Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3680 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) surgiu por meio da Constituição Federal de 1988, almejando ser o elo entre o planejamento estratégico (Plano Plurianual) e o planejamento operacional (Lei Orçamentária Anual). Assinale a alternativa correta em relação à LDO.

Instrução: A questão, refere-se ao texto abaixo.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos motivadores para as pesquisas mais realizadas pelos brasileiros.

Instrução: A questão, refere-se ao texto abaixo.

Considerando o emprego dos recursos coesivos, analise as assertivas a seguir:

  1. Na linha 07, o pronome obliquo “os” tem como referente a palavra “usuários”.
  2. Na linha 13, o vocábulo “mesmo” retoma a ideia de lista de assuntos mais procurados construída no primeiro parágrafo.
  3. Na linha 22, a expressão “ou seja” é empregada indicando que o termo subsequente será uma paráfrase do termo anterior: “ações práticas”.

Quais estão corretas?

Para responder à questão, considere o seguinte caso fictício:

Matheus é servidor público há mais de 5 anos, na cidade de Gramado, no cargo de Técnico em Informática. Recentemente concluiu a graduação de Análise de Sistemas e se inscreveu no Concurso Público da cidade para um cargo de acordo com sua atual formação.

Conforme nº 2.912/2011, Matheus não terá direito a férias, no curso do período aquisitivo, se tiver gozado licenças para tratamento de saúde, por acidente em serviço ou por motivo de doença em pessoa da família, por mais de __________ meses, __________ , licença para tratar de interesses particulares, bem como se houver ocorrido mais de injustificadas ao serviço.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Lista de Símbolos lógicos:

~ negação
∧ conjunção
∨ disjunção
⊕ disjunção exclusiva
→ condicional
↔ bicondicional

A alternativa que apresenta uma proposição composta com a presença do conectivo condicional é:

A alternativa que apresenta uma sentença aberta com o quantificador existencial é:

Suponha que se as verduras foram lavadas, então a salada será servida no almoço. Entretanto, se a salada for servida no almoço, então não haverá sobremesa. Há sobremesa no almoço, portanto:

A partir do que foi exposto no texto, analise as assertivas a seguir:

  1. O surgimento do professor empreendedor eliminará a profissão de professor, que será substituída por administradores, capazes, inclusive, de formular leis educacionais.
  2. Uma das causas da migração de profissionais para o campo da administração é relacionada à estresse.
  3. O site DonorsChoose.org foi criado por um professor com o objetivo de possibilitar que projetos educacionais fossem viabilizados a partir da doação de fundos para os materiais necessários.

Quais estão corretas?

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas das linhas 01, 09 e 35.

Assinale a alternativa que apresenta a correta reescrita do trecho “Não há dúvidas de que a educação cada dia mais será impactada pelas novas tecnologias” no pretérito imperfeito do
indicativo:

A área territorial do município de Vila Lângaro é de 152,17 Km², distribuídos em 10 comunidades. O município tem cerca de 2.230 habitantes, fica distante 327 Km da capital do Estado, Porto Alegre, e é essencialmente agrícola. As culturas predominantes são o _____ e a _____, mas cultivam-se também, dentre outras culturas, o _____ e a _____. (Fonte: vilalangaro.rs.gov.br)


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Quem é o atual presidente da Câmara dos Deputados, reeleito em fevereiro deste ano, após votação secreta realizada na casa legislativa, em Brasília, em primeiro turno, com 334
votos?

Observe a figura abaixo formada por três triângulos retângulos.

A partir das medidas indicadas na figura acima, a medida do segmento AB é:

Observe a seguinte tabela-verdade.

O valor lógico que completa a sentença “???” na tabela acima é:

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do texto.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282