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Questões de Concurso – Aprova Concursos
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A estrutura geral de duas moléculas de polipropileno está representada na figura a seguir.



Sobre estas estruturas, assinale a afirmativa correta.

O carvão mineral é responsável por cerca de 8% de todo o consumo mundial de energia e de 39% de toda a energia elétrica gerada e, apesar dos graves impactos sobre o meio ambiente, o carvão continuará sendo, por muitas décadas, o principal insumo para a geração de energia elétrica, especialmente nos países em desenvolvimento.
A geração de energia a partir do carvão pode ser obtida através de um processo chamado de gaseificação de carão, onde o carvão reage com oxigênio molecular e água, sendo transformado em gás de síntese (CO+H2), que é queimado em seguida.
As equações químicas relativas ao processo de gaseificação do carvão estão representadas a seguir (considera−se o carvão mineral como carbono puro).


Com base nas informações fornecidas, a variação de entalpia, em kJ/mol do processo global é:

A combustão é uma reação entre uma substância (combustível) e o oxigênio (O2) (comburente), com liberação de energia levando à formação de gás carbônico e água. A falta de oxigênio durante a combustão pode levar à formação de um produto indesejável como a fuligem (C), que não tem oxigênio na sua constituição.
A quantidade de calor liberada é menor nos casos de combustão incompleta. Portanto, além de gerar compostos nocivos à saúde humana, a combustão incompleta apresenta uma grande desvantagem econômica, pois com a mesma quantidade de combustível haverá menor quantidade de energia gerada.
O calor liberado na combustão completa de metano é de 802 kJ.mol–1 e, nas mesmas condições de temperatura, o calor liberado na queima incompleta desse composto, produzindo fuligem é de 408,5 kJ.mol–1.

(Combustão e Energia disponível em http://www.usp.br/qambiental/combustao_energia.html; Acesso 01/10/2013)
A massa de metano, queimada de maneira incompleta produzindo fuligem, necessária para produzir a mesma quantidade de calor que a queima completa de 8 kg de metano é Dados: Massa molar do H=1 g.mol–1 C = 12g.mol–1

Cultura material é “o segmento do meio físico que é socialmente apropriado pelo homem, o suporte material, físico, concreto da produção e reprodução da vida social. Nesse sentido, os artefatos são considerados como produtos e como vetores das relações sociais. De um lado, eles são o resultado de certas formas específicas e historicamente determináveis de organização dos homens em sociedade. De outro lado, eles canalizam e dão condições a que se produzam e efetivem, em certas direções, as relações sociais”. (Adaptado de MENESES, Ulpiano B. de. “A cultura material no estudo das sociedades antigas” in: Revista de História, 115, 1983, pp. 112–3).
As alternativas a seguir apresentam temas de pesquisa delimitados a partir do conceito de cultura material definido no fragmento acima, à exceção de uma. Assinale–a.

“O ano de 1820 traria profunda mudança no panorama político. (...) Em 24 de agosto de 1820, a cidade do Porto se sublevava. Constituíram–se as Cortes exigindo a promulgação de uma Constituição nos moldes da Constituição espanhola. (...) Os acontecimentos repercutiram no Brasil, onde as adesões à revolução constitucionalista do Porto se multiplicaram”.
(COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999. p. 42.)
A autora estabeleceu uma conexão entre os acontecimentos das primeiras décadas do século XIX em Portugal, na Espanha e no Brasil. Esta conexão se fundamenta na defesa, pelos agentes revolucionários dos três lugares, de ideais baseados no

Analise os textos a seguir, ambos referidos a teses do “lusotropicalismo” desenvolvidas por Gilberto Freyre desde a década de 1930:
“[o português estava] consciente de uma missão cristã não apenas de boca e de sinal da cruz ou de dia de domingo, mas prática, cotidiana, recorrente. Consciente, portanto, de que essa missão não significava subjugar culturas, valores e populações tropicais para sobre eles reinarem, pelo menos superficialmente, homens, valores, e culturas imperial e exclusivamente europeias, mas importava em obra muito mais complexa de acomodação, de contemporização, de transigência, de ajustamento. De interpretação de valores ou de culturas, ao lado da miscigenação quase sempre praticada.” (Adaptado de: FREYRE, Gilberto. O Luso e o Trópico. Lisboa: Congresso Internacional de História dos Descobrimentos, 1961. p. 14)
“[Em 1956] o Governo português recebeu carta do Secretário–Geral [da ONU] requisitando fossem informados os territórios não autônomos que possuísse. A resposta portuguesa foi a de que Portugal era dividido em províncias, e de que os territórios não contíguos ao território europeu eram províncias ultramarinas. Portugal justificava a manutenção das províncias ultramarinas afirmando que o colonialismo se caracteriza pela dominação de alguns grupos sobre outros, o que não ocorria no caso português; que as Províncias do Ultramar português eram exemplos lapidares de democracia racial, ao contrário de casos como o da Rodésia ou da África do Sul.”
(Adaptado de: LEME, Rafael Souza Campos de Moraes. Absurdos e milagres: um estudo sobre a política externa do Lusotropicalismo (1930–1960). Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2011. p. 103.)

