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Dentre os principais aspectos que caracterizam a Segunda Grande Guerra Mundial, é

CORRETO afirmar que

Entre as organizações multilaterais criadas em resposta aos problemas da Guerra Fria, é

CORRETO afirmar que uma das mais importantes é a

Sobre a Palestina, no plano das organizações internacionais, assinale a alternativa

CORRETA.

Sobre a crise econômica de 2008, é CORRETO afirmar que

Assinale a alternativa que apresenta os integrantes do grupo que a mídia denomina

BRICS.

Relacione as designações das camadas de revestimentos asfálticos apresentadas na

COLUNA I de acordo com a terminologia empregada no meio rodoviário na COLUNA II



Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

“O movimento educacional conhecido como escola nova surge no final do século XIX,

justamente para propor novos caminhos com o mundo no qual se acha inserido."

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. Revista e Ampliada, São Paulo: Moderna,

2006 p.167

Considerando-se esse movimento, é CORRETO que

Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, sociólogos franceses, escreveram juntos as

obras Os herdeiros (1964) e A reprodução (1970). Foram influenciados pelo

estruturalismo francês, sobretudo pelo linguista Ferdinand de Saussure.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. Revista e Ampliada, São Paulo: Moderna,

2006 p.188

Considerando-se as teorias crítico-reprodutivistas, é CORRETO afirmar que

“Enquanto o saber, da tradição grega clássica à era das luzes e até o fim do século XIX,

era efetivamente algo para ser compreendido, pensado, refletido, hoje, nós, indivíduos,

vemo-nos, agora, privados do direito à reflexão...

Defrontamo-nos desde o século XVI, mas sobretudo no XX, com o desafio da ruptura

cultural entre a cultura das humanidades e a cultura científica. Essas duas culturas

possuem natureza inteiramente diferente."

MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Trad. Edgard de Assis

Carvalho. São Paulo: Cortez, 2002 p. 51 57

A partir desses fragmentos, acompanhando a reflexão de Edgar Morin sobre a distinção e

a ruptura que se realizou entre os saberes, o que se verifica é o fato de que

“O que é então a liberdade? Nascer é ao mesmo tempo nascer no mundo e nascer do

mundo. O mundo está já constituído, mas também não está nunca completamente

constituído. Sob o primeiro aspecto, somos solicitados; sob o segundo, somos abertos a

uma infinidade de possíveis."

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes. 1999

p. 608-611(Adaptado)

A partir desse fragmento sobre o tema da liberdade e do determinismo no pensamento de

Merleau-Ponty, é CORRETO afirmar que

“Os que se dedicaram às ciências foram ou empíricos ou dogmáticos. Os empíricos, à

maneira das formigas, acumulam e usam as provisões; os racionalistas, à maneira das

aranhas, de si mesmos extraem o que lhes serve para a teia. A abelha representa a

posição intermediária: recolhe a matéria-prima das flores do jardim e do campo e com

seus próprios recursos a transforma e digere."

BACON, Francis. Novum organum, XCV.

A partir desse fragmento, para Francis Bacon, o que melhor caracteriza a natureza e os

procedimentos da ciência é o fato de ela

“Os homens não são apenas um resultado da história em sua indumentária e

apresentação, em sua figura e seu modo de sentir, mas também a maneira como veem e

ouvem é inseparável do processo de vida social tal como este se desenvolveu através

dos séculos. Os fatos que os sentidos nos fornecem são pré-formados de modo duplo:

pelo caráter histórico do objeto percebido e pelo caráter histórico do órgão perceptivo.

Nem um nem outro são meramente naturais, mas enformados pela atividade humana,

sendo que o indivíduo se auto percebe, no momento da percepção, como perceptivo e

passivo."

HORKHEIMER, Max. “Teoria tradicional e teoria crítica". In. Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. Textos

escolhidos. Trad. Zeljko Loparié ... [et al.] 5 ed. São Paulo: Nova Cultural, p. 37 (Os pensadores).

Com base na leitura desse fragmento, considerando-se os pressupostos antropológicos

presentes no texto, é CORRETO afirmar que eles são

“A primeira proposição da moralidade diz que, para ter valor moral, uma ação deve estar

baseada no dever, declarou Kant. Nem todo mundo concordaria. Pode-se argumentar que

outros motivos contam tanto ou mais ___ o amor, por exemplo. Pode-se argumentar

também que os motivos importam menos que as consequências, sendo a ação moral

julgada não pela boa intenção das pessoas, mas pelo bem que praticam. Formalmente

falando, essas alternativas não estão em colisão direta com uma ética do dever, uma vez

que poderia haver, por exemplo, um dever de amar o próximo ou de produzir as melhores

consequências. Os contrastes, porém, são sempre feitos. O que eu espero da ética é que

ela ofereça um modo sistemático de saber, ou pelo menos de ter garantias para crer que

um curso de ação está certo ou errado. Tanto o 'Dever' quanto as 'melhores

consequências' apresentam suas ofertas e é interessante compará-las. (...) Uma ética que

faz apelo à razão tem, portanto, duas tarefas. Uma é fornecer as ferramentas para decidir

se racionalmente x, e não y, é a coisa certa a fazer. A outra é demonstrar que, ao fazer x,

uma pessoa estará agindo não apenas moralmente como também racionalmente."

HOLLIS, Martin. Filosofia. Um convite. Trad. Antivan G. Mendes. São Paulo: Loyola, 1996 p.162-165

A partir desse texto, considerando-se a importância dos valores éticos na estruturação

política das sociedades,

Em primeiro lugar, se hoje existe uma ameaça à paz mundial, essa vem ainda uma vez do

fanatismo, ou seja, da crença cega na própria verdade e na força capaz de impô-la. (...).

Em segundo lugar, temos o ideal da não violência: Jamais me esqueci do ensinamento de

Karl Popper segundo o qual o que distingue essencialmente um governo democrático de

um não democrático é que apenas no primeiro os cidadãos podem livrar-se dos seus

governantes sem derramamento de sangue. As tão frequentemente ridicularizadas regras

formais da democracia introduziram pela primeira vez na história as técnicas de

convivência, destinadas a resolver conflitos sociais sem o recurso à violência. Apenas

onde essas regras são respeitadas o adversário não é mais um inimigo (que deve ser

destruído), mas um opositor que amanhã poderá ocupar o nosso lugar. Em terceiro lugar:

o ideal da renovação gradual da sociedade através do livre debate das ideias e da

mudança das mentalidades e do modo de viver: apenas a democracia permite a formação

e a expansão das revoluções silenciosas (...). O método democrático não pode perdurar

sem se tornar um costume.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia, 4 ed. RJ: Paz e terra, 1986 p. 38-40

A partir desse fragmento, sobre o conceito e a realidade de democracia é CORRETO

afirmar que

A doutrina democrática repousa sobre uma concepção individualista de sociedade [...]

Isso explica por que a democracia moderna se desenvolveu e hoje exista apenas onde os

direitos de liberdade foram constitucionalmente reconhecidos. [...]. Não há dúvida de que

a democracia tenha nascido da concepção individualista, atomista, da sociedade. Não há

também dúvida de que a democracia representativa nasceu do pressuposto (equivocado)

de que os indivíduos, uma vez investidos da função pública de escolher os seus

representantes, escolheriam os melhores.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. Trad. Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Paz e Terra,

2000 p. 23 e 154

Com base nesse fragmento, sobre a natureza e as históricas realizações da democracia,

é CORRETO afirmar que

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