A semântica é a parte da gramática que estuda os aspectos relacionados ao sentido das palavras e enunciados. A paronímia, a homonímia, a sinonímia, a antonímia e a polissemia são alguns dos recursos estudados pela semântica. A respeito disto, analise as afirmativas a seguir:
I. Polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Ex.: manga, cavalo, sopa, pé, rede.
II. Paronímia é a propriedade em que as palavras apresentam semelhanças na pronúncia, mas são diferentes na escrita. Ex.: descrição/discrição; emigrante/imigrante; estada/estadia.
III. Sinonímia são palavras de sentidos aproximados que podem ser substituídas uma pela outra em diferentes contextos. Ex.: diabo/capeta; mostrar/exibir; manifestar/ expressar; entendimento/compreensão.
IV. Homonímia é a propriedade em que as palavras apresentam semelhança na pronúncia, mas são diferentes na escrita. Ex.: flagrante/fragante; emergir/ imergir; eminente/iminente.
V. Antônimos são palavras de sentidos contrários entre si. Ex.: bom/mau; velho/novo; pobre/rico; doce/amargo.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:
Ainda sobre os tipos de discurso, na passagem do discurso direto para o discurso indireto, ocorre mudança nas pessoas do discurso, mudança nos tempos verbais, mudança na pontuação das frases e mudança nos advérbios e adjuntos adverbiais. A esse respeito é possível afirmar que:
I. Toda a narrativa que se encontre na 1.ª pessoa no discurso direto passa para a 3.ª pessoa no discurso indireto, incluindo nessa mudança não só o verbo, mas também todos os pronomes que aparecem na frase, como os pronomes eu, nós e meu, que passam para ele/ela, eles/elas e seu no discurso indireto.
II. Frases interrogativas, exclamativas e imperativas no discurso direto passam para frases declarativas no discurso indireto.
III. As noções temporais como ontem, hoje e amanhã no discurso direto não sofrem alterações no discurso indireto.
IV. As noções espaciais como aqui, aí, este e isto no discurso direto passam para ali, lá, aquele e aquilo no discurso indireto.
V. O presente no discurso direto passa para pretérito imperfeito no discurso indireto, o pretérito perfeito no discurso direto passa para pretérito mais-que-perfeito no discurso indireto e o no discurso direto passa para futuro do pretérito no discurso indireto.
Estão corretas as afirmativas:
No contexto do ensino médio, o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa deve levar o discente à construção gradativa de saberes sobre os textos que circulam socialmente, recorrendo a diferentes universos semióticos, o que deverá propiciar ao aluno o refinamento de habilidades de leitura, de escrita, de fala e de escuta. Contudo, é correto afirmar que isso implica:
I. Na ampliação contínua de saberes relativos à mutação, ao funcionamento e à circulação dos textos.
II. No desenvolvimento da capacidade de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem.
III. Na ampliação contínua de saberes relativos à configuração, ao funcionamento e à circulação dos textos.
IV. No desenvolvimento exclusivo da capacidade de reflexão sistemática sobre a linguagem.
V. Na ampliação contínua de saberes relativos à mutação, ao funcionamento e à circulação da linguagem.
Estão corretas as afirmativas:
Analise as quatro afirmações abaixo sobre uma matriz quadrada do tipo N x N:
I. O número de elementos fora da diagonal principal será N · (N -1).
II. Uma matriz N x N só pode ser multiplicada por uma outra matriz N x N.
III. O produto de uma matriz N x N por qualquer outra matriz sempre irá resultar em uma outra matriz quadrada.
IV. Toda matriz quadrada N x N é inversível.
Assinale a alternativa correta:
Um triângulo retângulo tem seus dois catetos com dimensões 12 cm e 20 cm. Sendo a o ângulo formado pelo cateto menor com a hipotenusa, assinale a alternativa correta acerca do valor do seno deste ângulo:
Cinco alunos serão divididos por sorteio em dois grupos da seguinte forma: o primeiro aluno sorteado será o líder do Grupo 1; o segundo aluno sorteado irá integrar o Grupo 1, junto com o primeiro aluno; o terceiro aluno sorteado será o líder do Grupo 2; os dois alunos restantes irão integrar o Grupo 2. Assinale a alternativa que indica de quantas formas esta divisão em grupos pode ocorrer.
Considere uma progressão geométrica com termo inicial igual a 1 e razão igual a 2, e uma progressão aritmética com termo inicial igual a 16 e razão igual a 8. Assinale a alternativa correta sobre os valores dos eventuais termos em comum destas progressões.
Considere uma sequência infinita de círculos: o primeiro tem raio R; o segundo, metade do raio do anterior (R/2); o terceiro, um quarto do raio do primeiro (R/4); e assim sucessivamente, cada círculo tendo metade do raio do círculo anterior. Assinale a alternativa que indica a soma das áreas de todos os círculos.
O histograma abaixo indica quantas ocorrências de faltas de funcionários aconteceram, ao longo de 30 dias, em uma loja:

Assinale a alternativa que indica o valor mais aproximado da média de funcionários que faltaram por dia ao longo deste período.
O consumo atual de água em uma cidade é 53.000.000 l/h. Suponha que este consumo cresça anualmente em 1,75 milhões l/h, e que este crescimento possa ser considerado como uma progressão aritmética. Se a capacidade de produção de água for de 78 mil m3/h, assinale a alternativa que apresenta em quantos anos, no máximo, será necessária a ampliação da capacidade de produção de água para que não ocorra falta de água.
Quais são as espécies predominantes nas soluções aquosas descritas abaixo?
Solução I: solução aquosa de HCl (ácido forte)
Solução II: solução aquosa de NaOH (base forte)
Solução III: solução aquosa de HCN (ácido fraco)
Analise as seguintes afirmativas e a seguir assinale a alternativa correta:
I. A 300 K as pressões de equilíbrio de CO2, CO e O2 são, respectivamente, 0,6 atm, 0,4 atm e 0,2 atm. A constante de equilíbrio Kp para a reação representada por 2 CO2(g) 2 CO(g) + O2(g) é kp = 0,0889.
II. O valor de Kp a 2000 K para o equilíbrio: CO2(g) + H2(g) CO(g) + H2O(g) é 4,40. O valor de Kc nessas mesmas condições é kc = 4,40.
III. A constante de equilíbrio kc para a reação: 2SO2(g) + O2(g) 2SO3(g) é 249 a uma dada temperatura. Uma análise do conteúdo do recipiente que contém os três componentes nesta temperatura num determinado momento apresentou os seguintes resultados: [SO3] = 2,62 mol L-1, [SO2] = 0,149 mol L-1 e [O2] = 0,449 mol L-1. O sistema está em equilíbrio.
IV. A solubilidade molar do PbBr2 em água a partir do valor de kPS = 2,1x10-6 é 0,0081 mol L-1.
V. A 25°C a solubilidade molar do Ag3PO4 é 1,8x10-5 mol L-1. O kPS desse sal é kPS = 2,8x10-18
Assinale a alternativa correta:
Considerando a fórmula molecuar C 5H10O2 e as afirmações a seguir, assinale a alternativa correta:
I. A fórmula molecular C5H10O2 pode representar isômeros geométricos.
II. A fórmula molecular C5H10O2 não pode representar isômeros ópticos.
III. A fórmula molecular C5H10O2 pode representar isômeros de função.
IV. A fórmula molecular C5H10O2 pode representar isômeros de funções mistas.
V. A fórmula molecular C5H10O2 pode representar compostos cíclicos.
Assinale a alternativa correta:
Considere as seguintes afirmativas sobre os compostos de carbono e assinale a alternativa correta:
I. Os compostos orgânicos são muito mais numerosos do que os compostos que não contêm este elemento, pois o carbono pode, dentre outros fatores, formar ligações múltiplas, formar cadeias longas, curtas, lineares, ramificadas, cíclicas, saturadas e insaturadas, ligar-se a diferentes elementos.
II. A ligação insaturada de determinado hidrocarboneto é mais curta e mais forte que qualquer ligação simples de seu determinado análogo saturado, pois a hibridização sp3 de quaisquer dos carbonos do composto saturado não os permite sobrepor seus orbitais com os dos carbonos vizinhos.
III. A hibridização do carbono, dentre outros fatores, afeta a sua estrutura e, portanto, as suas propriedades, sendo as propriedades físicas mais amplamente afetadas que as propriedades químicas.
IV. A reatividade de um carbono terciário é sempre menor que a de um carbono primário, devido ao impedimento estéreo.
V. Compostos contendo ligações triplas, em geral, são mais reativos que seus compostos isólogos.
Assinale a alternativa correta:
Sobre a teoria atômica, considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:
I. Dalton chegou à conclusão da existência de átomos com base em observações químicas macroscópicas e não teve evidências diretas da existência de átomos.
II. Os experimentos de Thomson sobre o comportamento dos raios catódicos em campos magnéticos e elétricos proporcionaram a descoberta dos elétrons e permitiram que sua razão carga-massa fosse medida.
III. Os estudos de Rutherford mostraram que o átomo tinha um núcleo denso, carregado positivamente.
IV. De Broglie, Heisenberg, Born, Bohr e Planck foram cientistas que colaboraram para a teoria quântica moderna.
V. A dualidade onda-partícula, o princípio da incerteza, as funções de onda, a equação de Schrödinger, o princípio da exclusão de Pauli são contribuições recentes para a teoria atômica.
Assinale a alternativa correta: