ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, citando uma reflexão de Bárbara Freitag, diz: “Kohlberg
procurou discutir com os colegas os problemas emergidos no contexto da educação moral.
Para explicar as resistências desse contexto com relação à educação moral, pôs em
debate o que chamou de [currículo oculto] hidden curriculum e [atmosfera moral] moral
atmosphere [...]".
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. 2 ed. São Paulo: moderna, 1996 p.125
De acordo com Kohlberg, é CORRETO afirmar que
Uma das formas de abordarmos a identidade humana é o tema corpo e mente ou corpo e
psiquismo. Contemporaneamente, o clássico tema “corpo e alma" reaparece com todo
vigor na filosofia da mente, em profundo diálogo com a neurobiologia e a psicologia
cognitiva. Na tradição filosófica, essa temática esteve inscrita na busca pelas essências.
Considerando-se as concepções relacionadas à reflexão sobre o tema, é CORRETO
afirmar que
Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas
falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão
mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto; de modo que me era
necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões
a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos, se
quisesse estabelecer algo de firme e de constante nas ciências. (...). Tudo o que recebi,
até presentemente, como mais verdadeiro e seguro, aprendi-o dos sentidos ou pelos
sentidos. Ora, experimentei algumas vezes que esses sentidos eram enganosos, e que
de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.
DESCARTES. Meditações Metafísicas. São Paulo: Abril Cultural. Os pensadores.
A partir desse fragmento de Descartes, sobre a concepção e os procedimentos do
racionalismo, é CORRETO afirmar que
O melhor modo de acompanhar o processo de crescimento físico de um aluno e
referenciá-lo à população seria a utilização de
Em estudo que analisou determinantes de risco para doenças cardiovasculares em
escolares, vários fatores foram analisados para verificar sua associação com hipertensão.
Assinale a alternativa que NÃO é um possível fator de risco para doenças
cardiovasculares.
A influência do esporte em aulas de educação física foi muito comum entre o fim da
segunda guerra mundial e a década de 1970 . Quanto a tal aspecto, analise as afirmativas
seguintes.
I. O esporte determinou o conteúdo da educação física e alguns de seus princípios
estavam presentes nas aulas, como competição, regulamentação rígida e busca
pela técnica perfeita.
II. A relação professor e aluno assemelhava-se à relação entre treinador e atleta.
III. Não havia diferença entre professor e treinador, pois os professores eram
contratados pelo seu desempenho na atividade desportiva.
A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS.
Analise as afirmativas seguintes sobre as questões biológicas e de ordem legal sobre as
etapas da vida da infância e adolescência.
I. A idade considerada legalmente para início da adolescência é 14 anos.
II. O fator biológico que marca o início da adolescência é a menarca nas meninas e a
espermatogênese nos meninos.
III. Assim como proposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, a idade
aproximada para o início da adolescência, biologicamente falando, é de 14 anos.
A partir da análise, conclui-se que está(ão) CORRETA( S).
Sobre as mudanças que podem ser implantadas em aulas de educação física, de modo a
resultar em benefícios para a saúde, assinale a alternativa que resulta em MENOR
INFLUÊNCIA.
São conhecimentos sobre os jogos desportivos quanto os aspectos histórico-sociais dos
jogos desportivos a serem tratados em aulas de educação física, conforme os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs), EXCETO:
A organização de uma aula de educação física, que envolve a aprendizagem e o
aprimoramento de habilidades motoras, necessita de atividades em que o aluno possa
praticar.
Sobre como essa prática deve ser estruturada, assinale a alternativa CORRETA.
Em relação às características da abordagem desenvolvimentista da educação física
escolar, assinale a alternativa CORRETA.
Conforme Soares, Taffarel, Varjal, Castellani-Filho, Escobar e Bracht (1992), na obra
Metodologia do ensino de educação física, assinale a alternativa que se caracteriza como
um dos objetivos da educação física para o ensino médio.
É considerado jogo desportivo dentre os conteúdos da educação física, conforme os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
O tipo de atividade física recomendada para a saúde de crianças e adolescentes é o
treinamento da
Em relação aos efeitos das aulas de educação física para a saúde, os resultados
encontrados por Monego e Jardim (2006) permitem concluir que