O Decreto nº 7.518, de 08 de fevereiro de 1999, aprova o regimento da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia –ADAB. Com base nesse decreto, relacione os itens a seguir com suas respectivas competências.
1. Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB
2. Conselho Estadual de Defesa Agropecuária – CONAGRO
3. Diretoria Geral da ADAB
4. Diretoria de Defesa Sanitária Vegetal
( ) Através da Gerência de Registro e Fiscalização: cadastrar, inspecionar e fiscalizar, nos aspectos fitossanitários, a
produção e comércio de sementes e mudas.
( ) Fiscalizar a entrada, o trânsito, o comércio e o beneficiamento de produtos, subprodutos e derivados agropecuários no
território baiano.
( ) Prestar contas das atividades da ADAB à sociedade em geral e aos seus representantes.
( ) Encaminhar ao Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, relatórios periódicos, ou quando solicitado, referentes às atividades da ADAB.
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada
Em 1978 e 1979, o quadro inflacionário agravara-se indicando o esgotamento do modelo econômico. Com a queda do crescimento, a política de “fazer crescer o bolo para depois dividi-lo” já soava (novamente) como engodo para a população. A crise internacional agrava-se, com o aumento do custo da dívida externa. Complicavam-se as negociações com credores norte-americanos, contrários à redução do valor da dívida.
(LOPEZ, Adriana; MOTA, Carlos Guilherme. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: SENAC, 2008. p. 861).
Diante da crise econômica, o regime civil-militar tenta manter sob controle as pressões políticas e sociais pelo fim do regime.
Para se manter no poder diante da crescente pressão do movimento sindical:
A figura mostra uma escada homogênea em repouso com uma das extremidades apoiada no solo e a outra, em uma parede vertical.
Considere:
– Força de atrito entre a escada e o solo,
– Força de atrito entre a escada e a parede,
–
– Força Normal à parede.
O diagrama que melhor indica as forças que atuam sobre a escada é:
O processo de mineração de metais envolve uma série de etapas. Na mineração de cobre, por exemplo, em uma determinada etapa de separação, o minério triturado é adicionado a um tanque contendo uma mistura de água, óleo e detergentes. Neste ambiente, bolhas de ar são injetadas na mistura, aderindo-se preferencialmente às partículas de minério de cobre, que são levadas à superfície. Por sua vez, a parte não desejada é retirada na parte inferior do tanque.
O processo de separação descrito é denominado:
O chumbo é classificado como um metal pesado, altamente tóxico e muito nocivo aos seres humanos. Seu símbolo, Pb, tem origem na palavra latina Plumbum, que significa prata líquida, e seu número atômico é 82.
O número de níveis que esse elemento possui e a quantidade de elétrons em sua camada de valência são, respectivamente:
No fim do século XVIII, a Declaração dos Direitos do Homem alterou significativamente o entendimento sobre o que assegura a cada indivíduo a sua dignidade na vida social.
A partir desse momento, passa-se a entender que o homem deve sua dignidade:
São Tomás de Aquino lançou as bases filosóficas para a investigação racional do mundo natural. Isso se deve ao fato de ele ter repensado a relação entre:
Depois de punir os cariocas com temperaturas exorbitantes e uma seca histórica, este verão fez do Rio uma cidade partida. Na terça-feira, a máxima registrada no Forte de Copacabana foi de amenos 27,3 ºC. Em Santa Cruz, porém, ela atingiu 39,2 ºC.
Disponível em: Diferença de temperatura entre bairros do Rio é de mais de 10 graus - Jornal O Globo. Acesso: 30 Jan. 2024
A diferença espacial entre as amplitudes térmicas registradas no texto pode ser minimizada pelo seguinte tipo de intervenção:
A completa ausência de impressões digitais é conhecida como adermatoglifia (ADG). Essa condição muito rara, determinada geneticamente, é apelidada de “doença do atraso da imigração” em razão do embaraço que ela causa quando pessoas com a característica tentam atravessar fronteiras. A ADG foi documentada apenas em algumas pessoas de quatro famílias no mundo. O heredograma a seguir mostra a herança da ADG em uma dessas famílias. Os quadrados e círculos em preto são as pessoas com adermatoglifia.
(PIERCE, B. A. Genética: um enfoque conceitual. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016).

A análise do heredograma permite afirmar que a adermatoglifia (ADG) é determinada por gene:
Ao estudar um recém-descoberto microrganismo patogênico, observando-o ao microscópio eletrônico, um pesquisador classificou-o como sendo uma bactéria.
A principal característica observada, que permitiu ao pesquisador diferenciar esse microrganismo de outros e chegar à classificação correta, foi a:
Método criado no Brasil, o uso da pele de tilápia é um dos grandes potenciais da medicina para o tratamento de ferimentos por queimaduras na pele.
Com relação à diversidade e organização das células da pele humana, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A camada mais interna da pele é a derme, formada por tecido epitelial rico em queratina.
( ) Os tecidos epiteliais, ou epitélios, são formados por células dispostas lado a lado (justapostas), firmemente unidas entre si.
( ) A exposição aos raios ultravioleta aumenta a produção de pigmento pelos melanócitos.
As afirmativas são, respectivamente:
A Lei Estadual no 12.209/2011 dispõe sobre o processo administrativo no âmbito da Administração direta e das entidades da Administração indireta, regidas pelo regime de direito público, do Estado da Bahia. De acordo com a legislação de regência, quando o processo administrativo envolver matéria de repercussão geral ou interesse público relevante, o órgão competente poderá, mediante despacho motivado, antes da decisão final, promover consulta pública para manifestação de terceiros, cujo resultado integrará a instrução do processo.
Nesse cenário, é incorreto afirmar que:
Recentemente, Maria da Penha, mulher que dá nome a Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, retornou a ser notícia, pois precisou ser inserida no programa de proteção de defensores de direitos humanos, em decorrência de ameaças de morte, que vem sofrendo, o que denota a importância do debate público sobre a violência de gênero.
Sobre a mencionada legislação, assinale a afirmativa correta.
Segundo as disposições do Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia, analise as afirmativas a seguir:
I. Reintegração é o retorno do aposentado por invalidez, quando os motivos determinantes da aposentadoria forem declarados insubsistentes por junta médica oficial.
II. Recondução é o retorno do servidor estável, sem direito à indenização, ao cargo anteriormente ocupado, dentro da mesma carreira, em decorrência de reintegração do anterior ocupante.
III. Readaptação é o cometimento ao servidor de novas atribuições, compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, comprovada por junta médica oficial, garantida a remuneração do cargo de que é titular.
IV. Remoção é a elevação do servidor ocupante de cargo de provimento permanente, dentro da categoria funcional a que pertence, pelos critérios de merecimento e antiguidade.
Está correto o que se afirma em:
Após robusta investigação realizada pelo Ministério Público, descobriu-se que o Governador do Estado Alfa teria desviado valores pecuniários no âmbito de um contrato administrativo celebrado com uma entidade privada, visando à aquisição de equipamentos para aparelhar, adequadamente, o sistema prisional estadual. Registre-se que o crime perpetrado tem relação com o exercício das funções por parte do agente político, existindo, ainda, contemporaneidade.
Nesse cenário, considerando as disposições da Constituição Federal, é correto afirmar que o Governador do Estado Alfa será processado e julgado, na esfera criminal, junto ao: