Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3680 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Segundo definição da Lei Federal que estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, de acordo também com as normas contidas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, está correto afirmar em relação aos Restos a Pagar:

De acordo com o Demonstrativo da Despesa com Pessoal contido no Relatório de Gestão Fiscal de certo Município relativo ao primeiro quadrimestre de 2019, a Receita Corrente Líquida no período de maio/18 a abril/19 foi de R$ 12.000,00, e a Despesa Total com Pessoal do Poder Executivo no mesmo período foi de R$ 6.000,00. Considerando os valores mencionados e os limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) (alínea b do inciso III do art. 20 e parágrafo único do art. 22), chegamos à conclusão de que os valores calculados a título de Limite Máximo e Limite Prudencial para as despesas com pessoal do Poder Executivo foram, respectivamente, de:

Uma entidade apresenta, em um balanço encerrado, as contas patrimoniais abaixo. Classifique os saldos patrimoniais apresentados, de acordo com a sua apresentação no Balanço Patrimonial.

Com base nos saldos acima, é possível afirmar que:

De acordo com a Norma de Auditoria que trata das responsabilidades gerais do auditor independente na condução da auditoria de demonstrações contábeis em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, analise as seguintes assertivas sobre distorção relevante:

  1. O único propósito do auditor, por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, é identificar e avaliar os riscos de distorção relevante causados por erro na demonstração contábil ou por fraude nas afirmações.
  2. As distorções são consideradas relevantes se for razoável esperar que, individual ou conjuntamente, elas influenciem as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas demonstrações contábeis.
  3. Uma distorção resultante de erro na demonstração contábil somente poderá ser considerada relevante se corresponder a, no mínimo, 10% do valor que deveria constar na conta ou no grupo em que ela foi detectada.

Quais estão corretas?

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas das linhas 05, 16, 37 e 49.

Na linha 58, tem-se o emprego da conjunção “se”, que expressa ideia de ______________ e poderia ser substituída por __________ desde que __________ alterações no período para a manutenção da correção gramatical.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

BRICS é o nome de um conjunto econômico de países considerados "emergentes", que não pode ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. MERCOSUL é a abreviação de Mercado Comum do Sul, um bloco econômico sulamericano com objetivo de garantir a construção de uma consolidação econômica, política e social  entre os países-membros, colaborando para o aumento da qualidade de vida dos cidadãos que habitam os Estados que constituem o bloco. Nesse contexto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os países pertencentes aos conjuntos econômicos citados acima.

Coluna 1
1. BRICS.
2. MERCOSUL.

Coluna 2
(  ) África do Sul.
(  ) Argentina.
(  ) Índia.
(  ) Paraguai.
(  ) Rússia.
(  ) Uruguai.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Lista de símbolos:
⇒ Condicional
⇔ Bicondicional
∧ Conector “e”
∨ Conector “ou”
Conector “ou” exclusivo
¬ Negação da proposição

Considere as seguintes proposições:

  1. Todo morador de Vila Lângaro gosta de lógica.
  2. Todas as pessoas estudiosas gostam de lógica.
  3. Antônio gosta de lógica.

A partir das proposições apresentadas, pode-se concluir que:

Em relação ao dimensionamento de instalações prediais de águas pluviais, e com base na ABNT NBR 10844/1989, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) Sempre que possível, os condutores horizontais devem ser projetados com declividade uniforme mínima de 1%.
(  ) A inclinação das calhas de beiral e platibanda deve ser uniforme e com valor máximo de 0,5%.
(  ) Sempre que possível, os condutores verticais devem ser projetados em uma única prumada.Havendo a necessidade de desvio, devem ser usadas curvas de 90° de raio longo ou curvas de 45º.
(  ) O dimensionamento das calhas de beiral ou platibanda em situações em que a saída não estiver colocada em uma das extremidades, a vazão de projeto será aquela correspondente à maior das
áreas de contribuição.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

“Fenômeno resultante do transitório hidráulico, quando ocorre variação brusca de pressão acima ou abaixo do valor normal de funcionamento”. De acordo com a ABNT NBR 12218/2017 – Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público, esta afirmação se refere

Assinale a alternativa que apresenta a grande e verdadeira conquista educacional do professor Tabichi.

Na linha 12, a locução “assim como” tem valor ___________, podendo ser substituída por __________, desde que ____________ alterações no período.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da proposição acima.

Levando em conta a Resolução CFP nº 015/2012, que aprova o Regimento Eleitoral do CFP e CRPs, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação às possíveis soluções adotadas pela Comissão Regional Eleitoral na hipótese de reclamação de uma
das chapas a respeito da igualdade ou similaridade dos nomes e/ou slogans.

( ) Acordo entre as partes.

( ) Antiguidade ou tradição, permanecendo com o nome e/ou slogan o grupo/chapa que foi assim identificado em eleições anteriores ou que tenha maior número de integrantes nessa situação.

( ) Qualificação técnica, permanecendo com o nome e/ou slogan o grupo/chapa que possuir maior pontuação em relação ao Índice de Qualificação Acadêmica, estabelecido no momento da inscrição dos componentes da chapa.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

De acordo com a Resolução CFP nº 010/2007, que institui o Manual de Procedimentos Administrativos, Financeiros e Contábeis do Sistema Conselhos de Psicologia, na fixação da despesa devem ser considerados os seguintes aspectos, EXCETO:

O Plano Plurianual (PPA) é elaborado no _______________ de governo e entra em vigor no _________________. Sua vigência será até o _____________________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282