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Indicadores como o índice de desenvolvimento humano (IDH), calculado a partir da média geométrica de indicadores como expectativa de vida ao nascer, anos médios de estudo, anos esperados de escolaridade e produto interno bruto per capita, são considerados indicadores

Segundo o Relatório da Desigualdade Global, da Escola de Economia de Paris, o Brasil é hoje o país democrático que mais concentra renda no 1% do topo da pirâmide. Só o Qatar, emirado árabe absolutista de 2,6 milhões de habitantes e governado pela mesma dinastia desde meados do século 19, supera, por pouco, o Brasil. [...] Segundo Marc Morgan, que analisa dados do Brasil no relatório, enquanto os mais ricos no país expandiram a renda no período favorável de 2001 a 2015, e os 50% mais pobres também tiveram ganhos, a classe média (os 40% “do meio”) perdeu participação nos rendimentos totais, de 33,1% para 30,6%.

CANZIAN, Fernando; MENA, Fernanda. Super-ricos no Brasil lideram concentração de renda global. Folha de São Paulo,
19 ago. 2019, Disponível em: <https://temas.folha.uol.com.br/desigualdade-global/brasil/super-ricos-no-brasil-lideram-concentracao-de-renda-global.shtml>.

Acesso em: 28 ago. 2019. Adaptado

Com respeito à distribuição de renda brasileira no período recente, o texto sugere que

Relacione os regimes previdenciários listados a seguir à descrição correta de seu momento ou de suas perspectivas.

1- RGPS urbano

2- RGPS rural

3- RPPS federal

( ) Apresenta elevado déficit, que tende a ser amenizado ao longo dos anos com a introdução do regime complementar, possibilitando migração dos contribuintes do regime antigo e sendo compulsório para os novos contribuintes.

( ) Permite a aposentadoria por idade, mesmo que não tenha contribuído ao longo do ciclo de trabalho.

( ) Sofreu diversas reformas ao longo dos anos, como a introdução do fator previdenciário que limita o benefício para aposentadorias precoces.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Mais investimento em educação, menos crimes. Esse foi o resultado da tese de doutoramento da economista Kalinca Léia Becker, defendida no campus de Piracicaba da Universidade de São Paulo. Em números: aumento de 1% nos investimentos em educação reduz a criminalidade em 0,1%. O objetivo do estudo era comparar a atuação pública na área da educação com a diminuição da agressividade dos alunos, e pensar o ensino e a escola como fatores importantes para reduzir a criminalidade a médio e longo prazos. Foi analisada a influência do gasto em educação com a redução da taxa de homicídios, a partir de dados nacionais dos anos de 2001 e 2009. Depois, Kalinca avaliou os ambientes escolares, utilizando dados das Provas Brasil de 2007 e 2009. “O primeiro ensaio fornece uma análise ampla e agregada do impacto dos gastos com a educação na redução da taxa de homicídios, enquanto o segundo volta-se para dentro da escola, analisando como os vários fatores do ambiente escolar podem prevenir a manifestação do comportamento violento”, contou a pesquisadora, segundo a Agência USP.

 

(Disponível em: http://veja.abril.com.br/educacao/mais-investimento-em-educacao-menos-crimes-aponta-pesquisa/. Acesso em 15/02/2017).

 

Através deste tipo de estudo pode-se concluir que:

Acerca dos indicadores do desenvolvimento econômico e social, julgue os itens seguintes.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação, saúde, industrialização e renda.

Considere as variáveis listadas a seguir:

I - tamanho da população
II - esperança de vida ao nascer
III - nível de educação alcançado
IV - nível de renda per capita

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países foi concebido e é aplicado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Das quatro variáveis listadas acima, o IDH é uma medida que combina dados de

Seja X o nível educacional de uma população que um pesquisador deseja analisar. A esse respeito, analise as afirmativas.
I. A amostra dessa população representa as pessoas típicas da mesma e, a partir dos dados obtidos, podemos inferir o nível educacional dessa população.
II. A chance de seleção de um elemento extraído com reposição da população será 1/N, sendo N o tamanho da população.
III. Uma amostra aleatória tem a mesma distribuição da população.
Assinale:

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