirmou poder cunhar ao campo filosófico dedicado aos estudos da sociedade o termo Sociologia atualmente utilizado.
Assinale a alternativa que represente os preceitos metodológicos defendidos por Comte a respeito dos estudos da Sociologia:
“Além disso, influenciado pelo isolamento relativo e cíclico a que estão sujeitas as comunidades caiçaras, desenvolveu-se uma forma de linguajar típico, com o uso de palavras somente conhecidas entre os caiçaras". (DIEGUES, 2004; p.21-48).
Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.
Émile Durkheim, o fundador da escola francesa de sociologia, muito contribuiu para o avanço da Sociologia enquanto campo do conhecimento científico. A respeito das concepções deste autor, assinale a alternativa incorreta:
Em suas reflexões acerca da sociedade de classes e da obtenção de lucro dos capitalista,s Marx afirma que o mesmo provém do não pagamento de parte do trabalho realizado pelo trabalhador. Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.