Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 4114 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, citando uma reflexão de Bárbara Freitag, diz: “Kohlberg

procurou discutir com os colegas os problemas emergidos no contexto da educação moral.

Para explicar as resistências desse contexto com relação à educação moral, pôs em

debate o que chamou de [currículo oculto] hidden curriculum e [atmosfera moral] moral

atmosphere [...]".

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. 2 ed. São Paulo: moderna, 1996 p.125

De acordo com Kohlberg, é CORRETO afirmar que

Uma das formas de abordarmos a identidade humana é o tema corpo e mente ou corpo e

psiquismo. Contemporaneamente, o clássico tema “corpo e alma" reaparece com todo

vigor na filosofia da mente, em profundo diálogo com a neurobiologia e a psicologia

cognitiva. Na tradição filosófica, essa temática esteve inscrita na busca pelas essências.

Considerando-se as concepções relacionadas à reflexão sobre o tema, é CORRETO

afirmar que

Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas

falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão

mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto; de modo que me era

necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões

a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos, se

quisesse estabelecer algo de firme e de constante nas ciências. (...). Tudo o que recebi,

até presentemente, como mais verdadeiro e seguro, aprendi-o dos sentidos ou pelos

sentidos. Ora, experimentei algumas vezes que esses sentidos eram enganosos, e que

de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.

DESCARTES. Meditações Metafísicas. São Paulo: Abril Cultural. Os pensadores.

A partir desse fragmento de Descartes, sobre a concepção e os procedimentos do

racionalismo, é CORRETO afirmar que

O melhor modo de acompanhar o processo de crescimento físico de um aluno e

referenciá-lo à população seria a utilização de

Em estudo que analisou determinantes de risco para doenças cardiovasculares em

escolares, vários fatores foram analisados para verificar sua associação com hipertensão.

Assinale a alternativa que NÃO é um possível fator de risco para doenças

cardiovasculares.

A influência do esporte em aulas de educação física foi muito comum entre o fim da

segunda guerra mundial e a década de 1970 . Quanto a tal aspecto, analise as afirmativas

seguintes.

I. O esporte determinou o conteúdo da educação física e alguns de seus princípios

estavam presentes nas aulas, como competição, regulamentação rígida e busca

pela técnica perfeita.

II. A relação professor e aluno assemelhava-se à relação entre treinador e atleta.

III. Não havia diferença entre professor e treinador, pois os professores eram

contratados pelo seu desempenho na atividade desportiva.

A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS.

Analise as afirmativas seguintes sobre as questões biológicas e de ordem legal sobre as

etapas da vida da infância e adolescência.

I. A idade considerada legalmente para início da adolescência é 14 anos.

II. O fator biológico que marca o início da adolescência é a menarca nas meninas e a

espermatogênese nos meninos.

III. Assim como proposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, a idade

aproximada para o início da adolescência, biologicamente falando, é de 14 anos.

A partir da análise, conclui-se que está(ão) CORRETA( S).

Sobre as mudanças que podem ser implantadas em aulas de educação física, de modo a

resultar em benefícios para a saúde, assinale a alternativa que resulta em MENOR

INFLUÊNCIA.

São conhecimentos sobre os jogos desportivos quanto os aspectos histórico-sociais dos

jogos desportivos a serem tratados em aulas de educação física, conforme os Parâmetros

Curriculares Nacionais (PCNs), EXCETO:

A organização de uma aula de educação física, que envolve a aprendizagem e o

aprimoramento de habilidades motoras, necessita de atividades em que o aluno possa

praticar.

Sobre como essa prática deve ser estruturada, assinale a alternativa CORRETA.

Em relação às características da abordagem desenvolvimentista da educação física

escolar, assinale a alternativa CORRETA.

Conforme Soares, Taffarel, Varjal, Castellani-Filho, Escobar e Bracht (1992), na obra

Metodologia do ensino de educação física, assinale a alternativa que se caracteriza como

um dos objetivos da educação física para o ensino médio.

É considerado jogo desportivo dentre os conteúdos da educação física, conforme os

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

O tipo de atividade física recomendada para a saúde de crianças e adolescentes é o

treinamento da

Em relação aos efeitos das aulas de educação física para a saúde, os resultados

encontrados por Monego e Jardim (2006) permitem concluir que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282