Com base na comparação entre os argumentos do sociólogo Gilberto Freyre e as justificativas do governo português diante da ONU, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Os argumentos de Freyre foram apropriados pelo governo salazarista com o objetivo de legitimar o colonialismo português.
( ) As teses do lusotropicalismo freyreano reforçavam o discurso etnocêntrico e imperialista da missão civilizatória do homem branco.
( ) Tanto as formulações teóricas de Freyre quanto as justificativas do governo português rejeitavam as teorias racistas como as que fundamentavam regimes de apartheid vigentes na época.
As afirmativas são, respectivamente,

Os depoimentos a seguir são avaliações sobre a Revolução Industrial, suas inovações e contradições sociais, realizadas por intelectuais que testemunharam o processo de afirmação do sistema fabril na Europa, no século XIX.
“O nosso tempo é o da máquina. Em toda parte o artesão foi expulso para dar lugar a um operário sem alma, mas mais veloz. A lançadeira foge dos dedos do tecelão e cai entre os dedos de aço que a fazem girar mais rapidamente”.
(Adaptado de Thomas Carlyle, Os sinais do tempo, 1829.)
“Coketown [cidade do carvão] era uma cidade de máquinas e de altas chaminés, que exalavam incessantemente serpentes de fumaça. Era atravessada por um canal negro e possuía amontoados de fábricas, onde o pistão da máquina a vapor subia e descia em um ritmo monótono, parecido com o da cabeça de um elefante em um estado de demência melancólica”.
(Adaptado de Charles Dickens, Tempos difíceis, 1854.)
“Os trabalhadores já tentaram muitas vezes enfrentar o capital, conseguindo estabelecer um acordo com base no qual não aceitam trabalhar abaixo de um determinado pagamento mínimo. Esforço inútil! O capital pode facilmente encontrar mão–de–obra alhures e pode resistir mais tempo, enquanto o trabalhador é constrangido, pelas necessidades da vida, a aceitar qualquer pagamento.”
(Adaptado de Friedrich Harkort, Sobre os obstáculos da civilização e sobre a emancipação das classes inferiores, 1844.)

Com base nos depoimentos, assinale a alternativa que identifica corretamente os juízos neles expressos.

No mapa a seguir, os pontos destacados correspondem às bases aéreas norte–americanas mapeadas pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), de Londres, em 2012.



A partir dessas bases decolam os veículos aéreos não tripulados (drones) norte–americanos, utilizados em voos de reconhecimento ou em ataques aéreos.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, a região em que se concentram tais bases e um objetivo autodeclarado do emprego de drones nos territórios próximos a elas.

A representação de fenômenos geográficos de natureza dinâmica, caracterizados por movimentos no espaço, pode ser realizada mediante mapas que mostrem posições sucessivas do fenômeno em seu deslocamento, materializando sua intensidade, direção e sentido.
Os fenômenos geográficos com esta característica são bastante variados e podem ser representados por mapas elaborados através do método de

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Geografia (BRASIL, 1998), a Cartografia deve funcionar como um instrumento na aproximação dos alunos com os lugares e com o mundo.
Sobre a educação cartográfica no terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.
I. A educação cartográfica deve dar continuidade à formação nos elementos da representação gráfica.
II. A educação cartográfica propõe-se a formar, ao mesmo tempo, leitores críticos e mapeadores conscientes.
III. A educação cartográfica deve enfatizar a localização dos fenômenos geográficos.
Assinale:

A partir da década de 1960, a modernização da agricultura brasileira produziu uma nova Geografia feita de belts modernos e de novos fronts. Esses belts são, por vezes, heranças e cristalizações de fronts próprios de uma divisão do trabalho anterior. Áreas que, ocupadas em outros momentos, se densificam e se tecnificam, ganhando novas valorizações que acabam por “expulsar” certos produtos para terras ainda não utilizadas.
(adaptado de SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001: 119)

Sobre os padrões territoriais da modernização da agricultura brasileira, assinale a afirmativa correta.

O mapa a seguir apresenta uma proposta de divisão regional baseada na difusão do meio-técnico-científico-informacional e nas heranças do passado.



Sobre a difusão diferenciada do meio-técnico-científico-informacional, analise as afirmativas a seguir.
I. Na Região Amazônica, a necessidade de interligar lugares distanets levou a um aumento dos pontos servidos pela aviação, o que resultou na decadência dos pontos nucleares das vias de circulação fluvial.
II.Na Região Concentrada, atividades ligadas ao terciário superior e ao quaternário se suporpõem às formas anteriores do terciário, evidenciando novas especializações do trabalho.
III. Na Região Centro-Oeste, a rede de cidades vinculada à produção agrícola globalizada se implantou sobre um meio mecanizado, portador de um denso sistema de relações já existentes.
Assinale:

Na figura a seguir está representado o perfil leste-oeste do relevo das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.



Quanto a classificação por grande estrutura do território brasileiro e/ou por macrounidades do relevo brasileiro, assinale a afirmativa correta.

Observe a tabela a seguir


Considerando estes dados e o fenômeno da transição demográfica, assinale a afirmativa correta:

Com base nos princípios da diversidade e da inclusão, definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), assinale a afirmativa correta.

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