Ao tratar das memórias do rio Tietê, a Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do governo do Estado de São Paulo diz: “Ao longo de suas curvas sinuosas que atravessam 62 municípios, em seus mais de mil e cem quilômetros de extensão, a história se entrelaça e traz um profundo impacto na vida de muitas pessoas (...), que assim como o rio de água doce, fluem e se misturam.”
Disponível em: https://semil.sp.gov.br. Acesso: 21 abr. 2024.
Sobre o rio em questão, avalie as afirmativas a seguir.
I. Consiste num regulador térmico ao longo de toda a extensão de suas margens.
II. Constitui fonte de renda, alimentação e produção de energia hidrelétrica para moradores de várias cidades do Estado de São Paulo.
III. Teve parte da metrópole paulista construída sobre sua planície de inundação, passando por diferentes tipos de transformações e problemas.
Está correto o que se afirma em:
Punk da Periferia
“Das feridas
Que a pobreza cria
Sou o pus
Sou o que de resto
Restaria aos urubus
Pus por isso mesmo
Este blusão carniça
Fiz no rosto
Este make-up pó caliça
Quis trazer assim
Nossa desgraça à luz...
Sou um punk da periferia
Sou da Freguesia do Ó
Ó! Ó Ó Ó Ó Ó Ó Ó!
Aqui pra vocês!
Sou da Freguesia...”
GILBERTO GIL. Punk da periferia. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil, 1983. Disponível em: https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/16135/. Acesso: 23 de abril de 2024
Uma característica do espaço urbano, a qual a letra da canção remete é a:
Depois de punir os cariocas com temperaturas exorbitantes e uma seca histórica, este verão fez do Rio uma cidade partida. Na terça-feira, a máxima registrada no Forte de Copacabana foi de amenos 27,3 ºC. Em Santa Cruz, porém, ela atingiu 39,2 ºC.
Disponível em: Diferença de temperatura entre bairros do Rio é de mais de 10 graus - Jornal O Globo. Acesso: 30 Jan. 2024
A diferença espacial entre as amplitudes térmicas registradas no texto pode ser minimizada pelo seguinte tipo de intervenção: