Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4114 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

[...] O anacronismo consiste em atribuir a determinadas sociedades do passado nossos próprios sentimentos ou razões, e assim interpretar suas ações; ou aplicar critérios e conceitos que foram elaborados para uma determinada época, em circunstâncias específicas,
para outras épocas com características diferentes.

BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2007. p. 45.

Para evitar a construção de anacronismos, o professor deve

Em 1816 chegava um grupo de artistas franceses que aqui aportava com o objetivo de começar as artes a partir do zero. Fazendo pouco da produção artística já existente na colônia, tais artistas traziam na bagagem um modelo acadêmico e neoclássico – modelo que, entre outros, dera grandiosidade, passado e memória ao governo “plebeu” de Napoleão Bonaparte. [...]

SCHWACRZ, Lilia Moritz. Cultura. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (direção). História do Brasil Nação: 1808-2010. V. 1 Crise colonial e independência, 1808-1830. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. p. 235.

Os artistas franceses que chegaram em 1816, alguns permanecendo por longos anos nas terras tropicais, vieram para o Brasil porque

Com base na leitura do texto Avaliação diagnóstica da alfabetização, observe o exemplo de proposta de atividade a seguir.

Qual é a capacidade que essa atividade busca analisar ?

No que se refere à relação pedagógica no contexto progressista, Dalben e Castro (2010) afirmam que nesse contexto a(o)

No que se refere ao direito à educação, assinale a alternativa incorreta.

A partir da leitura do texto Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade, analise as seguintes afirmativas.

  1. A avaliação mediadora busca corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas certas e erradas e, com base nessa verificação periódica, tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino.
  2. A avaliação mediadora exige a observação individual de cada aluno, de modo a refletir e investigar teoricamente razões para soluções apresentadas, em termos de estágios evolutivos do pensamento, da área de conhecimento em questão, das experiências de vida do aluno.
  3. A avaliação mediadora tem como objetivo classificar ou selecionar os estudantes. Ela se fundamenta nos processos da aprendizagem, em seus aspectos políticos, afetivos e relacionais, e tem como princípio fundamental avaliar o que o estudante ainda não sabe.

Estão incorretas as afirmativas

Plantas possuem um ciclo reprodutivo caracterizado por uma alternância de gerações esporofíticas e gametofíticas.
O esquema a seguir representa, de maneira simplificada, um ciclo reprodutivo com alternância de gerações.

O momento em que a meiose acontece nesse ciclo está representado pelo número

Em uma população composta de 10 000 indivíduos e em equilíbrio de Hardy-Weinberg, foi calculada a frequência de dois alelos (A e a) de um determinado locus gênico.
Considerando que a frequência do alelo “a” é igual a 0,4 qual é a quantidade de indivíduos homozigotos dominantes dessa população?

O daltonismo é uma condição hereditária caracterizada por uma anomalia na distinção de algumas cores. Essa condição é recessiva e ligada ao sexo, ou seja, o gene responsável pelo daltonismo está presente em um locus gênico do cromossomo X.

Sobre o daltonismo, é correto afirmar que

Muitas reações químicas inorgânicas podem ser classificadas em reações de síntese ou de análise ou de simples troca ou de dupla troca. Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, classificando as reações químicas.

COLUNA I

  1. Reação de síntese
  2. Reação de análise
  3. Reação de simples troca
  4. Reação de dupla troca

COLUNA II

( ) 3 H2(g) + N2(g)→2 NH3(g)
( ) NaCl + AgNO3 → AgCl + NaNO3
( ) 2 NaN3(s) → 3 N2(g) + 2 Na(s)
( ) 2 Fe(s) + 6 HCl(aq)→2 FeCl 3(aq) + 3 H2(g)

Assinale a sequência correta.

De acordo com as regras de utilização de hífen, assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas de acordo com a norma-padrão.

Durante uma consulta com um orientador físico, Sr. Astolfo recebeu instruções de que deveria praticar  dois tipos de atividade física, natação e caminhada, durante um determinado espaço de tempo.

Para tanto, o orientador prescreveu ao Sr. Astolfo que praticasse somente uma das atividades física por dia, em turnos distintos,

durante o período determinado, sendo a caminhada pela manhã e a natação à tarde. Durante o período determinado, Sr. Astolfo fez o seguinte:

• Em alguns dias, ele não praticou qualquer atividade.
• Em 48 tardes, ele ou praticou caminhada ou não praticou qualquer atividade.
• Em 28 manhãs, ele ou praticou natação ou não praticou qualquer atividade.
• Em 44 dias, ele ou praticou natação ou praticoucaminhada.

Considerando os dados e as informações fornecidas, é correto afirmar que o período determinado de dias prescrito pelo orientador para a realização das atividades pelo Sr. Astolfo é igual a

Sabendo que o MS-Excel disponibiliza diversas funções, assinale a alternativa que descreve corretamente a utilidade da função () MÉDIASE.

Considere que José da Silva foi eleito conselheiro titular do CAU / MG, de acordo com atos normativos do CAU / BR e do CAU / MG.

Na forma do Regimento Interno do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, de 21 de novembro de 2017, assinale a alternativa correta.

O ODS 15 almeja proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Nesse contexto, assinale a alternativa que não apresenta uma das metas do ODS 15.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282